Código: | MMI211 | Sigla: | MMI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes Plásticas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Artes Plásticas |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 22 | Plano de estudos oficial 2011 | 3 | - | 4,5 | 64 | 121,5 |
4 |
Os Objectivos desta Unidade Curricular são:
- aprofundar conhecimentos sobre matérias dúcteis e os processos de modelação que se lhes associam;
- aperfeiçoar processos de moldagem tradicionais, associados ao campo artístico, e aplicados na reprodução de Modelos modelados;
- consolidar a aplicação dos princípios gerais de composição na organização de formas tridimensionais e sua relação com o espaço;
- fomentar investigação, reflexão e análise critica sobre os temas abordados na Unidade Curricular;
- promover a criação e produção autónoma dos alunos, nos sectores da modelação e moldagem, enquadrados no universo das práticas artísticas contemporâneas;
As Competências desta Unidade Curricular são:
- capacidade de idealização, produção e finalização de obra artística, partindo da modelação e/ou da moldagem, ou com necessidade de apoio dos processos e matérias que se lhe associam;
- capacidade de execução de diversos processos de modelação associados a diferentes matérias dúcteis;
- capacidade de selecção e execução de diversos processos tradicionais de moldagem sobre modelos modelados;
- manipulação, controlo e elaboração das matérias de moldagem tradicionais segundo os objectivos do trabalho a executar;
- investigação, enquadrada no universo das práticas artísticas contemporâneas, dos processos de modelação e moldagem, sua evolução histórica e actuais aplicações;
Os Resultados da Aprendizagem desta Unidade Curricular ficarão plasmado maioritariamente em peças finalizadas em gesso.
Não são necessários conhecimentos prévios para esta Unidade Curricular, porém os alunos devem ter gosto pelo desenho
Pretende-se com esta unidade curricular desenvolver conhecimentos específicos sobre os principais métodos e técnicas da prática da modelação e da moldagem, no âmbito da escultura e na criação plástica tridimensional em geral.
Matérias-primas dúcteis detêm especial destaque nesta UC, não só, como ferramentas expeditas e preparatórias na distribuição, organização e consciencialização das formas no espaço tridimensional, promotoras de um espaço de investigação de expressão plástica individual, mas também, como base dos processos de moldagem que permitem dar outra consequência formal aos trabalhos. Esta, no sentido de perenidade, mas também, de multiplicação, e ainda de promoção de um espaço de investigação e reflexão sobre os resultados plásticos baseados na repetição, na relação imagem negativa/positiva e no contacto com o modelo.
O programa é desenvolvido através da aplicação e gestão dos métodos operativos e construtivos que as práticas da modelação e da moldagem se servem, contemplando, particularmente, os seus profícuos desenvolvimentos a partir do início do século XX até à contemporaneidade.
Neste contexto, ao nível da modelação, pretende-se experimentar, através de um processo construtivo essencialmente por adição de matéria (de dentro para fora e do geral para o particular), a manipulação, a transformação e a estruturação de um número limitado de matérias-primas susceptíveis de modelar (barro, gesso, ceras, plasticina, e outros). Serão propostos um conjunto de exercícios, como princípios basilares na conquista e organização das formas tridimensionais no espaço, onde valências como escala, proporções, relações internas/externas e interligação de volumes tornam-se elementos de composição cruciais para o desenvolvimento do estudo em causa.
Ao nível da moldagem, pretende-se experimentar um conjunto básico e clássico de processos e matérias-primas que permitirão ao aluno dar outra consequência aos trabalhos realizados em modelação. Ambiciona-se descodificar as relações básicas da criação de moldes sobre modelos e da fundição de matérias dentro de moldes.
A UC Modelação e Moldagem 1 explorará, assim, a relação pragmática e de interdependência entre estas duas actividades para que o aluno possa sedimentar conhecimentos básicos, mas fundamentais para apoiar outros níveis de investigação, quer do conjunto que formam, quer de cada uma enquanto actividade singular.
Outros obras bibliográficas serão indicadas aos discentes de acordo com a especificidade de cada um dos seus trabalhos.
Será formulado e calendarizado um conjunto de propostas estruturantes das estratégias cientificas e pedagógicas, uma vez que é em torno de cada uma delas que serão mobilizadas várias acções; Aulas presenciais de acompanhamento do desenvolvimento das propostas, versando aspectos plásticos e técnicos, conceptuais e críticos. Sessões de natureza expositiva com vista a promover o confronto com exemplos da História da Arte de épocas diversas e da prática artística contemporânea, mediante os meios disponíveis (projecção de imagens, vídeo ou outros). Sessões de natureza expositiva com vista a promover um aprofundamento técnico sobre as matérias e processos abordados. Visitas de estudo a exposições, museus, oficinas, e outras cujo interesse e oportunidade sejam adequados ás características do exercício em curso ou se traduzam numa mais-valia para a formação artística dos alunos deste nível; Momentos de discussão individual e colectiva de acompanhamento das respostas aos exercícios propostos, bem como de reflexão e análise crítica do conjunto de resultados obtidos no final de cada exercício.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 25,00 |
Trabalho laboratorial | 75,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 20,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 6,00 |
Frequência das aulas | 60,00 |
Trabalho de investigação | 60,00 |
Total: | 146,00 |
A Avaliação é distribuída, sendo porém exercida a dois níveis: Primeiro nível: corresponde à avaliação a que é submetido o resultado de cada exercício concluído, em confrontação com os processos aplicados e o cumprimento dos objectivos; Segundo nível: avaliação da progressão do aluno ao longo do semestre, perante dossier que o próprio compila, através do qual é possível reconstituir uma visão evolutiva de conjunto. Sendo assim, a obtenção de frequência a esta Unidade Curricular depende de:
1- participação activa nas sessões de trabalho calendarizadas;
2- cumprimento dos objectivos e resultados pretendidos em cada exercício proposto;
3- entrega de um dossier com a compilação da investigação realizada em termos de matérias e processos, ilustrada pelos resultados obtidos nos exercícios propostos;
4- participação na exposição colectiva dos resultados finalizados na sala da Unidade Curricular, limpa e arrumada;
1. os resultado de cada exercício concluído são analisados, criticados e classificados em três secções, cada uma correspondendo a 33% da classificação geral do exercício (modelação; objectivo central, moldagem);
2. cada um dos três exercício propostos corresponde a 25% da classificação final do ano;
3. o dossier de investigação e registo de percurso de trabalho corresponde a 15% da classificação final do ano;
4. participação na exposição colectiva dos resultados finalizados na sala da Unidade Curricular, limpa e arrumada corresponde a 10% da classificação final do ano;
Sob frequência da UC no ano seguinte.
O horário de atendimento aos alunos realizar-se-à sob marcação com o docente.