Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > HA201

História da Arte III

Código: HA201     Sigla: HAIII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Arte

Ocorrência: 2014/2015 - 1S (de 15-09-2014 a 13-02-2015) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Arte e do Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 101 Plano de estudos oficial 2011 2 - 3 34 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A cultura em geral e a história e a teoria das artes em particular são utensílios fundamentais para a elaboração de projectos e trabalhos dos alunos noutras disciplinas, permitindo-lhes desenvolver pesquisas plásticas concretas; têm assim um papel importante na sua formação e avaliação, permitindo-lhes reflectir sobre a sua própria prática artística. Na nossa época de proliferação das imagens digitais, a história da arte continua a demonstrar que as imagens que marcam a cultura visual contemporânea não surgiram do nada, e que a análise do seu substrato material e do seu contexto social é absolutamente necessária para um correcto entendimento histórico da sua função e do seu impacte visual. As obras de arte são o produto de interacções várias entre artistas sensíveis à visualidade e circunstâncias históricas específicas. A função da história da arte é, pois, a de compreender este processo criativo de múltiplas maneiras. 

Resultados de aprendizagem e competências

Em vez de um saber estanque, de um corpo de ideias pré-definidas, fechado sobre si mesmo, pretende-se transmitir a ideia de que a história da arte é uma reflexão sobre o passado essencialmente aberta e dinâmica, receptiva a novas problematizações, com uma base teórica necessariamente influenciada pelas novas problemáticas e pela contemporaneidade. Partindo de uma ampla base conceptual e de uma grande variedade de situações históricas e artísticas, procurar-se-á combater determinados preconceitos, como o da evidência da imagem, que afirma que o visível se impõe por si mesmo de forma imediata, à margem de qualquer saber. O aprofundamento de conhecimentos e de instrumentos de reflexão conduz à percepção de que a história da arte é um domínio aberto e eminentemente conflitual, onde se entrecruzam e afrontam diversas opiniões e posições, e onde o diálogo frutuoso e estimulante entre artistas e intelectuais se encontra sempre presente.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Arte e cultura visual no período maneirista 1.1. O Maneirismo: evolução e definição de um conceito. 1.2. O universo cultural do período maneirista: uma arte para as elites cultas. Relações entre arte e sociedade. 1.3. A elevação do estatuto social do artista e a noção de génio artístico. A fantasia bizarra, a destreza e a complexidade inventiva. 1.4. O desenvolvimento do coleccionismo e a recepção das obras de arte. O papel difusor da gravura. O gosto pelo exótico, pelo monstruoso e pelo grotesco. 2. Arte e cultura visual no período barroco 2.1. A génese e a evolução do conceito de barroco. 2.2. O contexto histórico: uma nova civilização da imagem. A Contra-Reforma e o zelo propagandístico. A função das imagens: persuasão e devoção. A nova conjuntura científica e filosófica. 2.3. O estado e a capital. Roma, domicílio das artes. O reforço da importância da corte papal. A nova ideia de monumentalidade. Retórica visual, arquitectura e urbanismo. 2.4. As necessidades de representação de uma cultura festiva. O palácio de Versailles. 2.5. A pintura barroca e rococó. 2.6. Bernini e a escultura barroca. 2.7. Artes decorativas e cultura material. O rococó.

