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Seminário de Ciências da Arte II

Código: SCA2     Sigla: SCA2

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Grupo de Ciências da Arte
Instituição Responsável: Faculdade de Belas Artes

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 10 Licenciatura em Design de Comunicação 4 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. A articulação dos conhecimentos obtidos pelos discentes nas Cadeiras Teóricas do 3º Ano, com a sua prática artística individual.
2. A criação de um espaço de reflexão aprofundada em torno dos projectos que os discentes desenvolvem na área de Projecto e nas outras Cadeiras Teórico-Práticas e Práticas, o que obviamente pressupõe um diálogo próximo e constante com os docentes que leccionam essas Cadeiras.
3. A investigação de conceitos que sustentem uma introspecção crítica por parte dos discentes, relativamente aos projectos em que se envolvem.
4. A discussão de temas pertinentes no panorama da cultura contemporânea, que viabilize a efectiva participação dos discentes nos discursos artísticos e críticos da actualidade.

Programa

Todos os conteúdos programáticos incidem sobre os conceitos e vocabulários que os discentes propôem e exploram na sua prática artística. 

Antecipa-se que serão tratados temas relacionados com a autoria, a transdisciplinaridade, a inexpressão, a figuração, a impermanência e/ou instabilidade do objecto, o texto e a imagem, a exposição de arte e as relações dos artistas com o museu, a Arte Pública, a arte da intervenção, e com as inter-relações da arte com as ciência e a tecnologia.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A Língua usada na conversação é a Portuguesa, com a possibilidade de resumos introdutórios aos assuntos tratados em Inglês. 

A maior parte dos materiais didácticos usam a Língua Inglesa. Os discentes que preferem textos com edições em Francês e/ou Espanhol, devem informar a docente da sua escolha. 

Em cada aula estarão disponíveis todos os documentos pertinentes à análise e à discussão dos diversos conteúdos programáticos. 

Essa documentação será listada apensa à aula respectiva: os materiais disponíveis serão as referências das imagens e os textos usados nas aulas, e ainda os sumários que os acompanham.
Os discentes podem contribuir voluntariamente para este acervo documental. 

Será ainda indicada documentação específica e/ou temática, conforme as necessidades individuais expressas por cada discente, numa dinâmica de ensino que se pretende personalizada e dialogante. 

As aulas serão desenvolvidas com base em métodos euríticos, que motivam o/a discente à descoberta, de modo a assegurar um ambiente de discussão e de crítica instrospectiva. 

A adaptação de estratégias de ensino, a selecção da documentação (áudio-visual e escrita), a evolução dos conteúdos programáticos e as actividades extra-curriculares serão concordantes com as necessidades e especificidades globais e individuais dos discentes. 

A articulação entre os conteúdos programáticos desenvolvidos nas aulas com os interesses de cada discente inclui a apresentação de projectos que são desenvolvidos nos estúdios e oficinas, de acordo com uma calendarização prévia. 

Entende-se ainda que a apresentação e a discussão dos projectos dos discentes poderá ser enriquecida com a participação de artistas e críticos exteriores à FBA, pelo que haverá um sistema regular de visitantes que, através da suas investigações e experiências, permitem a criação de laços inestimáveis entre os estudantes finalistas e uma comunidade artística mais abrangente. 

O atendimento presencial aos discentes será oportunamente calendarizado e funcionará através de marcação prévia.
Assegura-se a melhor comunicação com os discentes através do endereço: fatimaseneca@gmail.com

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

Não aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação formal será expressa na escala de 0 (zero) a 20 (vinte) valores e considera-se que esta Cadeira atribui 6 (seis) Créditos Locais e 6 (seis) ECTS.
A Avaliação é contínua, com apresentação de um Trabalho Final cujo tema deverá ser aprovado previamente pela docente.
A assiduidade, a participação e o interesse demonstrados por cada discente são objecto de avaliação, com uma expressão quantitativa na nota final que pode ir até aos 30%, ou seja, até aos 6 (seis) valores.
Não existe Exame Final.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

Não aplicável.

Observações

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