Audio I
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Iniciação à linguagem sonora nos domínios da matéria, da plasticidade e da espacialidade.
Estudo do som enquanto matéria plástica.
Estudo do trabalho sonoro como prática artística.
Introdução tecnológica e oficinal, aos fundamentos essenciais para essa prática.
Aquisição de conhecimentos teóricos, em articulação com o trabalho de campo e de estúdio, que permitam um enquadramento desta prática artística no contexto contemporâneo.
Compreensão de noções básicas de acústica.
Compreensão e aplicação dos mecanismos e dos aspectos fundamentais da gravação/captação e reprodução do som digital.
Desenvolvimento de instrumentos individuais e colectivos de análise e reflexão sobre o trabalho realizado.
Criação de hábitos e metodologias de trabalho alargados, e respectiva valorização da experimentação.
Programa
A disciplina de Áudio I será dedicada à introdução à aprendizagem técnica, teórica e tecnológica nos media sonoros, dando particular ênfase à gravação e reprodução do som e à sua utilização nos contextos das práticas artísticas. Serão estudados os princípios da gravação sonora digital e experimentados diversos métodos para a captura e gravação de som e sua posterior modelação e difusão.
Será estudada a plasticidade do som:
-Objecto
-Estrutura
-Espaço
Serão também estudados:
-A linguagem especifica do som na produção plástica.
-O som envolvente e o som captado: aproximações e divergências
-Apropriações e interpretações dos sons.
-Mecanismos de difusão do som no espaço.
Bibliografia Obrigatória
Chion, Michel; Audio-Vision: Sounds on Screen, Columbia University Press, 1994. ISBN: 0-231-07899-4
White, Glenn D.; Louie, Gary J.; The Audio Dictionary, University of Washigton Press, 2005. ISBN: 0-295-98498-8
Wishart, Trevor; On Sonic Art, Routledge, 1996. ISBN: 978-3-7186-5846-6
Kahn, Douglas; Noise, Water, Meat: A History of Sound in the Arts, The MIT Press, 1999. ISBN: 0-262-11243-4
Bibliografia Complementar
LaBelle, Brandon; Roden, Steve; Site of Sound: Of Architecture & The Ear, Errant Bodies Press, 2002. ISBN: 0-9655570-2-2
Chion, Michel; The Voice in Cinema, Columbia University Press, 1999. ISBN: 0-231-10823-0
Sloboda, John A.; Generative Processes in Music: The Psychology of Performance, Improvisation and Composition, Oxford University Press, 2000. ISBN: 0-19-850846-8
Addis, Laird; Of Mind & Music, Cornell University Press, 1999. ISBN: 0-8014-3589-7
Manning, Peter; Electronic And Computer Music, Oxford University Press, 2004. ISBN: 0-19-517085-7
Cage, John; Silence: Lectures and writings by John Cage, Wesleyan University Press, 1973. ISBN: 0-8195-6028-6
Kittler, Friedrich A.; Gramophone, Film, Typewriter, Stanford University Press, 1999. ISBN: 0-8047-3232-7
Katz, Bob; Mastering Audio: The Art And The Science, Focal Press, 2002. ISBN: 0-240-80545-3
Prendergast, Mark; The Ambient Century: From Mahler to trance – The evolution of sound in the electronic age, Bloomsbury Publishing, 2000. ISBN: 0-7475-4213-9
Roads, Curtis; Microsound, The MIT Press, 2001. ISBN: 0-262-18215-7
Young, Rob; Undercurrents: The Hidden wiring of Modern Music, Continuum, 2003. ISBN: 0-8264-6450-5
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A disciplina desenvolver-se-á segundo um modelo teórico-prático que alternará aulas formativas, aulas de audição e discussão e aulas dedicadas ao desenvolvimento de exercícios e projectos, realizados individualmente ou por grupos de trabalho.
Software
Logic Pro
Audacity
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
80,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Avaliação média positiva nos exercícios desenvolvidos e nos restantes parâmetros avaliativos.
Fórmula de cálculo da classificação final
Serão avaliados os conhecimentos adquiridos, demonstrados pela resolução de exercícios e aplicados aos projectos a ser desenvolvidos.
Será avaliada a componente conceptual, capacidade de realização projectual e de adequação dos conhecimentos adquiridos à eficaz resolução de problemas específicos.
Será avaliada a assiduidade, integridade e responsabilidade dos discentes, face à turma, aos projectos, e ao cumprimento das datas-limite associados a estes.
Melhoria de classificação
Apenas por frequência posterior da disciplina.