Campos e Especificidades da Prática Artística
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
▪ Oferecer uma panorâmica critica do contexto contemporâneo para a prática artística.
▪ Questionar de forma endógena as possibilidades conceptuais e tecnológicas das artes contemporâneas.
▪ Permitir a familiarização com a discursividade e a crítica afectas àquelas práticas, através da análise de textos seminais no território.
- Priveligiar contextos de discussão e reflexão sobre as temáticas propostas, mantendo um constante entrosamento com a prática artística desenvolvida pelo/a Mestrando/a.
Programa
Neste Módulo pretende-se colocar e debater questões pertinentes às práticas artísticas que operam a partir e para além da ideia de site-specificity tendo em conta os modos como as idiossincrasias do contexto – político, social, tecnológico, etc. - afectam a obra de arte na contemporaneidade, bem como os desenvolvimentos implementados pela noção de campo expandido operados a partir da segunda metade do século XX.
Pretende-se assim reflectir sobre a especificidade do objecto artístico; o contextual e o social; a própria transitoriedade da noção de especificidade, considerando que o “objecto artístico” na contemporaneidade se permite existir como consequência de um vasto conjunto de variáveis, tanto ao nível da produção como das suas polissemias. A perspectiva oferecida privilegiará necessariamente a experiência do artista, embora questões relativas aos possíveis relacionamentos que a obra em tais circunstâncias estabelece com os públicos, e os lugares a partir dos quais e para os quais é criada, também sejam versadas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
À excepção de aulas de visita, sessões com convidados ou outras de carácter específico ou excepcional, a generalidade das aulas serão estruturadas como segue:
Powerpoint e/ou apresentação teórica do texto ou textos e ou imagens para ler e reflectir para as aulas seguintes.
Discussão em grupo sobre assuntos em análise.
Apresentações de alunos de assuntos propostos.
Pretende-se assim apresentar, enquadrar e, sempre que oportuno, ilustrar os temas em causa, bem como promover a sua discussão em contexto de grupo, sem a qual a implementação de conhecimento crítico não tem sentido. Pretende-se ainda criar um fórum regular de apresentação de trabalhos ou questões específicas por parte dos alunos, estimulando a capacidade de apresentação pública e a abertura ao debate crítico do próprio trabalho.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
Trabalho escrito+apresentação em aula