Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > AEI

Atelier I - Escultura

Código: AEI     Sigla: AEI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2014/2015 - A (de 15-09-2014 a 31-07-2015)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 21 Plano de estudos oficial 2011 2 - 24 288 648

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Aprofundamento do entendimento das questões relativas à prática artística de cariz marcadamente tridimensional, espacial ou escultórica, tanto em termos processuais como tecnológicos;
2. Consciencialização de processos individuais e colectivos de trabalho;
3. Investigação dos ambientes tecnológicos, materiais e suportes de trabalho;
4. Recolha, selecção e tratamento personalizado de informação;
5. Desenvolvimento da capacidade de reflexão sobre os resultados obtidos e estabelecimento de valores diacríticos;

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os discdentes aprofundem a sua capacidade de reflexão crítica em consonância com o desenvolvimento dos trabalhos e resultados obtidos, bem como no enquadramento da prática artística na contemporaneidade. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Pretende-se com esta unidade curricular estimular o desenvolvimento de uma consciência plástica como processo criativo alicerçada no objecto e espaço tridimensionais, suas consecuções tecnológicas, filiações conceptuais e críticas. Neste sentido, deseja-se confrontar o estudante no estudo das relações do corpo/objecto (nomeadamente como exercício de auto-conhecimento/representação) com o espaço enquanto território a manipular.
Pretende-se que o estudante adquira e desenvolva um sentido crítico adequado ao nível de formação do 2º Ano do 1º Ciclo, nos domínios processual e tecnológico. A organização dos diferentes momentos de trabalho, pesquisa e desenvolvimento, e dos resultados obtidos será mantida em dossier.

Bibliografia Obrigatória

Abraham A. Moles, Elisabeth Rohmer; , Psychologie de L’espace,
Bachelard Gaston,; A Poética do Espaço
Baal Teshuva Jacob ; Cristo and Jeanne-Claude
Bourgeois Louise; Destruction of the father. Reconstruction of the father. Writings and Interviews
Duchamp Marcel; Le Processus Créatif
Kraus Rosalind; Caminhos da Escultura Moderna
Gordon Matta-Clark; Anarchitecture: Works by Gordon Matta-Clark
Schulz-Dornburg Julia; Arte y Arquitectura: nuevas afinidades-Arte e Arquitetura: novas afinidades
Senie F. Harriet, Michel; The Practice of Everyday Life

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Será formulado um conjunto de propostas estruturantes das estratégias pedagógicas, uma vez que é em torno de cada uma delas que serão mobilizadas várias acções;
Aulas presenciais de acompanhamento do desenvolvimento das propostas, versando aspectos plásticos e técnicos, conceptuais e críticos.
Sessões de natureza apresentativa com vista a promover o confronto com exemplos da História da Arte de épocas diversas e da prática artística contemporânea, mediante os meios disponíveis (projecção de imagens, vídeo ou outros).
Visitas de estudo a exposições, museus, oficinas, e outras cujo interesse e oportunidade sejam adequados ás características do exercício em curso ou se traduzam numa mais-valia para a formação artística dos alunos deste nível;
Momentos de discussão individual e colectiva de acompanhamento das respostas aos exercícios propostos, bem como de reflexão e análise crítica do conjunto de resultados obtidos no final de cada exercício.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Trabalho laboratorial 60,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A Avaliação é contínua, sendo porém exercida a dois níveis:
Primeiro nível: corresponde à avaliação a que é submetido o resultado de cada exercício concluído, em confrontação com os processos aplicados;
Segundo nível: avaliação da progressão do estudante ao longo do semestre, também constantes do dossier que o próprio compila, através da qual é possível reconstituir uma visão de conjunto evolutiva.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação presencial 40%

Desenvolvimento das propostas de trabalho e apresentação 30%

Entrega de relatórios 30%

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-16 às 19:01:50 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias