Estudos de Arte Moderna e Contemporânea I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Arte |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S (de 15-09-2014 a 13-02-2015)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
AP |
108 |
Plano de estudos oficial 2011 |
3 |
- |
6 |
64 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A cultura em geral e a história e a teoria das artes em particular são utensílios fundamentais para a elaboração de projectos e trabalhos dos alunos noutras disciplinas, permitindo-lhes desenvolver pesquisas plásticas concretas; têm assim um papel importante na sua formação e avaliação, permitindo-lhes reflectir sobre a sua própria prática artística.
Na nossa época de proliferação das imagens digitais, a história da arte continua a demonstrar que as imagens que marcam a cultura visual contemporânea não surgiram do nada, e que a análise do seu substrato material e do seu contexto social é absolutamente necessária para um correcto entendimento histórico da sua função e do seu impacte visual. As obras de arte são o produto de interacções várias entre artistas sensíveis à visualidade e circunstâncias históricas específicas. A função da história da arte é, pois, a de compreender este processo criativo de múltiplas maneiras.
Resultados de aprendizagem e competências
Em vez de um saber estanque, de um corpo de ideias pré-definidas, fechado sobre si mesmo, pretende-se transmitir a ideia de que a história da arte é uma reflexão sobre o passado essencialmente aberta e dinâmica, receptiva a novas problematizações, com uma base teórica necessariamente influenciada pelas novas problemáticas e pela contemporaneidade.
Partindo de uma ampla base conceptual e de uma grande variedade de situações históricas e artísticas, procurar-se-á combater determinados preconceitos, como o da evidência da imagem, que afirma que o visível se impõe por si mesmo de forma imediata, à margem de qualquer saber. O aprofundamento de conhecimentos e de instrumentos de reflexão conduz à percepção de que a história da arte é um domínio aberto e eminentemente conflitual, onde se entrecruzam e afrontam diversas opiniões e posições, e onde o diálogo frutuoso e estimulante entre artistas e intelectuais se encontra sempre presente.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos Básicos de História da Europa e de História da Arte Ocidental, sécs. XVIII a XX.
Programa
1. Arte e cultura visual no século XIX
1.1. O Neoclassicismo. O Grand Tour e o fascínio por Itália. Inovações arquitectónicas. A pintura de História. A natureza pitoresca e a pintura de paisagem. Revolução, guerra e nacionalismos: a arte ao serviço da política.
1.2. O Romantismo e o Simbolismo. A época heróica: Francisco de Goya y Lucientes. Paisagens transcendentes: William Turner. O revivalismo da Idade Média: Os Pré-Rafaelitas.
1.3. O Impressionismo. Naturalismo e plein-air. O espectáculo dos prazeres modernos. O artista como sujeito. Charles Baudelaire, Émile Zola e os pintores da vida moderna: “les français peints par eux-mêmes.”
2. O início do século XX
2.1. O Expressionismo. A palavra e o conceito. A Alemanha na viragem do século. Die Brücke: Ludwig Kirchner e Emil Nolde. Der Blaue Reiter: Wassily Kandinsky e Paul Klee. Die Neue Sezession: Max Beckmann, Oskar Kokoschka, Egon Schiele, Gustav Klimt. Viena, Freud e a psicanálise.
2.2. Pós-Impressionismo, Fauvismo, primitivismo e arte tribal. Henri Matisse, Paul Gauguin, Seurat, Van Gogh. Picasso, Les Demoiselles d’Avignon e o ataque à representação mimética.
2.3. Futurismo e fascismo. Marinetti.
2.4. O Cubismo Analítico de Braque.
2.5. Os readymades e Marcel Duchamp.
2.6. O movimento Dada. Zurique e a catástrofe da I Guerra Mundial. A Feira Dada de Berlim (1920). A fotomontagem.
2.7. O construtivismo russo. Propaganda e necessidades de uma nova sociedade colectiva. A internacionalização do Construtivismo.
2.8. Weimar e a Bauhaus.
2.9. Paris, a exposição Art Déco e o advento do kitsch contemporâneo.
2.10. A estética surrealista e André Breton. René Magritte: a influência da publicidade; ambiguidade entre linguagem e representação. Salvador Dali.
