Código: | HA101 | Sigla: | HAI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Arte |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Arte e do Design |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 106 | Plano de estudos oficial 2011 | 1 | - | 3 | 34 | 81 |
DC | 58 | Licenciatura em Design de Comunicação | 1 | - | 3 | 34 | 81 |
Esta disciplina destina-se a fornecer aos alunos dos vários cursos da FBAUP um espaço de reflexão comum sobre a arte, enquanto componente de sistemas culturais que se foram modificando ao longo dos tempos e que diferem nas várias civilizações que lhes deram origem. Deste modo, o programa da disciplina será estruturado à volta de grandes temáticas, capazes de suscitar o confronto e o diálogo entre alunos com experiências e motivações muito diferentes. A disciplina cobre um longo período histórico, que deu origem a magníficas produções artísticas que tiveram um papel fundamental no desenvolvimento da consciência ocidental. A abordagem será simultaneamente histórica e temática, pretendendo fornecer aos alunos os instrumentos de análise fundamentais para o estudo e apreciação da arte medieval, tanto no seu contexto sócio-histórico original, como quanto à sua importância e significado universal. Procurar-se-á fomentar o interesse pela leitura de textos da época e de estudos e ensaios, e desenvolver as capacidades de entendimento das imagens, fornecendo aos alunos utensílios para observar e interpretar o objecto artístico. O confronto com obras de arte, temas e questões essenciais à história da arte, permitirá a cada aluno tecer a sua própria base de reflexão.
A partir de algumas obras maiores e de outras menos divulgadas da história da arte ocidental, procurar-se-á dotar os alunos de uma linguagem crítica comum, dando especial relevo à importância do contexto histórico e cultural e da análise formal, de modo a que estas obras permitam igualmente compreender certas práticas contemporâneas. São essenciais a aquisição de um vocabulário técnico, de conceitos e de conhecimentos básicos fundamentais para o estudo da história da arte, bem como o desenvolvimento do espírito crítico e das capacidades de percepção visual e comparativa na análise da obra de arte, enquanto objecto artístico, estético e histórico.
1. Breve introdução à disciplina da História da Arte. A “invenção” da arte. O surgimento do actual sistema das artes e a crítica e falência deste modelo. 2. A Europa medieval. Arte e cultura visual entre 900 e 1400. 2.1. Os mundos da arte. A sociedade medieval. A prática artística. 2.2. Arte e poder. Comunicação visual. A palavra e o gesto. O mosteiro. As ordens religiosas medievais: vontade de ascetismo e vontade de ostentação. As peregrinações e o culto das relíquias. 2.3. Vida e morte: as representações do Paraíso e do Inferno. 2.4. As práticas devocionais entre 1200 e 1400. As catedrais como foco da devoção pública. O sentido do espaço. A cor e a luz celestial. A representação da natureza. As novas representações do sagrado: o culto mariano; o corpo de Cristo. 2.5. A imagem e o conhecimento. Outros mundos: a alteridade. 2.6. A esfera da morte. A arte funerária e a preservação da memória. A consciência da morte individual. Os temas macabros. 2.7. A esfera do profano. O prazer. As representações do corpo. A beleza transitória e a morte. Paródia e humor: as obscenidades e a arte “marginal”. 2.8. Artes decorativas e cultura material. Os fenómenos de gosto e a recepção das obras de arte: laicização e vulgarização da arte nos finais da Idade Média. Os espaços profanos.
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Aulas de exposição dos temas, acompanhadas de material audiovisual, de acordo com a especificidade da Unidade Curricular em causa. Os estudantes devem acompanhar sistematicamente as aulas e consultar a bibliografia disponível em cada sumário, que complementa e desenvolve a informação ministrada. As leituras e pesquisas individuais consideram-se parte fundamental do processo de aprendizagem.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 28,00 |
Frequência das aulas | 28,00 |
Total: | 56,00 |
O cumprimento da assiduidade por parte dos estudantes será verificado em todas as aulas através de um registo de presenças, que se destina a fins estatísticos e de controlo interno. Atendendo às condições concretas de funcionamento desta Unidade Curricular (um elevadíssimo número de estudantes inscritos e uma única docente, o que dificulta um controlo rigoroso das presenças e a exclusão dos estudantes não-cumpridores), a assiduidade, embora muito importante, não constitui um pré-requisito para a avaliação. Não obstante, considera-se imprescindível a presença dos estudantes nas aulas, dado que a realização da prova final pressupõe o conhecimento aprofundado dos conteúdos ministrados e discutidos semanalmente.
A classificação final corresponde à classificação obtida na prova de exame final. Este consta exclusivamente de uma prova escrita. A realização do exame supõe o conhecimento aprofundado dos diferentes conteúdos programáticos ministrados nas aulas, bem como da bibliografia indicada como obrigatória. Os critérios de avaliação das provas são os seguintes: Rigor científico e conceptual; adequação da resposta ao problema colocado; conhecimentos específicos demonstrados; clareza da estrutura da resposta e do discurso escrito.
Não são permitidas quaisquer provas ou trabalhos especiais.
Exame final.
A melhoria de classificação final efectua-se exclusivamente por exame, conforme consta no RREA.
Horário de atendimento: 3ª feira, das 9h30 às 11h30; sujeito a marcação prévia, devido ao elevado número de estudantes inscritos.