Código: | AII500 | Sigla: | AII |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes Plásticas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Artes Plásticas |
Instituição Responsável: | Faculdade de Belas Artes |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 27 | Plano de estudos oficial 2011 | 2 | - | 4,5 | 64 | 121,5 |
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Aprofundamento na prática e história do cinema de animação - nível II. Concepção e realização de uma curta-metragem em animação. Iniciação ao cinema de animação. Regras básicas para elaborar um projecto de filme - narrativa, imaginário, personagens, e expressão animada segundo três aspectos essenciais: duração, movimento e metamorfose. Elaboração de story-boards, animatics e mapas de programação. História e análise da animação em cinema e video, as convenções e a gramática, os géneros, técnicas e as estruturas narrativas. As diversas aplicações da animação: Filme de autor, efeitos especiais, genéricos de filmes, institucionais, documentário. Desenvolvimento de projectos acentuando-se a componente de produção e pós-produção\edição digital.Tendo como princípio que a animação é um trabalho colectivo com um objectivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.
Ser capaz de perceber e percorrer as três fases essenciais de produção de animação: pré-produção, produção e realização, e pós-produção.
Para além de aulas de carácter o estudante irá realizar um projecto de modo a que o aluno tome contacto e experimente aspectos fundamentais na aproximação ao discurso do cinema e video animado. 1. Concepção e realização. Organização da pré-produção, produção e pós-produção. Aspectos essenciais da expressão animada: metamorfose, movimento, tempo. 2. Aspectos técnicos e tecnológicos. Filmagem em stop motion ou frame a frame: animação de sombras em silhuetas, areia, recortes, plasticina, desenho, pixilação, rotoscopia, etc. Registo e tratamento sonoro. Edição video e audio. 3. Análise do video e do cinema. Metamorfose. Plano e continuidade. Cenografia e iluminação. Montagem. Pontuação. Estrutura narrativa (paralela, em mosaico, linear e não-linear, sincrónica e assincrónica). 4. Introdução à história da animação em video e cinema. Visionamento e análise de diferentes técnicas de filmes de animação. A experiência da imagem-movimento e a experiência da imagem-tempo. A narrativa visual e a narrativa sonora. O imaginário fílmico e a expressão animada.
Aulas expositivas de introdução à gramática e história da animação. Aulas práticas onde se desenvolve técnicas de animação: filmagem, escrita fílmica, edição, realização e produção.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 30,00 |
Trabalho laboratorial | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Participação efectiva nos trabalhos individuais e de equipa. Produção dos trabalhos propostos.
Média ponderada do trabalho desenvolvido e participação efectiva.
O desenvolvimento de projectos é orientado, por um lado, para um aprofundamento na aprendizagem técnica e tecnológica audiovisuais, mas também, por outro, para a experimentação num sentido mais amplo da cultura video-cinematográfica, justificando abordagens de complementaridade curricular e de carácter artístico.