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Modelação e Moldagem I

Código: MMI211     Sigla: MMI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2014/2015 - 1S (de 15-09-2014 a 13-02-2015)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 22 Plano de estudos oficial 2011 3 - 4,5 64 121,5
4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os Objectivos desta Unidade Curricular são:

- aprofundar conhecimentos sobre matérias dúcteis e os processos de modelação que se lhes associam;

- aperfeiçoar processos de moldagem tradicionais, associados ao campo artístico, e aplicados na reprodução de Modelos modelados;

- consolidar a aplicação dos princípios gerais de composição na organização de formas tridimensionais e sua relação com o espaço;

- fomentar investigação, reflexão e análise critica sobre os temas abordados na Unidade Curricular;

- promover a criação e produção autónoma dos alunos, nos sectores da modelação e moldagem, enquadrados no universo das práticas artísticas contemporâneas;

Resultados de aprendizagem e competências

As Competências desta Unidade Curricular são:

- capacidade de idealização, produção e finalização de obra artística, partindo da modelação e/ou da moldagem, ou com necessidade de apoio dos processos e matérias que se lhe associam;

- capacidade de execução de diversos processos de modelação associados a diferentes matérias dúcteis;

- capacidade de selecção e execução de diversos processos tradicionais de moldagem sobre modelos modelados;

- manipulação, controlo e elaboração das matérias de moldagem tradicionais segundo os objectivos do trabalho a executar;

investigação, enquadrada no universo das práticas artísticas contemporâneas, dos processos de modelação e moldagem, sua evolução histórica e actuais aplicações;

Os Resultados da Aprendizagem desta Unidade Curricular ficarão plasmado maioritariamente em peças finalizadas em gesso.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não são necessários conhecimentos prévios para esta Unidade Curricular, porém os alunos devem ter gosto pelo desenho

Programa

Pretende-se com esta unidade curricular desenvolver conhecimentos específicos sobre os principais métodos e técnicas da prática da modelação e da moldagem, no âmbito da escultura e na criação plástica tridimensional em geral.

Matérias-primas dúcteis detêm especial destaque nesta UC, não só, como ferramentas expeditas e preparatórias na distribuição, organização e consciencialização das formas no espaço tridimensional, promotoras de um espaço de investigação de expressão plástica individual, mas também, como base dos processos de moldagem que permitem dar outra consequência formal aos trabalhos. Esta, no sentido de perenidade, mas também, de multiplicação, e ainda de promoção de um espaço de investigação e reflexão sobre os resultados plásticos baseados na repetição, na relação imagem negativa/positiva e no contacto com o modelo.

O programa é desenvolvido através da aplicação e gestão dos métodos operativos e construtivos que as práticas da modelação e da moldagem se servem, contemplando, particularmente, os seus profícuos desenvolvimentos a partir do início do século XX até à contemporaneidade.

Neste contexto, ao nível da modelação, pretende-se experimentar, através de um processo construtivo essencialmente por adição de matéria (de dentro para fora e do geral para o particular), a manipulação, a transformação e a estruturação de um número limitado de matérias-primas susceptíveis de modelar (barro, gesso, ceras, plasticina, e outros). Serão propostos um conjunto de exercícios, como princípios basilares na conquista e organização das formas tridimensionais no espaço, onde valências como escala, proporções, relações internas/externas e interligação de volumes tornam-se elementos de composição cruciais para o desenvolvimento do estudo em causa.

Ao nível da moldagem, pretende-se experimentar um conjunto básico e clássico de processos e matérias-primas que permitirão ao aluno dar outra consequência aos trabalhos realizados em modelação. Ambiciona-se descodificar as relações básicas da criação de moldes sobre modelos e da fundição de matérias dentro de moldes.

A UC Modelação e Moldagem 1 explorará, assim, a relação pragmática e de interdependência entre estas duas actividades para que o aluno possa sedimentar conhecimentos básicos, mas fundamentais para apoiar outros níveis de investigação, quer do conjunto que formam, quer de cada uma enquanto actividade singular. 

