Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LV102

Laboratório de Vídeo

Código: LV102     Sigla: LV

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Pintura
Instituição Responsável: Faculdade de Belas Artes

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 16 Licenciatura em Design de Comunicação 3 - 4,5 -
4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que a disciplina seja uma aproximação às práticas audiovisuais contemporâneas e à história do cinema e video. O desenvolvimento de projectos é orientado, por um lado, para a iniciação na aprendizagem técnica e tecnológica audiovisuais, mas também, por outro, para a experimentação num sentido mais amplo da cultura video-cinematográfica, justificando abordagens de complementaridade curricular.
Esta aprendizagem da prática video-cinematográfica desenrola-se percorrendo as três fases que caracterizam essencialmente a concepção e a realização de um objecto audiovisual: a pré-produção, a produção e a pós-produção.

Procura-se obter do aluno uma atitude criativa , crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da video-cinematografia.

Tendo como princípio que o video é um trabalho colectivo com um objectivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.

Programa

Aspectos fundamentais na aproximação ao discurso audiovisual. As artes figurativas, sonoras e verbais como constituintes da video-cinematografia. A ficção e o documentário como perspectivas estruturantes na abordagem do imaginário e do real.

1. Concepção e realização
Pré-produção, produção e pós-produção
A escrita cinematográfica
Gramática fílmica, montagem e a continuidade

2. Aspectos técnicos e tecnológicos
A aprendizagem da câmara, a luminância e a crominância
A escala de planos, os movimentos no espaço e os movimentos ópticos
Registo e tratamento sonoro
Manuseamento de sistemas de edição video e audio
A edição como técnica narrativa video-cinematográfica

3. Análise do video e do cinema
Plano sequência
Dramaturgia da luz e da cor
Mise-en-scéne no espaço e no tempo
Montagem, continuidade, campo e contra-campo
Pontuação e abstracção
Narrativa em mosaico e paralela
Narrativa linear e narrativa não-linear
Narrativa sincrónica e assincrónica

4. História do video e do cinema
Documentário e ficção (narrativas no tempo e no espaço)
Da estabilização da gramática de cinema às vanguardas video-cinematográficas:
Cinema mudo e o cinema clássico
Cinema experimental (as primeiras vanguardas dos anos 20/30)
Cinema e video de autor
Videoclips de música
Motion Graphics

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Observações

Os projectos são desenvolvidos respeitando, na medida do possível, os diferentes graus de domínio técnico nos audiovisuais e a diversidade do aprofundamento cultural nas áreas do cinema e video dos discentes, uma vez que a frequência é possível para alunos de todos os anos curriculares.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-17 às 09:25:59 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias