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Textos de Artistas

Código: TDA500     Sigla: TDA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2015/2016 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Arte e do Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 4 Plano de estudos oficial 2011 4 - 3 34 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivos: Permitir a problematização das relações entre a produção de representações de matriz lógico-verbal e as representações de matriz visual, através da análise de casos relevantes de textos de artistas plásticos.  A palavra e a imagem: a palavra como imagem. A imagem como palavra.

Resultados de aprendizagem e competências


Deverá ser posta em evidência quer a interacção, quer o questionamento mútuos das diferentes linguagens

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Pressupostos conceptuais: A criação de representações de ordem visual traduz a produção de propostas de experiência de mundo enunciadas num conjunto de linguagens dotadas de gramáticas específicas. Existe uma especificidade sintáctica e semântica das diferentes linguagens através das quais se produzem representações artísticas dirigidas aos sentidos. Dizer o mundo por imagens não é o mesmo que dizê-lo por palavras. Um enunciado visual não é imediatamente transponível para um enunciado verbal, do mesmo modo que este não transponível para o primeiro. A salvaguarda da especificidade de cada linguagem e da especificidade das experiências que lhes correspondem não deve obliterar a sua constituinte interacção: não existe nenhuma barreira entre as diferentes linguagens — pensar conceptualmente o mundo é também pensá-lo visualmente, do mesmo modo que pensar visualmente é também pensar conceptualmente. A consciente deriva conceptual da arte contemporânea torna a questão ainda mais premente: algumas das obras propostas com arte visual são constituídas ou integram de forma explícita a produção textual. Acresce a isto a dimensão visual inerente ao próprio texto: para além de construções lógico-verbais, os textos são estruturas visuais que não são indiferentes à construção gráfica do texto, etc. Por isso se compreende que, em numerosos artistas, a produção artística de raiz visual seja frequentemente acompanhada da produção criativa de textos, quer de cariz conceptual e teórico, quer de cariz literário. Num caso como noutro, e independentemente de poderem serem pensados como suportes conceptuais das obras, eles manifestam a autonomia criativa das diferentes linguagens e a sua implícita articulação. Propomo-nos nesta unidade curricular pensar de forma experimental a produção textual de alguns artistas, tentando no mesmo movimento lógico ler o texto e olhar as imagens. Não procuraremos forçar congruências ou articulações: aquilo que é dito visualmente poderá contradizer aquilo que é produzido por enunciados lógico-verbais, e aquilo que é dito através das palavras poderá não cobrir de forma comensurável o território da imagem. Por opção, concentrar-nos-emos no século XX e contemporaneidade: cobrindo o período das vanguardas de raiz modernista até os seus questionamentos e desenvolvimentos contemporâneos. Avaliação: Cada estudante deverá propor um artista plástico com uma produção textual marcante, tentando estabelecer articulações entre as duas linguagens. — Num primeiro momento será solicitado aos estudantes que efectuem um levantamento dos artistas onde é possível identificar de forma relevante a interacção entre o texto e a imagem. — Num segundo momento será solicitado que efectue uma apresentação no espaço da aula dos textos de um artista por si seleccionado, mostrando ou problematizando a articulação entre o texto e a imagem na obra desse artista. — Esta apresentação deverá ser transposta para um texto (aproximadamente 1500 palavras, excluindo anexos) que será apresentado como exame. — A avaliação final ponderará os três momentos. Bibliografia: (Esta é uma bibliografia genérica, caberá a cada estudante construir a sua própria bibliografia específica) — HARRISON, Charles e WOOD, Paul, Art In Theory: 1900 - 1990, An Anthology of Changing Ideas, Blackwell. — WALLIS, Brian (ed.) , Blasted Allegories: An Anthology of Writings by Contemporary Artists, The Mit Press, 1989. — STILES, Kristine, e SELZ, Peter,(ed.) Theories and Documents of Contemporary Art: a sourcebook of Artists’ Writings, University of California Press, 1996.

Bibliografia Obrigatória

Kristine Stiles; Theorie and Documents of Contemporary Art, University of California Press

Observações Bibliográficas

A ser construída ao longo das aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentação e discussão comparada de textos de artistas e da respectiva produção plástica.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Deverão ser cumpridos os requisitos de presença a 75% das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho Final: 100%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não sendo obrigados a cumprir os requisitos de assiduidade, os estudantes em regime especial terão de apresentar os três momentos de avaliação indicados.

Melhoria de classificação

Através de exame final.

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