Design Gráfico
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se, na unidade curricular de Design Gráfico, dominar as tecnologias digitais adequadas à resolução de problemas de design gráfico; conhecer e aplicar os fundamentos formais e teóricos da linguagem do design gráfico; estabelecer uma comunicação eficiente em contextos sociais, económicos e tecnológicos particulares; estimular o desenvolvimento de uma linguagem e vocabulário gráfico próprios e a capacidade de fundamentação conceptual em todas as fases de um projecto.
Programa
A unidade curricular de Design Gráfico procura promover uma visão interdisciplinar em domínios como design editorial, a tipografia, a direcção de arte e a infografia, com uma forte componente prática. Pretende-se a construção de um vocabulário gráfico rico e a aquisição de competências na gestão e execução de projecto de design de ciclo longo, através de um trabalho permanente de investigação, com a consciência do papel do Design como factor de mudança social; de exercício da análise crítica e discussão pública de projectos, com um discurso que valide e descodifique o projecto.
Bibliografia Obrigatória
BLACKWELL, Lewis/ BRODY, Neville; G1 Subj: contemp. design, graphic, Lawrence King, 1996
BRUINSMA, Max; Manifesto First Things First 2000, AIGA Journal of Graphic Design, 1999
BIERUT, Michael, HELLER, Steven, et all; Looking Closer, Allworth Press, 1994
CATO, Ken; One Designer’s Manifest, Communication Arts Advertising Manual, 1994
CHAVES, Norberto; La Imagen Corporativa – Teoria y Metodologia de la Identificación Institucional, Ediciones G. Gili, 1994
COSTA, Joan; Imagen Global, CEAC, 1994
LUPTON, Ellen, MILLER, Abbot; Design Writing Research, Phaidon, 2000
MEGGS, Philip B; Meggs' History of Graphic Design, John Wiley & Sons, 2006
MEGGS, Phillip B; Type & Image – The Language of Graphic Design, John Wiley & Sons Inc., 1992
NEWARK, Quentin; What is Graphic Design?, Rotovision, 2002
PULLMAN, Chris; The Education of a Graphic Designer, Allworth Press, 1998
TWEMLOW, Alice; Para que serve o Design Gráfico?, Editorial Gustavo Gili, 2006
SPIKERMANN, Erik e GINGER, E.M; Stop Stealing Sheep & Find out how Type Works, Adobe Press, 1995
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas decorrerão com um carácter de atelier de experimentação de situações práticas e input teórico, constituindo-se como uma plataforma de projectos de investigação aplicada.
Os conteúdos serão, assim, abordados numa perspectiva prática e oficinal – através da execução de trabalhos em grupo – e numa apreciação e discussão teórica, perante a turma, de fundamentação e desconstrução dos trabalhos realizados.
Software
Freehand, InDesign, QuarkXpress
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design > Design gráfico
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
51,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
n/a
Fórmula de cálculo da classificação final
n/a
Provas e trabalhos especiais
n/a
Avaliação especial (TE, DA, ...)
n/a
Melhoria de classificação
n/a