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Atelier I - Escultura

Código: AEI     Sigla: AEI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2012/2013 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 26 Plano de estudos oficial 2011 2 - 24 288 648

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Aprofundamento do entendimento das questões relativas à prática artística de cariz marcadamente tridimensional, espacial ou escultórica, tanto em termos processuais como tecnológicos;
2. Consciencialização de processos individuais e colectivos de trabalho;
3. Investigação dos ambientes tecnológicos, materiais e suportes de trabalho;
4. Recolha, selecção e tratamento personalizado de informação;
5. Desenvolvimento da capacidade de reflexão sobre os resultados obtidos e estabelecimento de valores diacríticos;
6. Aprofundamento da capacidade de reflexão crítica em consonância com o desenvolvimento dos trabalhos e resultados obtidos, bem como no enquadramento da prática artística na contemporaneidade.

Programa

Pretende-se com esta unidade curricular estimular o desenvolvimento de uma consciência plástica como processo criativo alicerçada no objecto e espaço tridimensionais, suas consecuções tecnológicas, filiações conceptuais e críticas. Neste sentido, deseja-se confrontar o estudante no estudo das relações do corpo/objecto (nomeadamente como exercício de auto-conhecimento/representação) com o espaço enquanto território a manipular.
Pretende-se que o estudante adquira e desenvolva um sentido crítico adequado ao nível de formação do 2º Ano do 1º Ciclo, nos domínios processual e tecnológico. A organização dos diferentes momentos de trabalho, pesquisa e desenvolvimento, e dos resultados obtidos será mantida em dossier.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Será formulado um conjunto de propostas estruturantes das estratégias pedagógicas, uma vez que é em torno de cada uma delas que serão mobilizadas várias acções;
Aulas presenciais de acompanhamento do desenvolvimento das propostas, versando aspectos plásticos e técnicos, conceptuais e críticos.
Sessões de natureza apresentativa com vista a promover o confronto com exemplos da História da Arte de épocas diversas e da prática artística contemporânea, mediante os meios disponíveis (projecção de imagens, vídeo ou outros).
Visitas de estudo a exposições, museus, oficinas, e outras cujo interesse e oportunidade sejam adequados ás características do exercício em curso ou se traduzam numa mais-valia para a formação artística dos alunos deste nível;
Momentos de discussão individual e colectiva de acompanhamento das respostas aos exercícios propostos, bem como de reflexão e análise crítica do conjunto de resultados obtidos no final de cada exercício.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

A Avaliação é contínua, sendo porém exercida a dois níveis:
Primeiro nível: corresponde à avaliação a que é submetido o resultado de cada exercício concluído, em confrontação com os processos aplicados;
Segundo nível: avaliação da progressão do estudante ao longo do semestre, também constantes do dossier que o próprio compila, através da qual é possível reconstituir uma visão de conjunto evolutiva.
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