Código: | HA102 | Sigla: | HAII |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Arte |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Arte e do Design |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 115 | Plano de estudos oficial 2011 | 1 | - | 3 | 34 | 81 |
DC | 62 | Licenciatura em Design de Comunicação | 1 | - | 3 | 34 | 81 |
Esta disciplina destina-se a fornecer aos alunos dos vários cursos da FBAUP um espaço de reflexão comum sobre a arte, enquanto componente de sistemas culturais que se foram modificando ao longo dos tempos e que diferem nas várias civilizações que lhes deram origem. Deste modo, o programa da disciplina será estruturado à volta de grandes temáticas, capazes de suscitar o confronto e o diálogo entre alunos com experiências e motivações muito diferentes. A disciplina cobre o período histórico do Renascimento, que deu origem a magníficas produções artísticas que tiveram um papel fundamental no desenvolvimento da consciência ocidental. A abordagem será simultaneamente histórica e temática, pretendendo fornecer aos alunos os instrumentos de análise fundamentais para o estudo e apreciação da arte renascentista, tanto no seu contexto sócio-histórico original, como quanto à sua importância e significado universal. Procurar-se-á fomentar o interesse pela leitura de textos da época e de estudos e ensaios, e desenvolver as capacidades de entendimento das imagens, fornecendo aos alunos utensílios para observar e interpretar o objecto artístico. O confronto com obras de arte, temas e questões essenciais à história da arte, permitirá a cada aluno tecer a sua própria base de reflexão.
A partir de algumas obras maiores, e de outras menos conhecidas da história da arte ocidental, procurar-se-á dotar os alunos de uma linguagem crítica comum, dando especial relevo à importância do contexto histórico e cultural e da análise formal, de modo a que estas obras permitam igualmente compreender certas práticas contemporâneas. São essenciais a aquisição de um vocabulário técnico, de conceitos e de conhecimentos básicos fundamentais para o estudo da história da arte, bem como o desenvolvimento do espírito crítico e das capacidades de percepção visual e comparativa na análise da obra de arte, enquanto objecto artístico, estético e histórico.
1. A arte do primeiro Renascimento: o Quattrocento. 1.1. Introdução: arte, cultura e política nos séculos XIV e XV. A Itália renascentista. 1.2. A “Arte” no Renascimento italiano. Os diversos usos da obra de arte: religião, magia, política e fruição estética. Arte, artistas e mecenas: os fenómenos de gosto e as escolhas estéticas. 1.3. O “fazer” da arte na Europa do Renascimento: a organização das artes. O desenvolvimento da individualidade do artista: a ideia de progresso, a competição e a emulação, o novo estatuto social do artista. 1.4. O desafio da natureza e a recuperação da Antiguidade Clássica. O Humanismo. Renascimento e globalização. 1.5. O renascer do realismo na Itália de finais da Idade Média: Giotto e a nova linguagem pictórica. 1.6. O retrato e o advento do “Homem do Renascimento”. O Renascimento no Norte da Europa: a nova classe burguesa e o realismo flamengo. 1.7. A pintura italiana do Quattrocento: entre o sagrado e o profano. 1.8. A escultura e as novas necessidades de representação. 1.9. O espaço sagrado: a arquitectura dos locais de devoção. A arte de bem governar: arte e urbanismo nas cidades italianas. 2. O Alto Renascimento 2.1. O novo século. O Alto Renascimento em Roma: a deslocação da cena cultural de Florença para Roma. A Renovatio Romae e o mecenato papal. Leonardo da Vinci, Miguel Ângelo, Rafael Sanzio de Urbino. 2.2. O Alto Renascimento em Veneza. As novas formas de expressão artística: a emergência do pictórico e dos valores visuais.
Nota: infelizmente, devido a cortes orçamentais, nem toda a bibliografia se encontra disponível na Biblioteca da FBAUP.
Aulas de exposição dos temas, acompanhadas de material audiovisual, de acordo com a especificidade da Unidade Curricular em causa. Os estudantes devem acompanhar sistematicamente as aulas e consultar a bibliografia disponível em cada sumário, que complementa e desenvolve a informação ministrada. As leituras e pesquisas individuais consideram-se parte fundamental do processo de aprendizagem.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
O cumprimento da assiduidade por parte dos alunos será verificado em todas as aulas através de um registo de presenças, que se destina a fins estatísticos e de controlo interno. Atendendo às condições concretas de funcionamento desta Unidade Curricular (um elevadíssimo número de estudantes inscritos e uma única docente, o que dificulta um controlo rigoroso das presenças e a exclusão dos estudantes não-cumpridores), a assiduidade, embora muito importante, não constitui um pré-requisito para a avaliação. Não obstante, considera-se imprescindível a presença dos estudantes nas aulas, dado que a realização da prova final pressupõe o conhecimento aprofundado dos conteúdos ministrados e discutidos semanalmente.
A classificação final corresponde à classificação obtida na prova de exame final. Este consta exclusivamente de uma prova escrita. A realização do exame supõe o conhecimento aprofundado dos diferentes conteúdos programáticos ministrados nas aulas, bem como da bibliografia indicada como obrigatória. Os critérios de avaliação das provas são os seguintes: Rigor científico e conceptual; adequação da resposta ao problema colocado; conhecimentos específicos demonstrados.
Não são permitidas quaisquer provas ou trabalhos especiais.
Exame final
A melhoria de classificação final efectua-se exclusivamente por exame, conforme consta no RREA.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO DOS ALUNOS: 2as feiras, das 16h00 às 18h00, mediante marcação prévia, atendendo ao elevado número de estudantes.