Código: | AEII | Sigla: | AEII |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes Plásticas/Escultura |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://atelierdeescultura.wordpress.com/ |
Unidade Responsável: | Artes Plásticas |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
AP | 24 | Plano de estudos oficial 2011 | 3 | - | 24 | 288 | 648 |
Atelier II antecede o ano final da licenciatura em Artes Plásticas para os alunos do ramo de Escultura. Após dois anos de aprendizagem já efetuados é fundamental que o discente crie, progressivamente, o seu universo individual de questionamento e investigação plástica e de outros âmbitos do saber que o interessem, de modo a aprofundar a sua criação pessoal e a preparar-se mais adequadamente para assumir o seu percurso final de formação - nos campos teórico e prático.
Com o cumprimento das propostas paresentadas no 1º semestre, no final da UC Atelier II o aluno deve ter competência e autonomia de gerir um projeto individual desde a sua concepção até à finalização, demonstrando capacidades de reflexão e concretização e apresentação.
Os conteúdos programáticos de Atelier II apresentam-se divididos em dois momentos diferenciados mas interligados: o primeiro semestre - com o desenvolvimento de propostas/temas através das quais o estudante adquire e aprofunda conhecimentos que lhe permitam iniciar o desenvolvimento e entendimento do seu projeto pessoal - e o segundo semestre no qual o estudante é convidado a apresentar e a cumprir o seu primeiro projeto pessoal de criação e investigação.
O conjunto das propostas apresentadas incita ao questionamento e investigação no âmbito das Artes Plásticas- Escultura e pressupõe-se suficientemente abrangente possibilitando a cada estudante o encontro com questões e orientações frutíferas para o desenvolvimento do segundo semestre. Assim, o período de estudo e investigação decorrentes do primeiro semestre deverão servir de apoio ou serem determinantes na definição dos territórios da tridimensionalidade que o estudante tenha interesse desenvolver no semestre seguinte.
1º Semestre - 3 propostas, 4 resultados obrigatórios
2º Semestre - Projeto individual, 2 resultados obrigatórios
No segundo semestre, o estudante cumprirá o seu projeto de trabalho individual. Este será preparado e discutido com o docente ainda durante o 1º semestre para que seja aprofundado e desenvolvido durante o 2º semestre.
Deste modo, são valorizadas as metodologias de trabalho dos estudantes – estimuladas pelo cruzamento com outras unidades curriculares, reflexão critica e autocritica – além dos momentos de discussão com o apoio docente na solução das problemáticas conceptuais e de concretização plástica.
A bibliografia indicada é meramente indicativa e será complementada com os estudantes
O papel do docente concentra-se em desenhar possíveis rumos e encontrar caminhos alternativos ao longo do processo de criação.
Sucintamente, além de um acompanhamento e apoio individualizados para o desenvolvimento dos projetos e trabalhos propostos, são realizadas aulas que estimulem uma discussão e diálogo em grupo, fundamentais à troca de experiências, das aprendizagens mas, igualmente, incentivando à apresentação das dificuldades com as quais cada um se confronta no sentido do desenvolvimento de instrumentos de análise acerca do pressupostos e trabalhos.
. Entrega e análise das propostas de trabalho, acompanhadas de aulas teóricas;
. Reuniões individuais com cada estudante para análise e apoio na seleção dos projetos e posterior apresentação aos colegas.
. Independentemente da concretização, os estudantes são orientados para a organização de um arquivo de “ideias” e registos de todo o processo de trabalho (desenhos, textos, fotografias, relatórios críticos escritos pelo aluno, investigações teóricas,...) para além da realização de um portfólio final em formato digital no qual é sintetizado todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo (imagens, sinopses e fichas técnicas de cada exercício).
. Periodicamente são marcadas apresentações dos trabalhos nas quais são debatidos os resultados obtidos.
. Faz igualmente parte do processo a realização de um trabalho de reflexão teórico.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 20,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Trabalho laboratorial | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Elaboração de projeto | 0,00 |
Estudo autónomo | 0,00 |
Frequência das aulas | 0,00 |
Trabalho de campo | 0,00 |
Trabalho de investigação | 0,00 |
Trabalho laboratorial | 0,00 |
Total: | 0,00 |
O cumprimento das três propostas de trabalho do primeiro semestre será avaliado qualitativamente e depois convertido em média percentual para a avaliação final que contará ainda com o projeto individual, assiduidade e portfólio (blog de turma) nas percentagens de 40%, 40% e 20% respetivamente.