Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MI111

Métodos de Investigação

Código: MI111     Sigla: MI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Arte

Ocorrência: 2015/2016 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Arte e do Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 109 Plano de estudos oficial 2011 1 - 3 34 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina de Métodos de Investigação, insere-se na área de Ciências da Arte e é obrigatória para a obtenção do grau de licenciatura em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Esta UC possui um conjunto de conteúdos programáticos que têm como objectivo principal transmitir aos alunos as ferramentas técnico e analíticas necessárias ao desenvolvimento de trabalhos de investigação. Neste sentido, o seu conteúdo programático incide inicialmente sobre aspectos teóricos e epistemológicos ligados à definição de ciência, de tecnologia, de metodologia e de investigação, assim como, dos conflitos que representam, para as práticas artísticas. Segue-se uma fase cujo conteúdo programático incide sobre a interpretação e análise de textos que possam por em jogo esses conflitos.

Resultados de aprendizagem e competências

Em concreto os objetivos específicos da disciplina são os seguintes:

1. Iniciar os estudantes no conhecimento das diversas fontes de informação em qualquer tipo de suporte e familiarizá-los com as modalidades de pesquisa, consulta e utilização destas fontes de modo a estimular a imaginação e criatividade.

2. Difundir conhecimentos sobre as características da informação especializada e as suas modalidades de acesso.

 3. Iniciar os estudantes no manejo das fontes bibliográficas e familiarizá-los com os vários suportes que permitem acesso à informação.

4. Estimular preocupações deontológicas no domínio da utilização das fontes de informação.

5. Municiar os estudantes com instrumentos e conhecimentos que lhes permitam elaborar relatórios e apresentar trabalhos escritos segundo as normas que regem a prática universitárias.

6. Adquirir um posicionamento teórico-prático entre ciência, método e prática artística; Refletir e analisar criticamente as relações entre método, tecnologia e experiência; Configurar uma relação com a escrita do ponto de vista do sujeito e da construção crítica da autoridade.

7. Dominar a relação entre investigador e objeto de investigação no ambiente digital;
Compreender a escrita como um objeto social e cultural dinâmico, face ao contexto dos seus processos e às finalidades dos seus produtos.

8. Enquadrar a tecnologia no desenvolvimento de métodos e técnicas de investigação; Colocar as plataformas electrónicas ao serviço dos problemas de investigação e prática artística; Responder às exigências da cultura contemporânea, tendo por referência a diversidade de lugares e práticas de escrita e o seu contínuo valor comunicativo.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A UC desenvolve-se em dois momentos, cujos eixos temáticos procuram articular, entre si, as dimensões tecnológicas da investigação, desde aquelas que se orientem mais para um domínio textual da linguagem até ao universo das plataformas electrónicas, e os seus diferentes usos sociais, na investigação e nas práticas-artísticas.

O 1º momento configura um conjunto de sessões de tipo teórico-prático assente nos métodos e processos de escrita e leitura, assim como de comunicação científica e prática artística, discutindo-se as suas diversas tensões entre discursos, práticas e performances (citação, linguagem, poder e intertextualidades). Pretende-se também refletir e intervir sobre o papel dos dispositivos tecnológicos, na configuração dos métodos de investigação e práticas artísticas.
 
No 2º momento a análise de textos deverá levar ao conflito entre os métodos científicos e as práticas artísticas e através de discussões colectivas e reflexões individuais deverão surgir planos de crítica e comentário que ponham em jogo esse conflito.

Os dois momentos abordam dialogicamente os seguintes assuntos:

1. Escrita: Ciência, método e prática artística.
2. Discursos: Morte do autor e autoridade.
3. Dispositivos: Linguagem e tecnologia.
4. Problema, método e experiência.
5. Investigação, mito e simulacro.
6. Plataformas electrónicas na investigação e nas práticas artísticas

Bibliografia Obrigatória

Agamben Giorgio; What is an apparatus?. ISBN: 978-0-8047-6230-4
McLuhan Marshall; Os^ meios de comunicação como extenções do homem. ISBN: 85-316-0258-0
Debord Guy; A sociedade do espectáculo. ISBN: 972-716-002-6
Baudrillard Jean; Simulacros e simulação. ISBN: 972-708-141-X
Benjamin Walter; Sobre arte, técnica, linguagem e política. ISBN: 972-708-1770
Foucault Michel; A ordem do discurso
Foucault Michel; Discipline and punish. ISBN: 978-0-14-013722-4
Barthes Roland; Mitologias
Barthes Roland; O Rumor da Língua, 2004
Rancière Jacques; O Mestre Ignorante: Cinco lições sobre a emancipação intelectual
Agamben Giorgio; Nudez

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Debate; pesquisa e apresentação de trabalhos pelos estudantes; exposição de conceitos; leitura e interpretação de textos, imagens e outros media; exercícios práticos de escrita; trabalhos de grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Prova oral 30,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A avaliação incide na apreciação das actividades nas aulas e num trabalho de grupo realizado pelos estudantes, tendo por referência as preocupações da UC e as abordagens desenvolvidas das aulas, bem como as possíveis articulações exploradas pelos estudantes.
O trabalho de grupo consiste em partir de um texto da bibliografia obrigatória e estabelecer um plano de discussão que seja apresentado pelo grupo à turma. A partir desse plano de discussão deverá ser redigido um texto individual de cada estudante que se constitua como secção de um livro organizado pelo grupo. Desse modo, o plano de discussão deve prolongar-se na constituição dos textos do livro.

Fórmula de cálculo da classificação final

O cálculo da classificação final é obtido pela ponderação dos parâmetros: Actividades e participação na aula (20%); Apresentação e discussão do trabalho de grupo (30%); Livro de grupo (20%); Texto individual no livro (30%).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Devem contactar o docente.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-18 às 18:57:12 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias