Arte e Design no Espaço Público
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Constituição de reportórios visuais, mediáticos, perceptivos e semânticos relativos às diversas dimensões do espaço público.
Identificação de contextos públicos passíveis de acção.
Construção de estratégias de acção sobre esses contextos.
Programa
Explorando noções muito diversas de espaço público enquanto território geográfico, rede social e universo cultural, linguístico ou estético, a presente disciplina articula um léxico de visões e paradigmas de intervenção e percepção.
A observação de contextos históricos é complementada por análises de realidades contemporâneas onde se assiste ao reequacionar de noções estruturantes de espaço e comunidade, tais como novos modelos urbanos, a ideia de social bookmarking, questões da privatização do espaço público e das ultra-periferias, mobilidade e requalificação.
Simultaneamente, proceder-se-á a um levantamento de realidades contemporâneas (locais e globais) onde o papel da Arte e/ou do Design se revelam decisivos para o surgimento de novos tecidos sociais e culturais. De igual forma, proceder-se-á à análise de modos de acção e projecção sobre essas mesmas realidades.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas expositivas de reportórios históricos e contemporâneos: dimensões conceptuais, sociais e culturais.
Trabalho de campo: observação participante, notação, entrevistas, mediação.
Projectos práticos: desenvolvimento, fundamentação e aplicação.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
48,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|