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Direção de Arte

Código: MDA501     Sigla: DA

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Design
Curso/CE Responsável: Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDGPE 20 Plano oficial DGPE 2008 1 - 6 -
MEA 1 Plano Oficial 1 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Familiarizar o aluno com as tarefas da Direcção de Arte enquanto trabalho de síntese da comunicação escrita e visual, constituindo uma forma única de gestão de competências vindas das mais diversas áreas disciplinares, contribuindo também para a criação de conteúdos e organização de recursos materiais e humanos. Fornecer um panorama histórico da Direcção de Arte, quer a nível nacional quer internacional.

Programa

As aulas dividir-se-ão em sete secções temáticas, incluindo história, casos de estudo concretos e bibliografia específica.

1. O que é um director de Arte? O papel do designer. O Artista, o designer e o produtor. Atributos e responsabilidades. Gestão de recursos. O design editorial (direcção de arte). Valores de comunicação. A “Alma Portuguesa”. Panorama histórico da Direcção de Arte em Portugal.

2. Ingredientes com que o Director de Arte trabalha: ilustração, cartoon e infografia. O processo de avaliação e escolha. Os atributos e escolhas do Director de Arte: fidelidade, novos formatos, ilustradores, street art. Estudo de caso ao longo de uma década: acompanhamento de um ilustrador, João Fazenda; o suplemento Mil Folhas do jornal Público.

3. Periódicos. A importância do Design editorial. Rotina e rotinas. Publicações portuguesas e estrangeiras. Fotografia e fotojornalismo. Estudos de Caso: dissecação de casos de Director de Arte em revistas: a “Adufe” e a “M”.

4. Livros: design, tipografia e capas (generalidades, fixando modelos…). História do design de livros no sec. XX. O design e os designers da Penguin.

5. Uma editora de livros. Intervenientes: o autor, o editor, o gestor, o Director de Marketing, o Director Comercial, o vendedor. Gestão de crise. Tipologias: livros infantis, juvenis, espirituais. Estudos de caso: Editorial Caminho e Leya.

6. O Livro Escolar. Estudos de caso: Texto e Asa.

7. O Branding e gestão de marca. Estudos de caso: as festas da cidade Lisboa

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

3 hipóteses: pesquisa histórica (mais teórica), projecto de redesenho ou projecto criativo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 39,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

n/a

Fórmula de cálculo da classificação final

n/a

Provas e trabalhos especiais

n/a

Avaliação especial (TE, DA, ...)

n/a

Melhoria de classificação

n/a


Observações

Dada a especificidade desta Unidade Curricular a bibliografia será dedicada aos projectos, na medida em que forem discutidos.
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