2.11. Paul Klee e Max Ernst. A influência da arte dos doentes mentais.
2.12. A Neue Sachlichkeit e os pintores alemães figurativos. George Grosz, Otto Dix, Max Beckmann.
Bibliografia Obrigatória
Alexandrian Sarane;
O surrealismo
Antlif, Mark; Cubism and Culture, Thames and Hudson, 2001
Behr Shulamith;
Expressionismo. ISBN: 972-23-2611-2
Bell, Julian; Espelho do mundo: uma nova História da Arte, Orfeu Negro, 2007
Blistène, Bernard; Une histoire de l’art du XXème siècle, Beaux Arts Magazine-Centre Pompidou, s/d
Bradley Fiona;
Surrealismo. ISBN: 972-23-2480-2
Brettell Richard R.;
Modern art. ISBN: 0-19-284220-X
Britt David 340;
Modern art. ISBN: 0-500-28126-2
Brown, David Blayney; Romanticism (Arts and Ideas), Phaidon Press, 2001
Chipp Herschel B.;
Teorias da arte moderna
Chu, Petra; Nineteenth Century European Art, Pearson, 2010
Collings, Matthew; This is Modern Art (From the Channel Four Series), Weidenfeld and Nicolson, 1999
Cottington David;
Cubismo. ISBN: 972-23-2481-0
Cox Neil;
Cubism. ISBN: 0-7148-4010-6
Craske Matthew;
Art in Europe. ISBN: 0-19-284206-4
Cumming Elizabeth;
The arts and crafts movement
Curtis Penelope;
Sculpture 1900-1945. ISBN: 0-19-284228-5
Denvir Bernard;
Post-impressionism. ISBN: 0-500-20255-9
Dube Wolf-Dieter;
O expressionismo
Dube Wolf-Dieter;
The expressionists. ISBN: 0-500-20123-4
Duncan Alastair;
Art nouveau. ISBN: 0-500-20273-7
Duncan, Alastair; Art Deco (World of Art), Thames and Hudson, 1988
Eisenman, Stephen F., Crow, Thomas; Nineteenth Century Art: A Critical History, Thames and Hudson, 2007
Elger Dietmar;
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Facos, Michelle; An Introduction to Nineteenth-Century Art: Artists and the Challenge of Modernity , Routledge, 2011
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FRANÇA José-Augusto;
História da Arte Ocidental 1780-1980
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O Impressionismo
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Frontisi, Claude; Historia visual del arte, Larousse, 2005
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História da Arte Contemporânea
Gaiger, Jason; Frameworks for Modern Art (Open University Art of the Twentieth Century), Yale University Press, 2004
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Dada & Surrealism. ISBN: 0-7148-3261-8
Gombrich E. H.;
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Greensted, Mary; The Arts and Crafts Movement in Britain, Shire, 2010
Hamilton George Heard;
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Harrison Charles 340;
Art in theory. ISBN: 0-631-16575-4
Harrison Charles 340;
Art in theory. ISBN: 0-631-22707-5
Harrison Charles;
Modernismo. ISBN: 972-23-2614
Hartt Frederick;
Art. ISBN: 0-8109-1884-6
Hilton Timothy;
The pre-raphaelites
Hobsbawm, E. J.; Age Of Revolution: Europe, 1789-1848, Abacus, 1998
Honour Hugh;
Historia mundial del arte. ISBN: 84-460-2092-0
Hopkins, David; Dada and Surrealism: A Very Short Introduction (Very Short Introductions), OUP Oxford, 2004
Hughes Robert;
American visions. ISBN: 1-86046-372-X
Hughes, Robert; The Shock of the New: Art and the Century of Change, Thames and Hudson, 1991
Humphreys Richard;
Futurismo. ISBN: 972-23-2613-9
Irwin David;
Neoclassicism. ISBN: 0-7148-3369-X
Kandel, Eric R.; The Age of Insight: The Quest to Understand the Unconscious in Art, Mind, and Brain, from Vienna 1900 to the Present, Random House, 2012
Kemp Martin 340;
The Oxford history of western art. ISBN: 0-19-860012-7
Krauss Rosalind E.;
Passages in Modern Sculpture. ISBN: 0-262-61033-7
Krell Alan;
Manet. ISBN: 0-500-20289-3
Lucie-Smith Edward;
Symbolist art
Lucie-Smith Edward;
Visual arts in the twentieth century. ISBN: 1-85669-091-1
Nochlin Linda;
Realism. ISBN: 0-14-02-1305-8
Onians John;
Atlas mundial del arte. ISBN: 84-9801-040-3
Pool, Phoebe; Impressionism (World of Art), Thames and Hudson, 1967
Prettejohn, Elizabeth; Beauty and Art: 1750-2000 (Oxford History of Art), , OUP Oxford, 2005
Rhodes Colin;
Primitivism and modern art. ISBN: 0-500-20276-1
Rosen, Charles; Romanticism and Realism. The Mythology of Nineteenth Century Art, Faber and Faber, 1984
Stangos Nikos 340;
Concepts of modern art. ISBN: 0-500-20268-0
Steer John;
Atlas de l.art occidental. ISBN: 2-850-88-132-5
