Código: | LSI202 | Sigla: | LSI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Design Comunicacao |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Design |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Design de Comunicação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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DC | 67 | Licenciatura em Design de Comunicação | 2 | - | 6 | 60 | 162 |
Definir e enquadrar as principais tendências no domínio dos media digitais de modo a apoiar tanto a prática criativa como o discurso crítico. O aluno estará assim habilitado a refletir sobre os temas e as linguagens artísticas dos media digitais, na perspetiva da construção de uma sintaxe audio/visual individualizada.
Aprofundar a familiarização com os media a trabalhar, através da exploração dos fundamentos técnicos constituintes, promovida pelo desenvolvimento de exercícios e projetos práticos.
Nesta unidade curricular é proposta uma abordagem dos fundamentos técnicos constituintes dos media digitais, explorando-se o som e a imagem – tanto estática como em movimento – tanto como sequências de bits, unidades elementares de informação; tanto como complexidades emergentes de operações de natureza algorítmica.
Propõem-se assim experiências práticas de manipulação binária (databending / datamoshing) e de geração audiovisual a partir de algoritmos simples recorrendo a ferramentas de programação criativa (Processing, P5.js). Adicionalmente, propõe-se experiências que questionem os processos tradicionais de captura, manipulação e audição/visualização (por exemplo, explorando-se a técnica de slitscanning de forma a espacializar o tempo na captura de imagem).
Os conteúdos a lecionar serão os seguintes:
Em aulas de caráter eminentemente prático, serão propostas experiências de manipulação, alteração e desconstrução de imagens e objetos audiovisuais digitais através do recurso a técnicas como o databending e o datamoshing, que intervêm de forma direta na representação binária do objecto. Será também proposta a construção de software produtor e manipulador de formas audiovisuais, com um convite à criação de mecanismos expressivos que questionem os pressupostos habituais da captura, edição e exibição desses objetos. Será exigida uma documentação cuidada do trabalho efetuado, sendo aprofundadas as metodologias necessárias. Paralelamente, serão expostos conteúdos complementares e contexualizadores do trabalho efetuado à luz da evolução histórica da Arte Digital e dos Media Digitais.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Trabalho laboratorial | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 48,00 |
Estudo autónomo | 25,00 |
Frequência das aulas | 64,00 |
Trabalho laboratorial | 25,00 |
Total: | 162,00 |
Classificação final igual ou superior a 10 valores.
Média ponderada dos resultados quantitativos das várias componentes de avaliação. Os projetos que careçam de acompanhamento ou documentação terão avaliação nula.
Todas as situações em que os alunos possuam estatuto especial (trabalhador-estudante, alta competição, etc.) terão tratamento específico, sendo fundamental o contacto atempado com o docente.
Apenas através de repetição da unidade curricular.