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Vitral I

Código: V500     Sigla: V

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 30 Plano de estudos oficial 2011 3 - 4,5 64 121,5
4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Analisar, entender e usar as diversas funções do vidro nas diferentes técnicas utilizadas, nomeadamente o vitral, a fusão o slumping, o vidro laminado.
Desenvolver os conhecimentos adquiridos na aplicação a conteúdos específicos.
Usar a disponibilidade da transparência do vidro, nos diferentes campos da sua actuação.
Saber distinguir, seleccionar e fazer uso dos múltiplos meios de representação e modos da técnica das várias aplicações da técnica do vidro.
Entender o vidro como tecnologia flexível, especulativa e concretizadora de obras de arte contemporâneas.
Programa

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes começam primeiramente por elaborar exercícios de aprendizagem: corte de vidro, pintura s/vidro (a grisalha e esmalte); fusão parcial e fusão total; realização de moldes de gesso cerâmico e sílica; slumping; Gravura e lapidação; vidro laminado, serigrafia em vidro. Em seguida os estudantes devem adquirir conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros.

Serão realizados pelo menos 3 trabalhos onde serão aplicadas 3 diferentes técnicas das aprendidas anteriormente nos exercícios realizados. Assim poderão optar por:

- Trabalho de vitral clássico onde devem contar os seguintes itens:

As especificidades da pintura do vitral como arte de fogo, aplicação de grisalhas e esmaltes vítreos. Pintura com a luz

O caso específico do vitral na pintura monumental

O vitral e a sociedade, o seu desempenho

A cor específica do vitral

Planificação de um vitral clássico: cartão, corte dos vidros, pintura e montagem com a calha de chumbo e soldagem.

 

- Trabalho de fusão parcial e/ou total

Conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros. Materiais compatíveis. O estudante deve ser estar apto para conseguir elaborar uma curva de recozimento adequada ao trabalho que está a realizar

A cor na fusão

 

- Trabalho de sumping

Preparação dos moldes

Conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros. Materiais compatíveis. O estudante deve ser estar apto para conseguir elaborar uma curva de recozimento adequada ao trabalho que está a realizar

 

Os estudantes podem integrar mais de que uma técnica no mesmo trabalho, nomeadamente, gravura e lapidação; vidro laminado, serigrafia em vidro

 

O último trabalho é a realização de um trabalho teórico/prático: Elaboração de um projecto teórico/prático em vidro e de uma maqueta para um espaço na Faculdade.

 

Este trabalho deve contar os seguintes itens:

Vidro e a arquitectura

Vidro e o espaço público

Conhecimento do património histórico da arte do vitral e da arte do vidro

 

 

Para todos os trabalhos acima citados os estudantes devem conseguir:

 Cumprimento rigoroso e adequado do plano de trabalho proposto, atendendo ao seu grau de compreensão e desenvolvimento.

Capacidade de compreensão e realização das diferentes técnicas propostas no vidro.

Capacidade de finalizar os trabalhos dentro da data prevista

Assiduidade e pontualidade.

Envolvimento e capacidade de produção.
Capacidade de reflexão e autocrítica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. As funções do vidro e os seus diferentes campos de representação na arte contemporânea.

1.1. As funções do vidro:
1.2. Panorama do Vitral na História da Pintura desde os primórdios até aos nossos dias.
1.2.1. Conhecimento das especificidades da pintura do vitral.
1.3.Identificação das diferentes técnicas: o vitral, a fusão o slumping, o vidro laminado
1.4. Conhecimento dos materiais utilizáveis e dos utensílios.


2. Vitral clássico

2.1. Desenvolvimento da técnica do vitral
2.1.1. Conhecimentos, estudo e início do manuseamento dos materiais utilizáveis e dos utensílios.
2.1.2. As especificidades da pintura do vitral como arte de fogo.
2.1.3. Início dos exercícios práticos, com a realização de vitrais.
2.1.4. Aspectos gerais da pintura monumental.
2.1.5. O caso específico do vitral na pintura monumental.
2.1.6 O vitral e a sociedade. O seu desempenho.

