Código: | V500 | Sigla: | V |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes Plásticas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Artes Plásticas |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 32 | Plano de estudos oficial 2011 | 3 | - | 4,5 | 64 | 121,5 |
4 |
Analisar, entender e usar as diversas funções do vidro nas diferentes técnicas utilizadas, nomeadamente o vitral, a fusão o slumping, o vidro laminado.
Desenvolver os conhecimentos adquiridos na aplicação a conteúdos específicos.
Usar a disponibilidade da transparência do vidro, nos diferentes campos da sua actuação.
Saber distinguir, seleccionar e fazer uso dos múltiplos meios de representação e modos da técnica das várias aplicações da técnica do vidro.
Entender o vidro como tecnologia flexível, especulativa e concretizadora de obras de arte contemporâneas.
Programa
Os estudantes começam primeiramente por elaborar exercícios de aprendizagem: corte de vidro, pintura s/vidro (a grisalha e esmalte); fusão parcial e fusão total; realização de moldes de gesso cerâmico e sílica; slumping; Gravura e lapidação; vidro laminado, serigrafia em vidro. Em seguida os estudantes devem adquirir conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros.
Serão realizados pelo menos 3 trabalhos onde serão aplicadas 3 diferentes técnicas das aprendidas anteriormente nos exercícios realizados. Assim poderão optar por:
- Trabalho de vitral clássico onde devem contar os seguintes itens:
As especificidades da pintura do vitral como arte de fogo, aplicação de grisalhas e esmaltes vítreos. Pintura com a luz
O caso específico do vitral na pintura monumental
O vitral e a sociedade, o seu desempenho
A cor específica do vitral
Planificação de um vitral clássico: cartão, corte dos vidros, pintura e montagem com a calha de chumbo e soldagem.
- Trabalho de fusão parcial e/ou total
Conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros. Materiais compatíveis. O estudante deve ser estar apto para conseguir elaborar uma curva de recozimento adequada ao trabalho que está a realizar
A cor na fusão
- Trabalho de sumping
Preparação dos moldes
Conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros. Materiais compatíveis. O estudante deve ser estar apto para conseguir elaborar uma curva de recozimento adequada ao trabalho que está a realizar
Os estudantes podem integrar mais de que uma técnica no mesmo trabalho, nomeadamente, gravura e lapidação; vidro laminado, serigrafia em vidro
O último trabalho é a realização de um trabalho teórico/prático: Elaboração de um projecto teórico/prático em vidro e de uma maqueta para um espaço na Faculdade.
Este trabalho deve contar os seguintes itens:
Vidro e a arquitectura
Vidro e o espaço público
Conhecimento do património histórico da arte do vitral e da arte do vidro
Para todos os trabalhos acima citados os estudantes devem conseguir:
Cumprimento rigoroso e adequado do plano de trabalho proposto, atendendo ao seu grau de compreensão e desenvolvimento.
Capacidade de compreensão e realização das diferentes técnicas propostas no vidro.
Capacidade de finalizar os trabalhos dentro da data prevista
Assiduidade e pontualidade.
Envolvimento e capacidade de produção.
Capacidade de reflexão e autocrítica.
1. As funções do vidro e os seus diferentes campos de representação na arte contemporânea.
1.1. As funções do vidro:
1.2. Panorama do Vitral na História da Pintura desde os primórdios até aos nossos dias.
1.2.1. Conhecimento das especificidades da pintura do vitral.
1.3.Identificação das diferentes técnicas: o vitral, a fusão o slumping, o vidro laminado
1.4. Conhecimento dos materiais utilizáveis e dos utensílios.
2. Vitral clássico
2.1. Desenvolvimento da técnica do vitral
2.1.1. Conhecimentos, estudo e início do manuseamento dos materiais utilizáveis e dos utensílios.
2.1.2. As especificidades da pintura do vitral como arte de fogo.
2.1.3. Início dos exercícios práticos, com a realização de vitrais.
2.1.4. Aspectos gerais da pintura monumental.
2.1.5. O caso específico do vitral na pintura monumental.
2.1.6 O vitral e a sociedade. O seu desempenho.
2.2 A cor específica do vitral.
2.2.1Pintura sobre vidro
2.2.1 Aplicação de grisalhas e esmaltes vítreos
2.2.2 Serigrafia sobre vidro - tintas e métodos
2.3. O vitral e a arquitectura
2.3.1.Projectar um vitral para um espaço da faculdade
3. Gravura e lapidação sobre vidro
4. Inicio à técnica do vidro laminado:
4.1. Projectos tridimensionais
4.2. Relação entre a pintura e a escultura no vidro
4.3 Emprego de corantes em resinas na aplicação do vidro laminado
5. Inicio à técnica da fusão e do slumping:
5.1. Conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros
5.2 Fusão completa e fusão parcial
5.3 Elaboração de moldes
5.4. Realização de projectos de pequenas dimensões
6. Realização de seminários e de workshops:
6.1. Workshop de Sopro nas instalações do VICARTE (centro de investigação vidro e cerâmica para as artes) FCT/UNL
Teórico - prático.
As Horas de Trabalho Semestral (HTS) nesta disciplina são organizadas da seguinte maneira:
Horas de Contacto Semestral (HCS), distribuídas por:
Aulas teóricas de apresentação e explanação dos conteúdos programáticos.
Aulas teórico-práticas de:
Concretização, desenvolvimento e exploração dos exercícios/conteúdos.
Análise, critica e avaliação dos resultados obtidos.
As restantes HTS são utilizadas no desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 70,00 |
Trabalho de campo | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Participação e realização efectiva dos programas existentes
A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática dos alunos nas aulas. Assim, considera-se como limite para a obtenção de frequência a participação a 3/4 das aulas dadas.
A avaliação é contínua, respeita o calendário programado e os seguintes itens:
Cumprimento dos objectivos da disciplina.
Cumprimento rigoroso e adequado do plano de trabalho proposto, atendendo ao seu grau de compreensão e desenvolvimento.
Capacidade de observar e entender no domínio das diferentes aplicações do mosaico.
Conhecimento do património histórico do vidro/vitral e do mosaico.
Interesse na participação dos workshops.
Capacidade de organização e sistematização do trabalho.
Envolvimento e capacidade de produção.
Capacidade de reflexão e autocrítica.
Capacidade de finalizar os trabalhos dentro da data prevista.
Assiduidade e pontualidade.
O cálculo da classificação final refere-se aos seguintes itens:
- Cumprimento dos objectivos da disciplina.
- Cumprimento rigoroso e adequado do plano de trabalho proposto, atendendo ao seu grau de compreensão e desenvolvimento.
Capacidade de compreensão e realização das diferentes técnicas propostas no vidro.
Conhecimento do património histórico do vidro/vitral e mosaico.
Capacidade de organização e sistematização do trabalho.
Interesse na participação dos workshops e seminários realizados.
Envolvimento e capacidade de produção.
Capacidade de reflexão e autocrítica.
Capacidade de finalizar os trabalhos dentro da data prevista.
Assiduidade e pontualidade.
Workshop de sopro no VICARTE nas instalações do VICARTE (centro de investigação vidro e cerâmica para as artes)FCT/UNL
Mediante frequência do ano lectivo seguinte.