Seminário de Ciências da Arte II
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. A articulação dos conhecimentos obtidos pelos discentes nas Cadeiras Teóricas do 3º Ano, com a sua prática artística individual.
2. A criação de um espaço de reflexão aprofundada em torno dos projectos que os discentes desenvolvem na área de Projecto e nas outras Cadeiras Teórico-Práticas e Práticas, o que obviamente pressupõe um diálogo próximo e constante com os docentes que leccionam essas Cadeiras.
3. A investigação de conceitos que sustentem uma introspecção crítica por parte dos discentes, relativamente aos projectos em que se envolvem.
4. A discussão de temas pertinentes no panorama da cultura contemporânea, que viabilize a efectiva participação dos discentes nos discursos artísticos e críticos da actualidade.
Programa
Todos os conteúdos programáticos incidem sobre os conceitos e vocabulários que os discentes propôem e exploram na sua prática artística.
Antecipa-se que serão tratados temas relacionados com a autoria, a transdisciplinaridade, a inexpressão, a figuração, a impermanência e/ou instabilidade do objecto, o texto e a imagem, a exposição de arte e as relações dos artistas com o museu, a Arte Pública, a arte da intervenção, e com as inter-relações da arte com as ciência e a tecnologia.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A Língua usada na conversação é a Portuguesa, com a possibilidade de resumos introdutórios aos assuntos tratados em Inglês.
A maior parte dos materiais didácticos usam a Língua Inglesa. Os discentes que preferem textos com edições em Francês e/ou Espanhol, devem informar a docente da sua escolha.
Em cada aula estarão disponíveis todos os documentos pertinentes à análise e à discussão dos diversos conteúdos programáticos.
Essa documentação será listada apensa à aula respectiva: os materiais disponíveis serão as referências das imagens e os textos usados nas aulas, e ainda os sumários que os acompanham.
Os discentes podem contribuir voluntariamente para este acervo documental.
Será ainda indicada documentação específica e/ou temática, conforme as necessidades individuais expressas por cada discente, numa dinâmica de ensino que se pretende personalizada e dialogante.
As aulas serão desenvolvidas com base em métodos euríticos, que motivam o/a discente à descoberta, de modo a assegurar um ambiente de discussão e de crítica instrospectiva.
A adaptação de estratégias de ensino, a selecção da documentação (áudio-visual e escrita), a evolução dos conteúdos programáticos e as actividades extra-curriculares serão concordantes com as necessidades e especificidades globais e individuais dos discentes.
A articulação entre os conteúdos programáticos desenvolvidos nas aulas com os interesses de cada discente inclui a apresentação de projectos que são desenvolvidos nos estúdios e oficinas, de acordo com uma calendarização prévia.
Entende-se ainda que a apresentação e a discussão dos projectos dos discentes poderá ser enriquecida com a participação de artistas e críticos exteriores à FBA, pelo que haverá um sistema regular de visitantes que, através da suas investigações e experiências, permitem a criação de laços inestimáveis entre os estudantes finalistas e uma comunidade artística mais abrangente.
O atendimento presencial aos discentes será oportunamente calendarizado e funcionará através de marcação prévia.
Assegura-se a melhor comunicação com os discentes através do endereço: fatimaseneca@gmail.com
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
Não aplicável.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação formal será expressa na escala de 0 (zero) a 20 (vinte) valores e considera-se que esta Cadeira atribui 6 (seis) Créditos Locais e 6 (seis) ECTS.
A Avaliação é contínua, com apresentação de um Trabalho Final cujo tema deverá ser aprovado previamente pela docente.
A assiduidade, a participação e o interesse demonstrados por cada discente são objecto de avaliação, com uma expressão quantitativa na nota final que pode ir até aos 30%, ou seja, até aos 6 (seis) valores.
Não existe Exame Final.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de classificação
Não aplicável.
Observações
Programa em construção, sujeito a reformulações.