2.2 A cor específica do vitral.
2.2.1Pintura sobre vidro
2.2.1 Aplicação de grisalhas e esmaltes vítreos
2.2.2 Serigrafia sobre vidro - tintas e métodos
2.3. O vitral e a arquitectura
2.3.1.Projectar um vitral para um espaço da faculdade

3. Gravura e lapidação sobre vidro


4. Inicio à técnica do vidro laminado:
4.1. Projectos tridimensionais
4.2. Relação entre a pintura e a escultura no vidro
4.3 Emprego de corantes em resinas na aplicação do vidro laminado

5. Inicio à técnica da fusão e do slumping:
5.1. Conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros
5.2 Fusão completa e fusão parcial
5.3 Elaboração de moldes
5.4. Realização de projectos de pequenas dimensões

6. Realização de seminários e de workshops:
6.1. Workshop de Sopro nas instalações do VICARTE (centro de investigação vidro e cerâmica para as artes) FCT/UNL

Bibliografia Obrigatória

Gaudin Félix; Le vitral
Aubert Marcel; Le vitral en France
Fundação Calouste Gulbenkian; O vitral alemão da Idade Média
Barros Carlos Vitorino da Silva; O vitral em Portugal
Musée des Arts Décoratifs de Paris 300; Le vitral français
Chagall Marc; Vitraux pour Jerusalem
Durst Hans; Vitraux anciens en Suisse
Claudel Paul 080; Vitraux des cathédrales de France
Witzleben Elisabeth Von; Les vitraux des cathédrales de France
Yoki; Vitraux modernes en Suisse
Xavier Berral Altet; Satined Glass masterpieces of the modern area, Thames & Hudson,, 2007
Philippa Beveridge,; Ignari;Doménech, Eva; Pascual; El vidrio, Parramón Ediciones SA, 2003 (existe na sala de aula de vitral)
Charles Bray; Ceramic and Glass: A Basic Technology, Sheffield: Society of Glass Technology, 2001
Charles Bray; Dictionary of Glass – materials and techniques, A & C Black. Publishers Limited, 2001 (existe na sala de aula de vitral)
Nick Brooks; Mouldmaking and casting, , the crowood press, 2005
Brian Clarke ; Brian Clarke, Architectural Artist, Arte & Design monographs, Academy Editions, 1994 (existe na sala de aula de vitral)
Anne-Marie Charbonneaux, Hollarie Norbet; Architectures de Lumiére – vitraux d’artistas 1975 – 2000,, Architectures de Lumiére – vitraux d’artistas 1975 – 2000,, 2000
Keith Cummings ; Techniques of kiln- formed glass, A&C Black Publishers Limited, 1997 (existe na sala de aula de vitral)
Keith Cummings; A history of glassforming, Keith Cummings, 2002
Dan Klein; Ward Lloyd ; The history of glass, Crescent Book, 1984
Henry Halem; Glass Notes, A reference for the glass artist, Library of Congres, 1996 (existe na sala de aula de vitral)
Lawrence Lee, George Seeddon, Francis Stephens ; Stained Glass, Mitchell Beazley Publishers, 1976
Boyce Lundstrom; Kiln Firing Glass, Glass fusing book one, Vitreores Publications, 1994
Boyce Lundstrom; Advanced Fusing Techniques, Glass fusing book two, Vitreores Publications, 1991
Andrew Moor; Colours of Architecture: coloured glass in contemporary buildings, Mitchell Beazley, 2006
Elizabeth Moris ; Stained & Decorative Glass, Chancellor Press, 2000 (existe na sala de aula de vitral)
Judith Neiswander, Caroline Swah; Stained & Art Glass " A Unique History of Glass Design & Making, The Intelligente Layman, 2005 (existe na sala de aula de vitral)
Joe Porcelli ; Stained Glass: jewels of light, Friedman/Fairfax, 1988 (existe na sala de aula de vitral)
Kevin Petrie ; Glass and Print;, Glass handbook, A & C Black Publishers, 2006 (existe na sala de aula de vitral)
Virginia Chieffo Raguin ; The history of stained glass, The art of light medieval to contemporary, Thames & Hudson, Quintet Publishing, 2003
Helmut Riecke ; Contemporany Glass Art, Lausanne et la Bibliothéque des arts, 2006
J. Shelby ; Introduction to Glass Science and Technology, The Royal Society of Chemestry, 1997
Graham Stone ; Firing Schedules for Glass, 2000 (existe na sala de aula de vitral)
Brad Walker; Contemporary Warm Glass- a guide to fusing, slumping, and kiln-forming techniques, Four Corners International, Inc, 2002