Stiles Kristine;
Theories and documents of contemporary art. ISBN: 0-520-20253-8
Stokstad Marilyn;
Art history. ISBN: 0-8109-1960-5
Terraroli, Valerio; 1900-1919 The Avant-garde Movements (Art of the Twentieth Century), Skira, 2006
Terraroli, Valerio; 1920 - 1945 The Artistic Culture between the Wars (Art of the Twentieth Century), Skira, 2006
Thomson Belinda;
Pós-impressionismo. ISBN: 972-23-2482-9
Thomson, Belinda; Impressionism: Origins, Practice, Reception (World of Art), Thames and Hudson, 2000
Tisdall Caroline;
Futurism. ISBN: 0-500-20159-5
Varnedoe Kirk;
High & Low. ISBN: 0-87070-353-6
Vergo, Peter; Art in Vienna, 1898-1918: Klimt, Kokoschka, Schiele and Their Contemporaries, Phaidon Press, 1993
Waldberg Patrick;
Surrealism. ISBN: 0-500-20040-8
Witfield, Sarah; Fauvism (World of Art), Thames and Hudson, 1991
Whitford Frank;
Bauhaus. ISBN: 0-500-20193-5
Wood, Paul; Art of the Avant-Gardes (Open University Art of the Twentieth Century), Yale University Press, 2004
Wood, Paul; Varieties of Modernism (Open University Art of the Twentieth Century), Yale University Press, 2004
Foster Hal;
Art since 1900. ISBN: 0-500-23818-9 69.76
Gray Camilla;
The russian experiment in art 1863-1922. ISBN: 0-500-20207-9
Rubin James H.;
Impressionism. ISBN: 0-7148-3826-8
Vaughan William;
British painting. ISBN: 0-500-20319-9
Vaughan William;
Romanticism and art. ISBN: 0-500-20275-3
Fiedler, Jeannine, Feierabend, Peter (ed. de); Bauhaus (ed. espanhola), Tandem Verlag GmbH, 2006
Malpas James;
Realismo. ISBN: 972-23-2612-0
Baudelaire Charles;
O pintor da vida moderna. ISBN: 972-699-423-1
Observações Bibliográficas
As obras finais não estão por ordem alfabética porque foram acrescentadas posteriormente.
Infelizmente, e devido a cortes orçamentais, algumas das obras ainda não se encontram adquiridas para a biblioteca da FBAUP.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas de exposição e discussão dos temas, acompanhadas de material audiovisual, de acordo com a especificidade da Unidade Curricular em causa.
Os estudantes devem acompanhar sistematicamente as aulas e consultar a bibliografia disponível em cada sumário, que complementa e desenvolve a informação ministrada. As leituras e pesquisas individuais consideram-se parte fundamental do processo de aprendizagem.
Palavras Chave
Humanidades > Artes > Artes visuais
Humanidades > História > História da arte
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
O cumprimento da assiduidade por parte dos alunos será verificado em todas as aulas através de um registo de presenças, que se destina a fins estatísticos e de controlo interno. Atendendo às condições concretas de funcionamento desta Unidade Curricular (um elevado número de estudantes inscritos e uma única docente, o que dificulta um controlo rigoroso das presenças e a exclusão dos estudantes não-cumpridores), a assiduidade, embora muito importante, não constitui um pré-requisito para a avaliação.
Não obstante, considera-se imprescindível a presença dos estudantes nas aulas, dado que a realização da prova final pressupõe o conhecimento aprofundado dos conteúdos ministrados e discutidos semanalmente.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final corresponde à classificação obtida na prova de exame final. Este consta exclusivamente de uma prova escrita.
A realização do exame supõe o conhecimento aprofundado dos diferentes conteúdos programáticos ministrados nas aulas, bem como da bibliografia indicada como obrigatória.
Os critérios de avaliação das provas são os seguintes:
Rigor científico e conceptual; adequação da resposta ao problema colocado; conhecimentos específicos demonstrados; clareza da estrutura da resposta e do discurso escrito.
Provas e trabalhos especiais
Não são permitidas quaisquer provas ou trabalhos especiais.
Exame Final
Trabalho de estágio/projeto
Não são permitidas quaisquer provas ou trabalhos especiais.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Exame final
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação final efectua-se exclusivamente por exame, conforme consta no RREA.
Observações
Horário de atendimento: 5ª feira, das 12h00 às 14h00; sujeito a marcação prévia, devido ao elevado número de estudantes inscritos.