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Práticas da Fotografia II

Código: PFII211     Sigla: PFII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2014/2015 - 2S (de 16-02-2015 a 31-07-2015)

Ativa? Sim
Página Web: http://esquerdadireitaesquerda.wordpress.com
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 22 Plano de estudos oficial 2011 2 - 4,5 64 121,5
3
4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular de Práticas da Fotografia 2 tem como principal objectivo a concepção e produção de um projecto fotográfico individual, original, a par da consolidação de conhecimentos técnicos previamente adquiridos em Práticas da Fotografia 1.

Privilegia-se um pensamento autónomo e crítico no desenvolvimento técnico e conceptual do projecto, capaz de reconhecer a especificidade do meio fotográfico e de a experienciar na relação com outros media.

O tema de trabalho, e respectiva fundamentação/investigação teórica, deverá ser definida individualmente por cada estudante e apresentada em aula no início do semestre. 

Resultados de aprendizagem e competências

Competências a desenvolver: 
— Desenvolver conceptualmente o tema proposto explorando a especificidade do meio fotográfico; 
— Escolher e adequar metodologias de projecto e respectiva calendarização das diferentes etapas de produção. 
— Aplicação da gramática visual no desenvolvimento e concepção da projecto. 
— Ensaio de diferentes formatos de apresentação e disposição da imagem fotográfica: exposição, publicação em papel e online. 
— Domínio de competências técnicas previamente introduzidas em Práticas da Fotografia I.


Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. REGISTO

1. Câmaras fotográficas Médio e grande Formato: manuseamento do corpo, visor, basculamentos e movimentos de compensação de forma e perspectiva

2. Película médio e grande formato: manuseamento e revelação.

3. Técnicas de iluminação em estúdio e no exterior: direcção e sobreposição de diferentes fontes de luz.

 II. EDIÇÃO

1. Exposição fotográfica: selecção, sequência, impressão, escala, maquetização.

2. Livro de fotografia vs. Livro de artista: formatos, planos, cadernos, técnicas de impressão, selecção, sequência, paginação, encadernação, maquetização.

 III. PROJECTO

1. Discussão de metodologias de projecto, calendarização e produção de portfólio fotográfico.

2. Investigação, registo e publicação (online) do processo de trabalho e outros exercícios.

Bibliografia Obrigatória

Weaver Mike 340; History of photography. ISBN: 0308-7298
Parr Martin; The^Photobook. ISBN: 0-7148-4285-0
Sena António; História da imagem fotográfica em Portugal. ISBN: 972-0-06265-7

Bibliografia Complementar

BATE David; Photography.The Key Concepts, Berg, 2009 ( Oxford, Nova Iorque, 200 p.)
Berger John 070; Modos de ver
Goldberg Vicki 340; Photography in print. ISBN: 978-0-8263-1091-0

Observações Bibliográficas

A bibliografia complementar listada corresponde exclusivamente a uma selecção das obras disponíveis na biblioteca da FBA.UP. Bibliografia completa e adequada será entregue e discutida no âmbito das aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

São abordados distintos modelos de desenvolvimento e produção fotográfica que objectivam e enquadram a fotografia numa perspectiva autoral, histórica, teórica e prática.

As aulas expositivas permitem conhecer e debater a conceptualização, metodologias e o respectivo percurso individual na obra de fotógrafos contemporâneos.

A aprendizagem técnica é realizada sequencialmente, através de módulos práticos de trabalho no exterior, em laboratório e em estúdio, acompanhados por aulas expositivas. 

Os projectos fotográficos são apresentados no final do semestre num formato expositivo e/ou editorial, para ensaiar e conferir uma dimensão pública à proposta.

Todo o processo de trabalho é registado, organizado e publicado numa plataforma online, preferencialmente tumblr.

É igualmente apresentado um ciclo de cinema em aula sobre “Projecto fotográfico: génese e método”, que permite conhecer e debater a conceptualização, metodologias e o respectivo percurso individual na obra de alguns fotógrafos.
Filmografia seleccionada por ordem de publicação: 
Por aqui quase nunca ninguém passa — José Neves, 1999; What Remains, the life and Work of Sally Mann — Steven Cantor, 2005; William Eggleston in the Real World — Michael Almereyda, 2006; Pintura Habitada — Joana Ascensão, 2006; Manufactured Landscapes — Edward Burtynsky, 2006; Iddu, l'atelier de Jean-Michel Fauquet — Henri Collomer, 2008; An American Journey: In Robert Frank's Footsteps — Philippe Séclier, 2009; How to make a book with Steidl — Gereon Wetzel and Joerg Adolph, 2010; The Woodmans — Scott Willis, 2010. 

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho de campo 50,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é sistemática e contínua, realizada com base na apreciação dos trabalhos de componente prática. Para a ponderação do valor a atribuir em cada um destes momentos e para cada uma das propostas de trabalho, são considerados os seguintes factores:

1.Aquisição, articulação e aplicação de conceitos.

2.Curiosidade científica e tecnológica.

3.Utilização de uma linguagem conceptual e técnica apropriada.

4.Cumprimento dos prazos na entrega das propostas.

5.Assiduidade.

Durante o semestre são desenvolvidas três propostas de trabalho. A percentagem de cada uma das propostas para a avaliação final é de:

Proposta 1 (exercício de grupo) — 20% [4/ 20 valores]; Proposta 2 (exercício individual) — 20% [4/ 20 valores]; Proposta 3 (Projecto: exposição e publicação) — 60% [12/ 20 valores].

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

Não aplicável

Observações

Robert Adams (2004), Beauty in  photography: essays in defence of tradicional values. Aperture

Mike Brodie (2013), A period of Juvenile Prosperity. Twin Palm Publishers.

Gérard Castello-Lopes (2004), Reflexões sobre a escala, Assírio & Alvim.

William Eggleston (1977), William Eggleston’s Guide. (MoMA, 2004)

William M. Ivins Jr. (1969) Prints and Visual Communication,

Horacio Hernandez (1999), Fotografia pública, 1919-1939. Museo Nacional Del Prado.

Nathan Lyons (1967), Photographers on Photography. Prentice Hall.

Alessandra Mauro (2014), Photoshow. Landmark Exhibitions that Defined the History of Photography. Thames& Hudson.

Stephen McLaren (2014), Photographer’s Sketchbooks, Thames and Hudson.

Laszlo Moholy-Nagy (1925), Malerei, Fotografie, Film (Mit Press, 1969)

Beaumont Newhall (1982), The History of Photography, MoMA.

Beaumont Newhall (1980) Photography: essays and images. MoMA.

Victor Palla e Costa Martins (1958/59), Lisboa, cidade triste e alegre, Circulo do Livro.

António Sena (1998), História da Imagem Fotográfica em Portugal, 1839-1997, Porto Editora.

Stephen Shore (2007), The Nature of Photography, Phaidon Press.

Carlos Spottorno (2013), The Pigs. RM Verlag.

GeorgeSteidl (2007), How to make a book with steidl. Steidl.

Larry Sultan, Mike Mandel (1977), Evidence, Distributed Art Publishers.

William H. F. Talbot (1844), The Pencil of Nature. (Da capo press, 1969)
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