Bibliografia Complementar

Victor Arwas ; Glass- art nouveau to art deco, Great Britain: Academy Editions, 1977
Hugh Arnold; Stained glass, Ed Adam and Charles Black, 1939
Paul Claudel; Vitraux des Cathédrales de France, Ed. Plon, 1947
Peter Davis ; Glass north east, Art editions north, 2007
Titus M Eliëns ; Caroline Prisse; Glas/s : Gerrit Rietveld academie Amsterdam 1969-2009, Nertherlands, Waanders Uitgevers, Zwolle Gemeentemuseum Den Haag, 2009
Silvye Foriestier; Marc Chagall,L'Oeuvre Monumental,Les Vitraux, , Ed.Jaca Book, 1987
Susan Kieffter ; 500 glass objects: a celebration of functional & sculpture objects, Lark Books, 2006 (existe na sala de aula de vitral)
Mrteau Robert; Les Vitraux de Chagall 1957-1970, Ed.Mazo, 1972
J. Navarro; J. Navarro, J. Navarro, 2003
Antonio Neri ; - L’Arte Vetraria, The art of Glass, Heiden & Engle, 2003
I Noris ; Australian Studio Glass, the movement, its makers and their art. , Craftman House, 1995
J, A Mendes ; História do Vidro e do Cristal em Portugal, Edições Inapa- Colecção História de arte, 2002
Tina Oldknow ; Contemporary Glass Sculptures and Panels. Selection from the Corning Museum of Glass. , . New York: Corning Museum of Glass in association with Hudson Hills Press, 2008
Tina Oldknow ; Pilchuck: A glass school, Suzanne Kotz, 1996
Hugh Tait; Five thousand years of glass, , Brithish Museum press, Revised edition, 2004
THÉOPHILE; Essai sur Divers Arts. , Librairie des Arts et Métiers Editions, 1977
Sérgio Vieira ; Vitrais da Igreja de São Domingos, Sé de Vila Real, IPPAR, 2003
Eduardo Nery, Exposição Retrospectiva Tapeçaria, Azulejo, Mosaico, Vitral [1961-2003], IPM, 2003

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Teórico - prático.
As Horas de Trabalho Semestral (HTS) nesta disciplina são organizadas da seguinte maneira:
Horas de Contacto Semestral (HCS), distribuídas por:
Aulas teóricas de apresentação e explanação dos conteúdos programáticos.
Aulas teórico-práticas de:
Concretização, desenvolvimento e exploração dos exercícios/conteúdos.
Análise, critica e avaliação dos resultados obtidos.
As restantes HTS são utilizadas no desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos.

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Belas artes > Artes plásticas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 70,00
Trabalho de campo 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas
Trabalho de investigação
Total: 0,00

Obtenção de frequência

Participação e realização efectiva dos programas existentes
A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática dos alunos nas aulas. Assim, considera-se como limite para a obtenção de frequência a participação a 3/4 das aulas dadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é contínua, respeita o calendário programado e os seguintes itens:
Cumprimento dos objectivos da disciplina.
Cumprimento rigoroso e adequado do plano de trabalho proposto, atendendo ao seu grau de compreensão e desenvolvimento.
Capacidade de observar e entender no domínio das diferentes aplicações do mosaico.
Conhecimento do património histórico do vidro/vitral e do mosaico.
Interesse na participação dos workshops.
Capacidade de organização e sistematização do trabalho.
Envolvimento e capacidade de produção.
Capacidade de reflexão e autocrítica.
Capacidade de finalizar os trabalhos dentro da data prevista.
Assiduidade e pontualidade.


O cálculo da classificação final refere-se aos seguintes itens:
- Cumprimento dos objectivos da disciplina.
- Cumprimento rigoroso e adequado do plano de trabalho proposto, atendendo ao seu grau de compreensão e desenvolvimento.

Capacidade de compreensão e realização das diferentes técnicas propostas no vidro.
Conhecimento do património histórico do vidro/vitral e mosaico.
Capacidade de organização e sistematização do trabalho.
Interesse na participação dos workshops e seminários realizados.
Envolvimento e capacidade de produção.
Capacidade de reflexão e autocrítica.
Capacidade de finalizar os trabalhos dentro da data prevista.
Assiduidade e pontualidade.

Provas e trabalhos especiais

Workshop de sopro no VICARTE nas instalações do VICARTE (centro de investigação vidro e cerâmica para as artes)FCT/UNL

Melhoria de classificação

Mediante frequência do ano lectivo seguinte.

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