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Laboratório de Som e Imagem

Código: LSI202     Sigla: LSI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Design Comunicacao

Ocorrência: 2014/2015 - 2S (de 16-02-2015 a 17-07-2015)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 67 Licenciatura em Design de Comunicação 2 - 6 60 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


  1. Compreender a evolução histórica, os fundamentos técnicos e o papel dos media digitais, especificamente o som e a imagem, numa perspetiva potenciadora do discurso e das práticas expressivas individuais.

  2. Explorar o potencial expressivo da imagem e do som digitais através de diversas metodologias de produção e manipulação.

  3. Formar e consolidar hábitos de documentação da prática individual.

Resultados de aprendizagem e competências



  1. Definir e enquadrar as principais tendências no domínio dos media digitais de modo a apoiar tanto a prática criativa como o discurso crítico. O aluno estará assim habilitado a refletir sobre os temas e as linguagens artísticas dos media digitais, na perspetiva da construção de uma sintaxe audio/visual individualizada.




  2. Aprofundar a familiarização com os media a trabalhar, através da exploração dos fundamentos técnicos constituintes, promovida pelo desenvolvimento de exercícios e projetos práticos.



Modo de trabalho

Presencial

Programa

Nesta unidade curricular é proposta uma abordagem dos fundamentos técnicos constituintes dos media digitais, explorando-se o som e a imagem – tanto estática como em movimento – tanto como sequências de bits, unidades elementares de informação; tanto como complexidades emergentes de operações de natureza algorítmica.

Propõem-se assim experiências práticas de manipulação binária (databending / datamoshing) e de geração audiovisual a partir de algoritmos simples recorrendo a ferramentas de programação criativa (Processing, P5.js). Adicionalmente, propõe-se experiências que questionem os processos tradicionais de captura, manipulação e audição/visualização (por exemplo, explorando-se a técnica de slitscanning de forma a espacializar o tempo na captura de imagem).

Os conteúdos a lecionar serão os seguintes:

  • Arte Digital, Media Digitais e a Contemporaneidade: A transgressão dos limites da representação – da arte analógica à computer art; Cibernética; Estética informacional; Vídeo e animação digitais; Reatividade e Interatividade; Institucionalização da Arte Digital; Modelos curatoriais, exposição e preservação da Arte Digital; Publicação e divulgação de Arte Digital.
  • Fundamentos e Explorações dos Media Digitais: Bits e Teoria da Informação; Texto; Imagem raster; Vídeo; Áudio. Glitch Art, Databending e Datamoshing.
  • Fundamentos e Explorações de Criação Algorítmica: Algoritmia; Princípios de programação com as linguagens Processing / P5.js; Criação audiovisual; Manipulação de imagem e som; Criação de dispositivos programáticos de captura e exibição audiovisuais. 

Bibliografia Obrigatória

Reas, C. & McWilliams, C.; Form+Code in Design, Art and Architecture, Princeton Architectural Press, 2010
Wardrip-Fruin, N. & Montfort, N.; The New Media Reader, The MIT Press, 2003

Bibliografia Complementar

Juarez, G. & Quaranta, D.; The F.A.T. Manual, Free Art and Technology Lab, 2013 (http://fffff.at/the-fat-manual/)
Manovich, Lev.; The Language of New Media, The MIT Press, 2001
Montfort, Baudoin, Bell, Bogost et al.; 10 PRINT CHR$(205.5+RND(1)); : GOTO 10, The MIT Press, 2013 (http://10print.org/)
Noble, J.; Programming Interactivity, O’Reilly, 2009
Schiffman, Daniel; Learning Processing, Morgan Kaufmann, 2008

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Em aulas de caráter eminentemente prático, serão propostas experiências de manipulação, alteração e desconstrução de imagens e objetos audiovisuais digitais através do recurso a técnicas como o databending e o datamoshing, que intervêm de forma direta na representação binária do objecto. Será também proposta a construção de software produtor e manipulador de formas audiovisuais, com um convite à criação de mecanismos expressivos que questionem os pressupostos habituais da captura, edição e exibição desses objetos. Será exigida uma documentação cuidada do trabalho efetuado, sendo aprofundadas as metodologias necessárias. Paralelamente, serão expostos conteúdos complementares e contexualizadores do trabalho efetuado à luz da evolução histórica da Arte Digital e dos Media Digitais. 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 20,00
Trabalho laboratorial 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 48,00
Estudo autónomo 25,00
Frequência das aulas 64,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Classificação final igual ou superior a 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada dos resultados quantitativos das várias componentes de avaliação. Os projetos que careçam de acompanhamento ou documentação terão avaliação nula.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Todas as situações em que os alunos possuam estatuto especial (trabalhador-estudante, alta competição, etc.) terão tratamento específico, sendo fundamental o contacto atempado com o docente.

Melhoria de classificação

Apenas através de repetição da unidade curricular.

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