Arte Contemporânea
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Artes Plásticas |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S (de 16-02-2015 a 17-07-2015)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
AP |
151 |
Plano de estudos oficial 2011 |
1 |
- |
3 |
34 |
81 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta unidade teórica tem como principal objetivo enriquecer de forma articulada os projetos desenvolvidos, e a desenvolver, nas restantes propostas curriculares do curso, em particular em relação à disciplina de Artes Plásticas. Será estimulado o exercício de leitura interpretativo de obras de arte recentes. Que temas e conceitos comunicam? Como?
Objetivos específicos:
- Introdução à prática de reflexão teórica em torno da arte contemporânea;
- Introdução aos conceitos-chave que fundamentam o campo da arte contemporânea;
- Promoção de uma reflexão informada a partir dos conceitos e das obras apresentadas;
- Disseminação do pensamento artístico atual;
Resultados de aprendizagem e competências
- Capacidade de aprofundar análise bibliográfica;
- Desafiar o excesso de subjetivação das práticas artísticas contemporâneas através do exercício de pesquisa apoiado em documentação atual e seminal relativa à cultura visual;
- Contribuir para novas associações de ideias.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Génese da arte contemporânea.
- Da vanguarda à neo-vanguarda.
- A obra de arte pós-media.
Bibliografia Obrigatória
Pollock, Griselda; teoria (a disponibilizar pela docente no 1º dia de aulas)
Appadurai, Arjun; cultura (a disponibilizar pela docente no 1º dia de aulas)
Sardo, Delfim; arte (a disponibilizar pela docente no 1º dia de aulas)
Medeiros, Margarida; fotografia (a disponibilizar pela docente no 1º dia de aulas)
Afonso Santos, Rui; design + hist. arte (a disponibilizar pela docente no 1º dia de aulas)
Bibliografia Complementar
Wallis Brian 340;
Art after modernism. ISBN: 0-87923-632-9
Thompson Nato 340;
The^interventionists. ISBN: 0-262-20150-X
Stiles Kristine;
Theories and documents of contemporary art. ISBN: 0-520-20253-8
Nogueira Isabel;
Do^pós-modernismo à exposição Alternativa Zero. ISBN: 978-972-699-833-4
Mah Sérgio;
A^Fotografia e o privilégio de um olhar moderno. ISBN: 972-772-361-6
Loock Ulrich 340;
A^obra de arte sob fogo. ISBN: 972-8892-01-2
Loock Ulrich 340;
Anos 80. ISBN: 972-739-170-2
Kaprow Allan;
Essays on the blurring of art and life. ISBN: 0-520-20562-6
Krauss Rosalind;
La originalidad de la vanguardia y otros mitos modernos. ISBN: 84-206-7135-5
Johnstone Stephen 340;
The^Everyday. ISBN: 978-0-85488-159-8
Iversen Margaret 340;
Chance. ISBN: 978-0-854-88177-2
Iles Chrisssie 340;
Off the wall. ISBN: 978-972-739-250-6
Higmore Ben;
Everyday life and cultural theory. ISBN: 0-415-22303-2
Harrison Charles 340;
Art in theory. ISBN: 0-631-22707-5
Grosenick Uta 340;
Women artists. ISBN: 3-8228-1730-9
Frascina Francis 340;
Art in modern culture. ISBN: 0-7148-2840-8
Foster Hal;
Design and Crime. ISBN: 1-85984-668-8
Foster Hal 340;
The anti-aesthetic. ISBN: 0-941920-01-1
Buchloh Benjamin H. D.;
Neo-Avangarde and culture industry. ISBN: 0-262-52347-7 31.12
Buskirk Martha;
The^contingent object of contemporary art. ISBN: 0-262-52442-2
Buck Paul 340;
Às^Artes, cidadãos!. ISBN: 978-972-739-239-1
Buck-Morss Susan;
The^dialectics of seeing. ISBN: 0-262-52164-4
Archer Michael;
Art since 1960
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia aplicada nas sessões caracteriza-se por uma apresentação de conteúdos acompanhada de materiais audiovisuais, de documentação de acordo com os módulos temáticos e interlocutores convidados.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
70,00 |
Participação presencial |
0,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
O método da avaliação permite duas modalidades:
modalidade a) Realização de ficha de leitura (a partir de bibliografia especifica) e uma prova escrita
modalidade b) Prova escrita
Fórmula de cálculo da classificação final
modalidade a) Realização de ficha de leitura (30%) e uma prova escrita (70%)
modalidade b) Prova escrita (100%)