Laboratório de Vídeo
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que a disciplina seja uma aproximação às práticas audiovisuais contemporâneas e à história do cinema e video. O desenvolvimento de projectos é orientado, por um lado, para a iniciação na aprendizagem técnica e tecnológica audiovisuais, mas também, por outro, para a experimentação num sentido mais amplo da cultura video-cinematográfica, justificando abordagens de complementaridade curricular.
Esta aprendizagem da prática video-cinematográfica desenrola-se percorrendo as três fases que caracterizam essencialmente a concepção e a realização de um objecto audiovisual: a pré-produção, a produção e a pós-produção.
Procura-se obter do aluno uma atitude criativa , crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da video-cinematografia.
Tendo como princípio que o video é um trabalho colectivo com um objectivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.
Programa
Aspectos fundamentais na aproximação ao discurso audiovisual. As artes figurativas, sonoras e verbais como constituintes da video-cinematografia. A ficção e o documentário como perspectivas estruturantes na abordagem do imaginário e do real.
1. Concepção e realização
Pré-produção, produção e pós-produção
A escrita cinematográfica
Gramática fílmica, montagem e a continuidade
2. Aspectos técnicos e tecnológicos
A aprendizagem da câmara, a luminância e a crominância
A escala de planos, os movimentos no espaço e os movimentos ópticos
Registo e tratamento sonoro
Manuseamento de sistemas de edição video e audio
A edição como técnica narrativa video-cinematográfica
3. Análise do video e do cinema
Plano sequência
Dramaturgia da luz e da cor
Mise-en-scéne no espaço e no tempo
Montagem, continuidade, campo e contra-campo
Pontuação e abstracção
Narrativa em mosaico e paralela
Narrativa linear e narrativa não-linear
Narrativa sincrónica e assincrónica
4. História do video e do cinema
Documentário e ficção (narrativas no tempo e no espaço)
Da estabilização da gramática de cinema às vanguardas video-cinematográficas:
Cinema mudo e o cinema clássico
Cinema experimental (as primeiras vanguardas dos anos 20/30)
Cinema e video de autor
Videoclips de música
Motion Graphics
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Observações
Os projectos são desenvolvidos respeitando, na medida do possível, os diferentes graus de domínio técnico nos audiovisuais e a diversidade do aprofundamento cultural nas áreas do cinema e video dos discentes, uma vez que a frequência é possível para alunos de todos os anos curriculares.