Código: | HA102 | Sigla: | HAII |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Arte |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Arte e do Design |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
AP | 125 | Plano de estudos oficial 2011 | 1 | - | 3 | 34 | 81 |
DC | 64 | Licenciatura em Design de Comunicação | 1 | - | 3 | 34 | 81 |
Esta unidade curricular ocupa-se da criação intelectual e artística do renascimento europeu, sendo organizada em sessões que progridem cronologicamente dentro de um plano geral temático. Materiais tais como documentários, fontes da época, bancos de dados (de museus e outras instituições), serão usados nas sessões como suplemento da exposição de conteúdos teóricos. A prioridade é no entanto a interlocução com o aluno, de modo que este desenvolva, esclarecidamente, uma compreensão pessoal tanto das obras em si como da análise das mesmas que é feita segundo os vários métodos da história da arte. Depois de esclarecidas as características essenciais ao desenvolvimento de uma corrente renascentista nas diversas artes plásticas e visuais as sessões progridem para a compreensão do papel desempenhado pela diversidade geográfica e política na produção artística da Europa dos séculos XIV, XV e XVI, para a aquisição de vocabulário técnico e estilístico, e para o reconhecimento iconográfico. Os principais artistas, escolas e projectos arquitectónico-urbanísticos serão estudados em relação uns com os outros, e dentro destes salientam-se alguns casos particulares pela sua excepcional qualidade e impacto na arte produzida desde então.
Os alunos serão solicitados a fazer leituras recomendadas, a analisar obras de arte e a contextualizar fenómenos como correntes de gosto e mecenato, de acordo com os conteúdos fornecidos nas sessões.
Prevê-se que adquiram vocabulário técnico, capacidade de reconhecimento de temas, e que articulem discursos coerentes, cientificamente informados e matodologicamente actualizados sobre as obras de arte, os artistas e a própria disciplina.
1 – Passagem do trecento para o quattrocento nas cidades da europa e sobretudo nas cidades italianas: diversidade política e artística, as artes da transição
2 – O quattrocento como cronologia para o renascimento de modelo florentino: guildas, encomendas, sociedade, gosto e criatividade
3 – O primeiro renascimento flamengo: óleo e perspectiva aérea, as formas específicas de observação e representação da europa do norte
4 – Tecnologias e erudição literária na formação de uma corrente intelectual renascentista que se torna o modelo cultural para toda a Europa
5 – As obras de arte do séc. XV em pintura, escultura e arquitectura: depois do gótico o fascínio pelos clássicos é feito com novos padrões estéticos
6 – O renascimento pleno: a elaboração de programas iconográficos, de reformas arquitectónico-urbanísticas e de imagens icónicas para os mecenas dos estados centralizados do Ocidente e para toda a história da arte
7 – Casos de estudo de artistas e/ou obras
8 – A abertura do Homem do renascimento para as ciências e tecnologias reflectida nas artes plásticas e performativas; elementos dos novos mundos integrados na produção intelectual e artística da Europa renascentista
9 – Diversidade e espectáculo nas cortes e estados: um estado de espírito para lá dos clássicos.
Aulas de exposição dos temas, acompanhadas de material audiovisual, de acordo com a especificidade da Unidade Curricular em causa. Os estudantes devem acompanhar sistematicamente as aulas e consultar a bibliografia disponível em cada sumário, que complementa e desenvolve a informação ministrada. As leituras e pesquisas individuais consideram-se parte fundamental do processo de aprendizagem.
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
---|---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Participação presencial | 46,00 | ||
exame | Exame | 2,00 | 100,00 | |
Total: | - | 100,00 |
O cumprimento da assiduidade por parte dos alunos será verificado em todas as aulas através de um registo de presenças, que se destina a fins estatísticos e de controlo interno. Atendendo às condições concretas de funcionamento desta Unidade Curricular (um elevadíssimo número de estudantes inscritos e uma única docente, o que dificulta um controlo rigoroso das presenças e a exclusão dos estudantes não-cumpridores), a assiduidade, embora muito importante, não constitui um pré-requisito para a avaliação. Não obstante, considera-se imprescindível a presença dos estudantes nas aulas, dado que a realização da prova final pressupõe o conhecimento aprofundado dos conteúdos ministrados e discutidos semanalmente.
A classificação final corresponde à classificação obtida na prova de exame final. Este consta exclusivamente de uma prova escrita. A realização do exame supõe o conhecimento aprofundado dos diferentes conteúdos programáticos ministrados nas aulas, bem como da bibliografia indicada como obrigatória. Os critérios de avaliação das provas são os seguintes: Rigor científico e conceptual; adequação da resposta ao problema colocado; conhecimentos específicos demonstrados.
Não são permitidas quaisquer provas ou trabalhos especiais.
Exame final
A melhoria de classificação final efectua-se exclusivamente por exame, conforme consta no RREA.
TEXTO 1 - Marilyn Stokstad, Art History, New York, Abrams, 1995, pp. 610-
677.
TEXTO 2 - Geraldine A. Johnson, Renaissance art - A very short introduction,
New York, Oxford University Press, 2005.
TEXTO 3 - Evelyn Welch, Art and society in Italy: 1350-1500, Oxford, Oxford
University Press, 1997 (Oxford History of Art)
TEXTO 4 - Marilyn Stokstad, Art History, New York, Abrams, 1995, pp. 590-
608.
TEXTO 5 - René Huyghe, A arte e a alma, Lisboa, Bertrand, s/d, pp. 261-272
TEXTO 6 - Victor Nieto Alcaide, Fernando Checa, El Renacimiento, formación
y crisis del modelo clásico, Madrid, Istmo, 1993, pp. 45-54
TEXTO 7 - Margaret L. King, The Renaissance in Europe. London: Lawrence
King, 2003, pp.130-134.
TEXTO 8 - Marilyn Stokstad, Art History. New York: Abrams, 1995, pp. 680-
711.