Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MM501

Modelação e Moldagem

Código: MM501     Sigla: MM501

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Pintura
Instituição Responsável: Faculdade de Belas Artes

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 0 Licenciatura em Design de Comunicação 3 - 4,5 -
4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Procura-se que o aluno desenvolva os seguintes objectivos:
- Aperfeiçoamento da acuidade visual e capacidades analíticas/sintéticas;
- Consciencialização sensorializada das formas no espaço tridimensional;
- Aplicação dos princípios gerais de composição na organização das formas tridimensionais;
- Aplicação dos métodos e técnicas abordados, tendo em consideração processos de construção evolutivos que obrigam um percurso faseado;
- Sentido de reflexão e análise crítica sobre as matérias abordadas;
- Legitimação de uma linguagem própria;
- Capacidade de investigação (recolha, selecção e tratamento personalizada de informação);
- Capacidade de inovação;
- Gestão de recursos (espaço de trabalho, equipamento e materiais).

Programa

Pretende-se com esta unidade curricular desenvolver conhecimentos específicos sobre os principais métodos e técnicas da prática da modelação e da moldagem, no âmbito da escultura e na criação plástica tridimensional em geral, onde matérias-primas dúcteis detêm especial destaque como ferramentas expeditas e preparatórias na distribuição, organização e consciencialização das formas no espaço tridimensional.
O programa é desenvolvido através da aplicação e gestão dos métodos operativos e construtivos que as práticas da modelação e da moldagem se servem, contemplando, particularmente, os seus profícuos desenvolvimentos a partir do início do século XX até à contemporaneidade.
Neste contexto, ao nível da modelação, pretende-se experimentar, através de um processo construtivo essencialmente por adição de matéria (de dentro para fora e do geral para o particular), a manipulação, a transformação e a estruturação de um número limitado de matérias-primas susceptíveis de modelar (barro, gesso, ceras, plasticina, e outros). Serão propostos um conjunto de exercícios, como princípios basilares na conquista e organização das formas tridimensionais no espaço, onde valências como escala, proporções, relações internas/externas e interligação de volumes tornam-se elementos de composição cruciais para o desenvolvimento do estudo em causa.
Ao nivel da moldagem, pretende-se experimentar um conjunto de matérias-primas que permitam ao aluno dar outras consequencia aos trabalhos realizados em modelação desenvolvendo modelos e múltiplos.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A gestão do programa é efectuada mediante um conjunto de exercícios teórico-práticos que visam a cobertura dos Conteúdos acima definidos, tendo como objectivo o desenvolvimento das capacidades que são enumeradas no ponto referente a Objectivos.
Este conjunto de exercícios é coluna vertebral de toda a estratégia pedagógica, uma vez que é em torno de cada um deles que são mobilizadas todas as outras acções, nomeadamente:
1) Apresentação de cada novo exercício, onde numa primeira fase serão desenvolvidos aspectos plásticos e técnicos que os mesmos possam envolver e, numa segunda fase, se estabelece o confronto com exemplos da Arte de épocas diversas e da prática artística contemporânea, mediante os meios disponíveis (projecção de imagens, vídeo ou outros);
2) Visitas de estudo a exposições, museus, oficinas, e outras cujo interesse e oportunidade sejam adequados ás características do exercício em curso ou se traduzam numa mais-valia para a formação artística dos alunos deste nível;
3) Discussão individual ou colectiva dos ante-projectos dos alunos para cada exercício;
4) Discussão individual ou colectiva, centrada nas diversas fases de execução do exercício;
5) Momento colectivo de reflexão e análise critica do conjunto de resultados obtidos no final de cada exercício.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 80,00
Total: - 0,00
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-17 às 09:38:01 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias