Design II
Ocorrência: 2009/2010 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Fornecer uma perspectiva realista das condições de trabalho e quotidiano da prática do Design de Comunicação nas seguintes variáveis: designer, equipa, ateliê, projecto, objecto, suporte, cliente, público, prazos, planificação, sustentabilidade, ética profissional, etc.
Saber equacionar os problemas de linguagem do design gráfico numa perspectiva cultural e social.
Implementar a utilização das ferramentas e materiais adequados, nomeadamente os recursos tecnológicos mais actuais.
Promover a investigação e a crítica sobre todos os temas e projectos do design.
Programa
A partir do desenvolvimento de competências relacionadas com a análise, reflexão e discussão das relações de interdependência entre indivíduo e colectivo, público e privado, produto e envolvente serão realizados exercícios práticos envolvendo trabalho de campo nas áreas da articulação semiótica em objectos de design de comunicação em articulação com a especificidade tecnológica dos novos meios de propagação.
É nosso objectivo ainda motivar o aluno a percorrer um vasto espectro de projectos-satélite em relação ao Design Editorial, de modo a que a sua formação seja ampla, consistente e objectiva, aplicada em exercícios multifacetados, referenciada em visitas técnicas e fundamentada no conhecimento teórico.
O programa sustenta um plano de trabalho de módulos sequenciais que assume as questões narrativas como tema estruturante da cadeira. A sua implementação assenta no desenvolvimento de uma série de projectos de carácter transversal, onde o estudo se organiza à volta de elementos tais como; narrativa, estrutura, complexidade, não-linearidade, hiper-texto, hiper-narrativa e hiper-média, procurando simultaneamente explorar relações interdisciplinares com outras disciplinas do curso de Design de Comunicação.
Cartaz. Abordagem ao processo histórico. A especificidade do cartaz cultural, sócio-politico e comercial. O processo comunicativo. A linguagem plástica e as técnicas ilustrativas. Técnicas de impressão. Visitas a unidades fabris de pré-impressão e produção gráfica.
Desenvolvimento de vários projectos editoriais: flyer, brochura, catálogo, livro e ainda livro-objecto.
Apresentação de obras monográficas com os autores (especialistas) convidados.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição, análise e discussão, por parte de docentes e estudantes, de materiais relevantes de natureza teórica e teórico-prática de forma a instituir um fórum de discussão permanente e o estabelecimento de fluxos transversais de informação no âmbito do grupo de trabalho.
A colocação em prática em aula da ideia de laboratório como local de experimentação, operação e transformação, desenvolvendo, de forma individual ou colectiva, projectos de carácter prático e teórico-prático visando implementar os conteúdos científicos e consolidar competências de natureza técnica.
O desenvolvimento de ante-projectos e produção de projectos, individualmente e em grupos de trabalho.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
Avaliação distribuída sem exame final.
A avaliação será contínua e reflectirá sobre as qualidades dos alunos no contexto ensino-aprendizagem e sobre as qualidades do trabalho desenvolvido pelos alunos através da avaliação individual de cada projecto.