Métodos de Investigação
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Conhecer a especificidade da prática investigativa no contexto académico e profissional.
Conhecer os diferentes modelos de investigação, e as suas propostas metodológicas específicas.
Adquirir capacidades de investigação pura e aplicada.
Desenvolver capacidades de problematização e formulação de questões de investigação.
Aplicar os conhecimentos e capacidades supracitados a projectos de investigação no âmbito do curso.
Programa
A disciplina de Métodos de Investigação caracteriza-se por quatro momentos sequenciais:
1. Aulas expositivas sobre conteúdos fundadores da Investigação: definições, referências históricas, processos estruturantes. Paradigmas metodológicos: análise laboratorial, trabalho de campo. A epistemologia como ciência estruturante do pensamento.
2. Forum de análise referente a paradigmas emergentes de investigação na área das artes e comunicação visual. Constata-se que muitos desses paradigmas se encontram em formação e não reuniram ainda um consenso junto de uma comunidade internacional, permitindo deste modo um campo alargado de possibilidades de reflexão e acção, ainda que ancorado nos factores constituintes da actividade de investigação no seu todo.
3. Aplicação do corpo teórico e metodológico anteriormente abordado à especificidade dos projectos dos discentes, integrando o universo de áreas de investigação presentemente em desenvolvimento no Departamento de Design da FBAUP, consolidando deste modo a noção de investigação enquanto espaço de convergência de contributos.
4. Exposição de matéria de natureza prática, referente à produção de documentos de investigação no contexto académico:
normas regulamentares
estruturas de dissertação
formatação de documentos
referências
organização bibliográfica
articulação entre conteúdos de natureza teórica e projectos práticos no sentido da sua comunicabilidade.
Observações Bibliográficas
a bibliografia está disponível em: http://theun.dreamhosters.com/metinvbibl.htm
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas expositivas.
Forum de discussão.
Workshops.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
39,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação será contínua, baseando-se na presença e participação activa do aluno, e na classificação dos trabalhos executados. O factor central de avaliação será a proposta de projecto de investigação a elaborar pelo aluno, a qual será avaliada em função da demonstração aplicada dos conhecimentos adquiridos.