Direção de Arte
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Familiarizar o aluno com as tarefas da Direcção de Arte enquanto trabalho de síntese da comunicação escrita e visual, constituindo uma forma única de gestão de competências vindas das mais diversas áreas disciplinares, contribuindo também para a criação de conteúdos e organização de recursos materiais e humanos. Fornecer um panorama histórico da Direcção de Arte, quer a nível nacional quer internacional.
Programa
As aulas dividir-se-ão em sete secções temáticas, incluindo história, casos de estudo concretos e bibliografia específica.
1. O que é um director de Arte? O papel do designer. O Artista, o designer e o produtor. Atributos e responsabilidades. Gestão de recursos. O design editorial (direcção de arte). Valores de comunicação. A “Alma Portuguesa”. Panorama histórico da Direcção de Arte em Portugal.
2. Ingredientes com que o Director de Arte trabalha: ilustração, cartoon e infografia. O processo de avaliação e escolha. Os atributos e escolhas do Director de Arte: fidelidade, novos formatos, ilustradores, street art. Estudo de caso ao longo de uma década: acompanhamento de um ilustrador, João Fazenda; o suplemento Mil Folhas do jornal Público.
3. Periódicos. A importância do Design editorial. Rotina e rotinas. Publicações portuguesas e estrangeiras. Fotografia e fotojornalismo. Estudos de Caso: dissecação de casos de Director de Arte em revistas: a “Adufe” e a “M”.
4. Livros: design, tipografia e capas (generalidades, fixando modelos…). História do design de livros no sec. XX. O design e os designers da Penguin.
5. Uma editora de livros. Intervenientes: o autor, o editor, o gestor, o Director de Marketing, o Director Comercial, o vendedor. Gestão de crise. Tipologias: livros infantis, juvenis, espirituais. Estudos de caso: Editorial Caminho e Leya.
6. O Livro Escolar. Estudos de caso: Texto e Asa.
7. O Branding e gestão de marca. Estudos de caso: as festas da cidade Lisboa
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
3 hipóteses: pesquisa histórica (mais teórica), projecto de redesenho ou projecto criativo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
39,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
n/a
Fórmula de cálculo da classificação final
n/a
Provas e trabalhos especiais
n/a
Avaliação especial (TE, DA, ...)
n/a
Melhoria de classificação
n/a
Observações
Dada a especificidade desta Unidade Curricular a bibliografia será dedicada aos projectos, na medida em que forem discutidos.