Bibliografia Obrigatória

Rich, Jack C. ; The Materials and Methods of Sculpture, Dover Publications, inc., New York, 1947 (BIBLIOTECA DA FBAUP)
Ministère de la Culture et de la Communication; La Sculpture, Paris Imprimeri Nationale, 1978 (BIBLIOTECA DA FBAUP)
Idgley, B. (Dir.); Guia Completa de Escultura, Modelado y Ceramica. Técnicas e Materials, H Blume Ediciones, 1982. ISBN: 84-87756-29-8
Percy, H. M.; New Materials in Sculpture, Alec Tiranti, 1970 (BIBLIOTECA DA FBAUP)
Lizandra, José Luis Navarro; Maquetas, Modelos y Moldes: materiales y técnicas…, Biblioteca de la Universitat Jaume I, 2005. ISBN: 84-8021-543-7
Ferro, Rui; Processos de Moldagem na FBA.UP, 2005 (http://biblioteca.fba.up.pt/docs/Rui_Ferro/O_LIVRO.PDF)

Bibliografia Complementar

AA.VV. ; Ensaios sobre reprodutibilidade, FBAUL, 2008
AA.VV. ; Procedimientos y materiales en la obra escultórica, Aka, 2009. ISBN: 978-84-460-1805-6
Clérin, Philippe; La Sculpture, Toutes les Techniques, Dessain et Toldra, 1988 (BIBLIOTECA DA FBAUP)
AA.VV. ; Aplicação de materiais de última geração à fundição escultórica com a utilização de molde químico. Emprego de Poliestireno Expandido como molde gaseificável., FBAUL, 2008
Toft, A.; Modelling and Sculpture: a guide to traditional methods., Dover Publications, 2004. ISBN: 0-486-43511-3

Observações Bibliográficas

Outros obras bibliográficas serão indicadas aos discentes de acordo com a especificidade de cada um dos seus trabalhos.

 

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Será formulado e calendarizado um conjunto de propostas estruturantes das estratégias cientificas e pedagógicas, uma vez que é em torno de cada uma delas que serão mobilizadas várias acções; Aulas presenciais de acompanhamento do desenvolvimento das propostas, versando aspectos plásticos e técnicos, conceptuais e críticos. Sessões de natureza expositiva com vista a promover o confronto com exemplos da História da Arte de épocas diversas e da prática artística contemporânea, mediante os meios disponíveis (projecção de imagens, vídeo ou outros). Sessões de natureza expositiva com vista a promover um aprofundamento técnico sobre as matérias e processos abordados. Visitas de estudo a exposições, museus, oficinas, e outras cujo interesse e oportunidade sejam adequados ás características do exercício em curso ou se traduzam numa mais-valia para a formação artística dos alunos deste nível; Momentos de discussão individual e colectiva de acompanhamento das respostas aos exercícios propostos, bem como de reflexão e análise crítica do conjunto de resultados obtidos no final de cada exercício.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho laboratorial 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 20,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 6,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho de investigação 60,00
Total: 146,00

Obtenção de frequência

A Avaliação é distribuída, sendo porém exercida a dois níveis: Primeiro nível: corresponde à avaliação a que é submetido o resultado de cada exercício concluído, em confrontação com os processos aplicados e o cumprimento dos objectivos; Segundo nível: avaliação da progressão do aluno ao longo do semestre, perante dossier que o próprio compila, através do qual é possível reconstituir uma visão evolutiva de conjunto. Sendo assim, a obtenção de frequência a esta Unidade Curricular depende de:

1- participação activa nas sessões de trabalho calendarizadas;

2- cumprimento dos objectivos e resultados pretendidos em cada exercício proposto;

3- entrega de um dossier com a compilação da investigação realizada em termos de matérias e processos, ilustrada pelos resultados obtidos nos exercícios propostos;

4- participação na exposição colectiva dos resultados finalizados na sala da Unidade Curricular, limpa e arrumada;

Fórmula de cálculo da classificação final

1. os resultado de cada exercício concluído são analisados, criticados e classificados em três secções, cada uma correspondendo a 33% da classificação geral do exercício (modelação; objectivo central, moldagem);

2. cada um dos três exercício propostos corresponde a 25% da classificação final do ano;

3. o dossier de investigação e registo de percurso de trabalho corresponde a 15% da classificação final do ano;

4. participação na exposição colectiva dos resultados finalizados na sala da Unidade Curricular, limpa e arrumada corresponde a 10% da classificação final do ano;

Melhoria de classificação

Sob frequência da UC no ano seguinte.

Observações

O horário de atendimento aos alunos realizar-se-à sob marcação com o docente.

 

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