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Teoria e História da Escultura

Código: THES201     Sigla: THE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2014/2015 - 1S (de 15-09-2014 a 13-02-2015)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 7 Plano de estudos oficial 2011 4 - 3 34 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Teoria e História da Escultura pretende estudar epistemologicamente e ontologicamente o âmbito da Escultura, dos últimos anos do século XIX à atualidade, promovendo a aquisição pelos alunos de uma gramática de análise às obras de arte e privilegiando para tal, a abordagem aos meios, aos processos operativos, aos intervenientes, e às linguagens, inerentes.

Através dos fenómenos, dos autores e das obras que protagonizaram os diferentes acontecimentos do período em causa, esta Unidade Curricular promove uma visão esclarecida sobre as alterações paradigmáticas ocorridas neste contexto, auxiliando à compreensão do pensamento artístico.

Os estudantes devem adquirir e/ou consolidar os conceitos inerentes às questões que caracterizam a Escultura no período moderno e também no período pós-moderno, nomeadamente conceitos de espaço, forma, proporções, harmonia, equilíbrio, ritmos, volume massa e vazio, que assumiram ao longo destes períodos expressões e formas muito distintos.

É objetivo fundamental de Teoria e História da Escultura, exercitar o confronto permanente com o que é dado ao aluno a conhecer teoricamente pelos historiadores, pelos críticos ou pelos próprios autores das obras, e com aquilo que ele vê em estrita relação sensitiva com a sua formação cultural.


Resultados de aprendizagem e competências

Como resultado final, a Unidade Curricular fomenta o desenvolvimento de métodos de investigação, de organização e gestão de conhecimentos adquiridos de modo a que o aluno crie um conjunto de ferramentas capazes de contribuir para alicerçar a operatividade do seu projeto artístico individual.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução
A abordagem aos períodos moderno e contemporâneo ou se quisermos pós-moderno da escultura, compreende um rico e diversificado percurso nunca antes experimentado por esta área disciplinar. Dos últimos anos do Século XIX até à atualidade, a escultura viu o seu campo de ação alterar-se, expandindo-se para além do que lhe era próprio chegando a confundir-se com outras disciplinas como a arquitetura, passando de arte corpórea a arte espacial. A consequência destas profundas transformações, apresenta nas práticas artísticas atuais, especialmente no âmbito da escultura, a sua expressão, quer pela diversidade de abordagens quer pelas questões ontológicas que as caracteriza.

Síntese de conteúdos

1. Antecedentes, permanência e vanguarda na Escultura do Séc. XX
2. Forma, funcionalidade e antropomorfismo
3. Monumentalidade, Comemoração e novas abordagens
4. Metamorfoses
5. Objetos, arquitetura e minimalismo
6. Arte pública como superação o monumento
7. Land Art, Earthworks e a Escultura no Campo Expandido
7.1. Lugar
7.2. Site e Nonsite
7.3. Sitio específico
8. Do conceito ao espaço
9. A Escultura como metáfora da Arquitetura
10. A Pós-modernidade consumada

Bibliografia Obrigatória

MADERUELO, J. (Dir.) ; La Ideia de Espacio en la Arquitetura y el Arte Contemporáneo 1960-1989.., Madrid: AKAL, 2009. ISBN: ISBN 978-84-460-1261-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os conteúdos serão expostos com recurso a imagens, apresentações Power Point, filmes e/ou documentários, documentos escritos, eventuais autores convidados e visitas a obras escultóricas ou exposições de arte de particular interesse para as temáticas lecionadas nesta Unidade Curricular.

Estes conteúdos, serão abordados essencialmente a partir de autores cuja obra na totalidade, ou determinado trabalho no contexto dessa mesma obra, se manifesta de espacial relevância no contexto em causa.

A análise reflexiva dos assuntos estudados será realizada através de quadros de debate.

Serão construídos ensaios teóricos a partir do estudo dos temas debatidos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência é feita através da Avaliação Contínua que pressupõe elevada assiduidade às aulas e participação ativa nas mesmas, autonomia de investigação e conhecimento dos saberes e ainda pelo desenvolvimento de uma visão pessoal e autónoma dos assuntos estudados.
Para obtenção de frequência em articulação com a Avaliação Contínua é obrigatória a apresentação do caderno de notas de aula com os comentários escritos e pesquisa efetuada sobre cada um dos pontos apresentados nas aulas, a elaboração de um ensaio que desenvolva um ou mais conteúdos do programa, que será apresentado em aula através de PowerPoint e/ou de outros recursos que se manifestem pertinentes.
Será também realizado um teste de consulta de análise crítica sobre os assuntos desenvolvidos.

Fórmula de cálculo da classificação final



Avaliação Contínua 30%
Ensaio escrito final de desenvolvimento e respetiva apresentação PowerPoint 70%

Observações



A restante Bibliografia será facultada aos alunos em suporte analógico, no inicio das aulas.
Será ainda facultada outra bibliografia que se adeque especificamente ao trabalho de cada aluno.

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