Código: | DSG300 | Sigla: | DSG 2 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Design Comunicacao |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Design |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Design de Comunicação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
DC | 58 | Licenciatura em Design de Comunicação | 3 | - | 18 | 240 | 486 |
Desenvolver e compreender o design de sistemas de identidade corporativos e institucionais até à suas manifestações actuais. Compreender as questões de design no universo da criação de imagens de marca e estratégias de branding. Desenvolver projectos utilizando os diversos media em que o design de sistemas de identidade é atualmente desenvolvido. Compreender conceitos estruturais de design de comunicação relacionados com sistemas de representação multimodais. Consolidar a cultura de projecto em design e desenvolver uma abordagem crítica à sua prática.
Numa lógica sequencial são desenvolvidas competências de caráter conceptual, estético e técnico relativas ao design de sistemas de identidade e a sua conjugação com a criação da imagem de marca e estratégias globais de branding.
A unidade curricular de Design II desenvolve-se a partir da realização de um conjunto de projectos de caráter teórico-prático. Numa lógica sequencial são desenvolvidas competências a nível conceptual, estético e técnico relativas ao design de sistemas de identidade e a sua conjugação com a criação da imagem de marca e estratégias globais de branding. Os trabalhos ocorrem em diversos media, explorando-se a sua expressividade e potencial comunicativo.
A unidade curricular Design II desenvolve-se segundo um modelo teórico-prático, alternando momentos de exposição de conteúdos, espaços de discussão colectiva e desenvolvimento de projectos. A sala de aula é organizada segundo uma estrutura laboratorial de produção e investigação em design, a sua ocupação assídua por parte dos discentes é fundamental e obrigatória para a concepção, desenvolvimento, apresentação e discussão dos projectos. Os projectos são desenvolvidos individualmente ou por grupos de trabalho de dimensões variáveis, incentivando metodologias de trabalho em equipa e o fluxo transversal de conhecimentos e competências.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 20,00 |
Trabalho laboratorial | 80,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Elaboração de projeto | 100,00 |
Frequência das aulas | 240,00 |
Trabalho de investigação | 46,00 |
Trabalho laboratorial | 100,00 |
Total: | 486,00 |
Classificação final igual ou superior a 10 valores.
A unidade curricular Design II pressupõe dois momentos de avaliação correspondentes ao primeiro semestre (avaliação qualitativa) e segundo semestre (avaliação quantitativa / classificação final). As classificações finais serão calculadas a partir da média ponderada das avaliações dos projectos (80%), e da sua articulação com uma avaliação qualitativa da assiduidade e participação dos discentes nas aulas e demais actividades lectivas (20%). Os trabalhos não acompanhados em aula não serão motivo de avaliação. Todas as questões omissas no Regime Geral para Avaliação de Discentes da FBAUP serão tratadas caso a caso e resolvidos junto das instâncias competentes da Faculdade.
Apenas por frequência posterior da unidade curricular.