História e Teoria da Comunicação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Arte |
Ocorrência: 2015/2016 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Destinando-se em regime obrigatório aos alunos da LDC e em regime optativo aos da LAP, a UC terá de tentar um equilíbrio entre os problemas da comunicação em 'regime tecnológico' (essencial para o DC) e as questões mais específicas colocadas pela relação conflitual entre Arte e Comunicação.
Resultados de aprendizagem e competências
Capacidade de reconhecimento da natureza e das características das situações de comunicação em que se encontram envolvidos de modo a encontrar maneiras e estratégias de nelas agir.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Semiótica e semântica.
2. Mito e História: A experiência e o método.
3. Escrita, informação e media.
4. O meio é a mensagem e a implosão do signo.
5. Espectador, espectáculo e emancipação.
6. Comunicação e linguagem como conflito em Arte e Design.
Bibliografia Obrigatória
Walter Benjamin; Sobre arte, técnica, linguagem e política, Relógio d'água
Kerckhove Derrick de;
A^pele da cultura. ISBN: 972-708-341-2
McLuhan Marshall;
Os^ meios de comunicação como extenções do homem. ISBN: 85-316-0258-0
Barthes Roland;
Mitologias
Baudrillard Jean;
Simulacros e simulação. ISBN: 972-708-141-X
Debord Guy;
A sociedade do espectáculo. ISBN: 972-716-002-6
Mattelart Armand;
História das teorias da comunicação. ISBN: 972-610-002-X
Bibliografia Complementar
Flora Davis; A comunicação não-verbal, Summus (Brasil)
Vilém Flusser; Ensaio sobre a fotografia, Relógio d'água
Roland Barthes; O óbvio e o obtuso, Edições 70
Jacques Rancière; O espectador emancipado, Orfeu negro
David Abram; A magia do sensível, Fundação C. Gulbenkian
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Processo misto de exposição oral, debate e apresentação de resultados de pesquisa por parte dos alunos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Participação presencial |
20,00 |
Prova oral |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação incide na apreciação das actividades nas aulas e num trabalho de grupo realizado pelos estudantes, tendo por referência as preocupações da UC e as abordagens desenvolvidas das aulas, bem como as possíveis articulações exploradas pelos estudantes. As tês componentes de avaliação (participação presencial; prova oral e exame) são obrigatórias.
Prova oral:
O trabalho de grupo consiste em partir de um texto da bibliografia obrigatória e estabelecer um plano de discussão que seja apresentado pelo grupo à turma em contexto de aula.
Exame:
A partir desse plano de discussão deverá ser redigido um texto individual de cada estudante que se constitua como secção de um livro organizado pelo grupo. Desse modo, o plano de discussão deve prolongar-se na constituição dos textos do livro. O livro será entregue no dia marcado para o efeito em época de exame. Em casos excepcionais, discutidos com o docente, poderá ser entregue um texto individual em substituição do livro de grupo.
Nas duas componentes podem ser incluídos trabalhos práticos e laboratoriais.
O exame de recurso incide sobre as matérias e trabalhos desenvolvidos nas aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
O cálculo da classificação final é obtido pela ponderação dos parâmetros: Actividades e participação na aula (20%); Apresentação e discussão do trabalho de grupo (30%); Livro de grupo (20%); Texto individual no livro (30%).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Devem contactar o docente.
Melhoria de classificação
Frequência do ano seguinte.