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Design II

Código: DSG300     Sigla: DSG 2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Design Comunicacao

Ocorrência: 2015/2016 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 58 Licenciatura em Design de Comunicação 3 - 18 240 486

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Desenvolver e compreender o design de sistemas de identidade corporativos e institucionais até à suas manifestações actuais. Compreender as questões de design no universo da criação de imagens de marca e estratégias de branding. Desenvolver projectos utilizando os diversos media em que o design de sistemas de identidade é atualmente desenvolvido. Compreender conceitos estruturais de design de comunicação relacionados com sistemas de representação multimodais. Consolidar a cultura de projecto em design e desenvolver uma abordagem crítica à sua prática.

Resultados de aprendizagem e competências

Numa lógica sequencial são desenvolvidas competências de caráter conceptual, estético e técnico relativas ao design de sistemas de identidade e a sua conjugação com a criação da imagem de marca e estratégias globais de branding.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A unidade curricular de Design II desenvolve-se a partir da realização de um conjunto de projectos de caráter teórico-prático. Numa lógica sequencial são desenvolvidas competências a nível conceptual, estético e técnico relativas ao design de sistemas de identidade e a sua conjugação com a criação da imagem de marca e estratégias globais de branding. Os trabalhos ocorrem em diversos media, explorando-se a sua expressividade e potencial comunicativo.

Bibliografia Obrigatória

Daniel Raposo; Design de Identidade e Imagem Corporativa—Branding, história da marca, gestão de marca, identidade visual corporativa, Edições IPCB, 2008. ISBN: 978-989-8196-07-1
Scott McCloud; Understanding Comics—The invisible art, Harper, 1993. ISBN: 978-0-06-097625-5
Heller Steven 340; Design culture. ISBN: 1-880559-71-4
Klein Noami; No logo. ISBN: 972-708-673-X
Ellen Lupton, Jennifer Cole Phillips; Graphic Design: The New Basics, Princeton Architectural Press, 2008. ISBN: 9781568987026
Spiekermann Erik; Stop stealing sheep & find out how type works. ISBN: 0-672-48543-5
David Airey; Logo Design Love: A Guide to Creating Iconic Brand Identities, New Riders, 2009. ISBN: 9780321660763
Heller Steven; Design dialogues. ISBN: 1-58115--007-5
Lupton Ellen; Design writing research. ISBN: 0-7148-3851-9
Mollerup Per; Marks of excellence. ISBN: 0-7148-3838-1
Marty Neumeier; The brand gap: how to bridge the distance between business strategy and design: a whiteboard overview, New Riders, 2006. ISBN: 9780321348104
Wally Olins; Wally Olins: The Brand Handbook, Thames & Hudson, 2008. ISBN: 9780500514085
Alina Wheeler; Designing Brand Identity: An Essential Guide for the Whole Branding Team, John Wiley & Sons, 2009. ISBN: 9780470401422
Bierut Michael 340; Looking closer 3. ISBN: 1-58115-022-9
McAlhone et al.; A Smile in the Mind, 1998. ISBN: 9780714838120
Meggs Philip B.; A history of graphic design. ISBN: 0-442-31895-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular Design II desenvolve-se segundo um modelo teórico-prático, alternando momentos de exposição de conteúdos, espaços de discussão colectiva e desenvolvimento de projectos. A sala de aula é organizada segundo uma estrutura laboratorial de produção e investigação em design, a sua ocupação assídua por parte dos discentes é fundamental e obrigatória para a concepção, desenvolvimento, apresentação e discussão dos projectos. Os projectos são desenvolvidos individualmente ou por grupos de trabalho de dimensões variáveis, incentivando metodologias de trabalho em equipa e o fluxo transversal de conhecimentos e competências.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho laboratorial 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 100,00
Frequência das aulas 240,00
Trabalho de investigação 46,00
Trabalho laboratorial 100,00
Total: 486,00

Obtenção de frequência

Classificação final igual ou superior a 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A unidade curricular Design II pressupõe dois momentos de avaliação correspondentes ao primeiro semestre (avaliação qualitativa) e segundo semestre (avaliação quantitativa / classificação final). As classificações finais serão calculadas a partir da média ponderada das avaliações dos projectos (80%), e da sua articulação com uma avaliação qualitativa da assiduidade e participação dos discentes nas aulas e demais actividades lectivas (20%). Os trabalhos não acompanhados em aula não serão motivo de avaliação. Todas as questões omissas no Regime Geral para Avaliação de Discentes da FBAUP serão tratadas caso a caso e resolvidos junto das instâncias competentes da Faculdade.

Melhoria de classificação

Apenas por frequência posterior da unidade curricular.

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