Bibliografia Obrigatória

Battisti Eugenio; Renascimento e maneirismo
Burckhardt Jacob; A^civilização do renascimento italiano
Burke, Peter; The Italian Renaissance – Culture and Society in Italy, Princeton University Press, 1986
Delumeau Jean; La Renaissance. ISBN: 2-02-017385-9
Frontisi, Claude; Historia visual del arte, Larousse, 2005
Gombrich E. H.; A história da arte
Gowing, Sir Lawrence; A History of Art, Grange Books, 1999
Hale J.R. 300; Enciclopedia de renacimiento italiano. ISBN: 84-206-5219-9
Hartt Frederick; Art. ISBN: 0-8109-1884-6
Honour Hugh; Historia mundial del arte. ISBN: 84-460-2092-0
Hughes Anthony; Michelangelo. ISBN: 0-7148-3483-1
Kemp, Martin; História da Arte no Ocidente, Verbo, 2006
Kemp Martin 340; The Oxford history of western art. ISBN: 0-19-860012-7
King Margaret L.; The^renaissance in Europe. ISBN: 1-85669-374-0 26.00
Murray Linda; The high renaissance and mannerism. ISBN: 0-500-20162-5
Murray Linda; Michelangelo. ISBN: 0-500-01315-2 15.49
Nieto Alcaide Victor; El Renacimiento. ISBN: 84-7090-108-7
Onians John; Atlas mundial del arte. ISBN: 84-9801-040-3
Rosand David; Painting in sixteenth-century Venice. ISBN: 0-521-56568-5
Schianchi Lucia Fornari 340; Parmigianino. ISBN: 88-8215-481-5
Shearman John; Manierismo. ISBN: 84-85434-25-0
Stokstad Marilyn; Art history. ISBN: 0-8109-1960-5
Tinagli, Paola; Women in Italian Renaissance Art: Gender, Representation, Identity, Manchester University Press, 1997
Turner Nicholas; Desenhos de mestres europeus em colecções portugueses. ISBN: 972-8176-53-8
Vigarello, Georges; Historia del cuerpo, vol. I, Del Renacimiento al Siglo de las Luces, Editorial Taurus, 2005
Argan, Giulio Carlo; L’Âge Baroque, Editions d’Art Albert Skira, 1994
Bérchez Joaquín; Arte del barroco. ISBN: 84-7679-308-1
Checa Cremades Fernando; EL Barroco. ISBN: 84-7090-122-2
Cornette, Joel e Mérot, Alain; Histoire artistique de l’Europe - Le XVIIème siècle, eds. du Seuil, 1999
Dell’Arco, Maurizio Fagiolo; La festa barroca, Edizioni de Luca, 1997
Martin, John Rupert; Barroco, Xarait Libros, 1986
Minor Vernon Hyde; Baroque & rococo. ISBN: 1-85669-173-X
Snodin, Michael e Llewellyn, Nigel (ed. de); Baroque 1620-1800: Style in the Age of Magnificence, Victoria and Albert Publishing, 2009
Steer John; Atlas de l.art occidental. ISBN: 2-850-88-132-5
Bayley, Gauvin Alexander; Baroque and Rococo , Yale University Press, 2012

Observações Bibliográficas

Infelizmente, e devido a cortes orçamentais, algumas obras ainda não se encontram adquiridas para a biblioteca da FBAUP. O programa Sigarra não permite colocar por ordem alfabética com facilidade o nome dos autores de referências bibliográficas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de exposição dos temas, acompanhadas de material audiovisual, de acordo com a especificidade da Unidade Curricular em causa. Os estudantes devem acompanhar sistematicamente as aulas e consultar a bibliografia disponível em cada sumário, que complementa e desenvolve a informação ministrada. As leituras e pesquisas individuais consideram-se parte fundamental do processo de aprendizagem.

Palavras Chave

Humanidades > História > História da arte
Humanidades > Artes > Artes visuais

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

O cumprimento da assiduidade por parte dos alunos será verificado em todas as aulas através de um registo de presenças, que se destina a fins estatísticos e de controlo interno. Atendendo às condições concretas de funcionamento desta Unidade Curricular (um elevadíssimo número de estudantes inscritos e uma única docente, o que dificulta um controlo rigoroso das presenças e a exclusão dos estudantes não-cumpridores), a assiduidade, embora muito importante, não constitui um pré-requisito para a avaliação. Não obstante, considera-se imprescindível a presença dos estudantes nas aulas, dado que a realização da prova final pressupõe o conhecimento aprofundado dos conteúdos ministrados e discutidos semanalmente.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final corresponde à classificação obtida na prova de exame final. Este consta exclusivamente de uma prova escrita. A realização do exame supõe o conhecimento aprofundado dos diferentes conteúdos programáticos ministrados nas aulas, bem como da bibliografia indicada como obrigatória. Os critérios de avaliação das provas são os seguintes: Rigor científico e conceptual; adequação da resposta ao problema colocado; conhecimentos específicos demonstrados; clareza da estrutura da resposta e do discurso escrito.

Provas e trabalhos especiais

Não são permitidas quaisquer provas ou trabalhos especiais.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame final.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação final efectua-se exclusivamente por exame, conforme consta no RREA.

Observações

Horário de atendimento: 5ª feira, das 12h00 às 14h00; sujeito a marcação prévia, devido ao elevado número de estudantes inscritos.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-16 às 18:54:18 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias