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Design I

Código: DSG200     Sigla: DSG 1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Design Comunicacao

Ocorrência: 2015/2016 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 59 Licenciatura em Design de Comunicação 2 - 18 240 486

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Conhecer, compreender e experimentar diferentes sistemas de escrita (Caligrafia e Tipografia). Apresentar e sensibilizar o discente para temas, ancestrais e atuais, tais como: sociedades ágrafas, pré-escrita, alfabetos, abecedários, caligrafia, grafito, escrita artificial, desenho de letras, suportes e artefactos de escrita, com incidência para o valor histórico-cultural de paradigmas da linguagem verbal contemporânea. A introdução à Caligrafia permite sensibilizar o discente para as origens estéticas e formais dos caracteres, assim como compreender e avaliar: as proporções, o ritmo e os espaços entre letras, as palavras e as linhas. Dominar os princípios básicos da Caligrafia e da Tipografia permite adquirir aptidões concetuais e técnicas para progredir com solidez artística e científica em subdisciplinas da área do Design como o design tipográfico (ortotipografia, microtipografia, macrotipografia), a identidade visual corporativa, o infografismo e o design editorial.

Resultados de aprendizagem e competências

Obter sólidos conhecimentos em tipografia, design tipográfico e design editorial.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O programa anual incide sobre duas áreas fundamentais do Design de Comunicação: Caligrafia e Tipografia. Os discentes são motivados e orientados para a experimentação, a criação e a produção de projetos muito concretos e específicos tendo como ponto de partida algumas dicotomias pertinentes, tais como: Eu (individual) e sociedade (coletivo); artesanal e industrial; analógico e digital; natural e artificial; memória e gesto; grafismo e escritas artificial/virtual. Os temas dos projetos a realizar são: 1) IMAGEM DE ESTILO (colagem); 2) CALIGRAFIA (monograma/rótulo); 3) LIVRO (capa); 4) DUPLA PÁGINA (maqueta vs. arte final); 5) DESENHO TIPOGRÁFICO (infografismo/paginação); 6) ABECEDÁRIO-IMAGEM (cartaz/instalação); 7) PORTEFÓLIO DIGITAL (Internet); 8) CADERNO DE DESIGNER (bloco de apontamentos, caderno de estudos).

Bibliografia Obrigatória

Andersch Martin; Symbols, signs, letters. ISBN: 0-8306-5506-9
Massin; La lettre et l.image. ISBN: 2-07-011257-8
CHENG, Karen; Diseñar tipografía, Gustavo Gili, 2006
HOFMANN, Armin; Manual de diseño gráfico: formas, síntesis, aplicaciones, Gustavo Gili, 1996
JURY, David; O que é a tipografia?, Gustavo Gili, 2007
KUNZ, Wili; Tipografía: macro y microestética, Gustavo Gili, 2003
MEDIAVILLA, Claude; Calligraphie, Imprimerie nationale (France), 1993

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O docente enquanto orientador, mediador e provocador estimula e proporciona sessões de reflexão sobre temas, autores, obras, artefactos e sistemas artesanais ou mecânicos; sessões de investigação, desenvolvimento e realização de projetos experimentais, reais e/ou ‘piloto’;sessões coletivas de apresentação, análise, discussão e crítica dos projetos realizados; sessões abertas com a apresentação de obras monográficas, exposição comentada de objetos gráficos, projeção de filmes e visitas de estudo.

Software

Microsoft Office
Adobe Illustrator
Adobe InDesign
FontLab (Font Editors)
Adobe Photoshop

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 20,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho de investigação 20,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática do discente nas aulas. A pontualidade e a assiduidade são registadas em folha própria, fornecida e controlada pelo docente nos primeiros trinta minutos de cada aula. A frequência mínima de assistência (presença nas aulas) é de 80% do total de horas de contacto. As componentes de avaliação são: assiduidade; participação; apontamentos; conceito; destreza manual; técnica pessoal; apresentação visual/oral; atitude e auto-motivação.

Fórmula de cálculo da classificação final

O processo de avaliação é permanente e contínuo, e resulta do somatório das experiências práticas e teóricas demonstradas pelo discente no decorrer do ano letivo, tendo em vista a concretização dos objetivos propostos. Os projetos finais serão expostos, avaliados e discutidos na última semana de aulas.

Provas e trabalhos especiais

Estão previstos trabalhos extracurriculares.

Melhoria de classificação

No ano lectivo seguinte com frequência mínima de 25% e desde que tenha obtido um mínimo de 75% de frequência no ano letivo da nota que pretende melhorar.

Observações

Aconselha-se a consulta sobre temas relacionados com o programa (Caligrafia, Design, Escrita, Tipografia) assim como nomes de referência, tais como: A. Forjaz Sampaio, Allan Haley, Andrew Robinson, B. Martin Pedersen, Brody Neuenschwander, David Diringer, Dieter Roth, Erik Spiekermann, Gerard Blanchard, Hannah Höch, Hermann Zapf, J. Muller-Brockmann, Karen Brookfield, Manuel R. Pereira da Silva, Otl Aicher, Paul Rand, Robin Williams, Roger Pfund, Ruari MacLean, Sebastião Rodrigues, Stanley Morison e Walter Tracy.

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