Atelier I - Escultura
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Artes Plásticas |
Ocorrência: 2011/2012 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
AP |
20 |
Plano de estudos oficial 2011 |
2 |
- |
24 |
288 |
648 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Aprofundamento do entendimento das questões relativas à prática artística de cariz marcadamente tridimensional, espacial ou escultórica, tanto em termos processuais como tecnológicos;
2. Consciencialização de processos individuais e colectivos de trabalho;
3. Investigação dos ambientes tecnológicos, materiais e suportes de trabalho;
4. Recolha, selecção e tratamento personalizado de informação;
5. Desenvolvimento da capacidade de reflexão sobre os resultados obtidos e estabelecimento de valores diacríticos;
6. Aprofundamento da capacidade de reflexão crítica em consonância com o desenvolvimento dos trabalhos e resultados obtidos, bem como no enquadramento da prática artística na contemporaneidade.
Programa
Pretende-se com esta unidade curricular estimular o desenvolvimento de uma consciência plástica como processo criativo alicerçada no objecto e espaço tridimensionais, suas consecuções tecnológicas, filiações conceptuais e críticas. Neste sentido, deseja-se confrontar o estudante no estudo das relações do corpo/objecto (nomeadamente como exercício de auto-conhecimento/representação) com o espaço enquanto território a manipular.
Pretende-se que o estudante adquira e desenvolva um sentido crítico adequado ao nível de formação do 2º Ano do 1º Ciclo, nos domínios processual e tecnológico. A organização dos diferentes momentos de trabalho, pesquisa e desenvolvimento, e dos resultados obtidos será mantida em dossier.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Será formulado um conjunto de propostas estruturantes das estratégias pedagógicas, uma vez que é em torno de cada uma delas que serão mobilizadas várias acções;
Aulas presenciais de acompanhamento do desenvolvimento das propostas, versando aspectos plásticos e técnicos, conceptuais e críticos.
Sessões de natureza apresentativa com vista a promover o confronto com exemplos da História da Arte de épocas diversas e da prática artística contemporânea, mediante os meios disponíveis (projecção de imagens, vídeo ou outros).
Visitas de estudo a exposições, museus, oficinas, e outras cujo interesse e oportunidade sejam adequados ás características do exercício em curso ou se traduzam numa mais-valia para a formação artística dos alunos deste nível;
Momentos de discussão individual e colectiva de acompanhamento das respostas aos exercícios propostos, bem como de reflexão e análise crítica do conjunto de resultados obtidos no final de cada exercício.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
360,00 |
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|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
A Avaliação é contínua, sendo porém exercida a dois níveis:
Primeiro nível: corresponde à avaliação a que é submetido o resultado de cada exercício concluído, em confrontação com os processos aplicados;
Segundo nível: avaliação da progressão do estudante ao longo do semestre, também constantes do dossier que o próprio compila, através da qual é possível reconstituir uma visão de conjunto evolutiva.