Código: | G102 | Sigla: | G |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Desenho |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Desenho |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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DC | 74 | Licenciatura em Design de Comunicação | 1 | - | 3 | 54 | 81 |
Nesta Unidade Curricular, com o estudo da geometria, pretende-se incentivar as capacidades lógico-dedutivas do estudante, construindo uma atitude analítica e fortalecendo o caráter sintético relativamente ao mundo dos objetos e dos espaços. Partindo do pressuposto da geometria como estrutura do desenho, o estudante deverá adquirir saberes que lhe permitam utilizar os sistemas projetivos de representação geométrica rigorosa como base do conhecimento e do entendimento das formas dos objetos e dos espaços e da sua mútua inter-relação.
No final do semestre, o estudante deverá dominar, e tornar operativos, os conhecimentos da geometria que lhe permitam: entender o seu posicionamento e o seu relacionamento num e com um espaço; entender as estruturas formais dos espaços e dos objetos; utilizar os sistemas lineares de projeção que estruturam a evocação da realidade pelo desenho.
O conhecimento das disciplinas de Geometria Descritiva e/ou Desenho do Ensino Secundário é pré-requisito facilitador.
1. Abordagens ao contributo da Geometria para o Desenho.
2. Reflexão sobre a noção de projeção: princípios da geometria projetiva e a relação com a perceção do real.
3. Sistemas de projeção: necessidade, aplicabilidade e intercomunicabilidade.
4. Apresentação em paralelo dos sistemas de projeções da perspetiva linear plana e das axonometrias, refletindo-se nas diferentes origens e aplicabilidades.
5. Aprofundamento, nos sistemas referidos, dos conceitos teóricos: - bases dos sistemas; - representação das primitivas do desenho geométrico; - representação de sólidos e de espaços; - métodos geométricos auxiliares; - teoria dos reflexos em espelhos planos; - teoria das sombras.
6. Prática dos dois sistemas de projeção como instrumentos de conhecimento e entendimento dos espaços e dos objetos nos espaços.
7. Prática dos dois sistemas como operadores de transformações nos objetos e nos espaços.
Horas de Contacto Semestral (HCS), 57%: - apresentação e explanação dos conteúdos programáticos; - concretização, desenvolvimento e exploração dos conteúdos; - análise, crítica e avaliação dos resultados obtidos, como processo de progressão, no sentido da conquista de autonomia, conducente à concretização de um trabalho de representação/intervenção num espaço.
Restantes horas de Trabalho Semestral (HTS), 43%: - desenvolvimento e aprofundamento autónomo da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para a exploração de conteúdos; - reflexão/discussão sobre os temas construtores do conhecimento específico.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 100,00 |
Total: | 100,00 |
O cálculo da classificação final nesta Unidade Curricular será o resultado da soma ponderada das classificações parcelares relativas à avaliação contínua feita em aula e à avaliação do trabalho complementar, de caráter global, afetadas, a primeira de um de um fator de correção de 0,6 e a segunda de um fator de correção de 0,4. Fica estabelecida a imprescindibilidade da existência de elementos de avaliação das duas componentes, para que o estudante possa obter classificação positiva. Mais se estabelece que o trabalho complementar terá momentos formais de acompanhamento em aula. À avalição produzida a partir desses momentos corresponderá uma classificação, que representará 40% da classificação total relativa ao trabalho complementar.
A assiduidade do estudante é uma condição imprescindível para permitir a avaliação contínua inerente ao caráter teorico-prático desta Unidade Curricular. A avaliação incidirá sobre o percurso que o estudante realizar relativamente às propostas de trabalho que lhe forem sendo apresentadas. O principal critério de avaliação consiste na apreciação da capacidade do estudante para integrar os conhecimentos adquiridos nas práticas de investigação; trata-se, pois, de explorar a relação entre representação e compreensão: representar para compreender e compreender para representar. Avaliar-se-ão ainda a capacidade de trabalho autónomo do estudante e a capacidade de organização e sistematização do seu trabalho.