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Campos e Especificidades da Prática Artística

Código: CEPA509     Sigla: CEPA9

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Escultura
Instituição Responsável: Faculdade de Belas Artes

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MADEP 8 Plano oficial de 2007 1 - 6 -
MDI 0 Plano Oficial 2006 1 - 6 -
MDTI 0 Plano Oficial 2007 1 - 6 -
ME 1 Plano oficial 2007 1 - 6 -
MEA 3 Plano Oficial 1 - 6 -
MPTD 0 Plano oficial 2007 1 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

▪ Oferecer uma panorâmica critica do contexto contemporâneo para a prática artística.
▪ Questionar de forma endógena as possibilidades conceptuais e tecnológicas das artes contemporâneas.
▪ Permitir a familiarização com a discursividade e a crítica afectas àquelas práticas, através da análise de textos seminais no território.
- Priveligiar contextos de discussão e reflexão sobre as temáticas propostas, mantendo um constante entrosamento com a prática artística desenvolvida pelo/a Mestrando/a.

Programa

Neste Módulo pretende-se colocar e debater questões pertinentes às práticas artísticas que operam a partir e para além da ideia de site-specificity tendo em conta os modos como as idiossincrasias do contexto – político, social, tecnológico, etc. - afectam a obra de arte na contemporaneidade, bem como os desenvolvimentos implementados pela noção de campo expandido operados a partir da segunda metade do século XX.

Pretende-se assim reflectir sobre a especificidade do objecto artístico; o contextual e o social; a própria transitoriedade da noção de especificidade, considerando que o “objecto artístico” na contemporaneidade se permite existir como consequência de um vasto conjunto de variáveis, tanto ao nível da produção como das suas polissemias. A perspectiva oferecida privilegiará necessariamente a experiência do artista, embora questões relativas aos possíveis relacionamentos que a obra em tais circunstâncias estabelece com os públicos, e os lugares a partir dos quais e para os quais é criada, também sejam versadas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

À excepção de aulas de visita, sessões com convidados ou outras de carácter específico ou excepcional, a generalidade das aulas serão estruturadas como segue:
Powerpoint e/ou apresentação teórica do texto ou textos e ou imagens para ler e reflectir para as aulas seguintes.
Discussão em grupo sobre assuntos em análise.
Apresentações de alunos de assuntos propostos.
Pretende-se assim apresentar, enquadrar e, sempre que oportuno, ilustrar os temas em causa, bem como promover a sua discussão em contexto de grupo, sem a qual a implementação de conhecimento crítico não tem sentido. Pretende-se ainda criar um fórum regular de apresentação de trabalhos ou questões específicas por parte dos alunos, estimulando a capacidade de apresentação pública e a abertura ao debate crítico do próprio trabalho.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

Trabalho escrito+apresentação em aula
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