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História da Arte II

Código: HA102     Sigla: HAII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Arte

Ocorrência: 2012/2013 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Arte e do Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 125 Plano de estudos oficial 2011 1 - 3 34 81
DC 64 Licenciatura em Design de Comunicação 1 - 3 34 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular ocupa-se da criação intelectual e artística do renascimento europeu, sendo organizada em sessões que progridem cronologicamente dentro de um plano geral temático.  Materiais tais como documentários, fontes da época, bancos de dados (de museus e outras instituições), serão usados nas sessões como suplemento da exposição de conteúdos teóricos. A prioridade é no entanto a interlocução com o aluno, de modo que este desenvolva, esclarecidamente, uma compreensão pessoal tanto das obras em si como da análise das mesmas que é feita segundo os vários métodos da história da arte. Depois de esclarecidas as características essenciais ao desenvolvimento de uma corrente renascentista nas diversas artes plásticas e visuais as sessões progridem para a compreensão do papel desempenhado pela diversidade geográfica e política na produção artística da Europa dos séculos XIV, XV e XVI, para a aquisição de vocabulário técnico e estilístico, e para o reconhecimento iconográfico. Os principais artistas, escolas e projectos arquitectónico-urbanísticos serão estudados em relação uns com os outros, e dentro destes salientam-se alguns casos particulares pela sua excepcional qualidade e impacto na arte produzida desde então.  

Resultados de aprendizagem e competências

Os alunos serão solicitados a fazer leituras recomendadas, a analisar obras de arte e a contextualizar fenómenos como correntes de gosto e mecenato, de acordo com os conteúdos fornecidos nas sessões.

Prevê-se que adquiram vocabulário técnico, capacidade de reconhecimento de temas, e que articulem discursos coerentes, cientificamente informados e matodologicamente actualizados sobre as obras de arte, os artistas e a própria disciplina.  

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1 – Passagem do trecento para o quattrocento nas cidades da europa e sobretudo nas cidades italianas: diversidade política e artística, as artes da transição 

2 – O quattrocento como cronologia para o renascimento de modelo florentino: guildas, encomendas, sociedade, gosto e criatividade

3 – O primeiro renascimento flamengo: óleo e perspectiva aérea, as formas específicas de observação e representação da europa do norte

4 – Tecnologias e erudição literária na formação de uma corrente intelectual renascentista que se torna o modelo cultural para toda a Europa

5 – As obras de arte do séc. XV em pintura, escultura e arquitectura: depois do gótico o fascínio pelos clássicos é feito com novos padrões estéticos

 

6 – O renascimento pleno: a elaboração de programas iconográficos, de reformas arquitectónico-urbanísticas e de imagens icónicas para os mecenas dos estados centralizados do Ocidente e para toda a história da arte

 7 – Casos de estudo de artistas e/ou obras

 

8 – A abertura do Homem do renascimento para as ciências e tecnologias reflectida nas artes plásticas e performativas; elementos dos novos mundos integrados na produção intelectual e artística da Europa renascentista

9 – Diversidade e espectáculo nas cortes e estados: um estado de espírito para lá dos clássicos.   

Bibliografia Obrigatória

Ames-Lewis, Frances; Concepts of Beauty in Renaissance Art, Ashgate Publishing, 1998
Ames-Lewis Frances; The^intellectual life of the Early Renaissance artist. ISBN: 0-300-08304-1 45.50
Baxandall, Michael; Painting and Experience in Fifteenth Century Italy, Oxford Paperbacks, 1988
Black, C. F., Greengrass, Mark, et al.; História do Renascimento, Círculo de Leitores, 1996
Brown, Alison; The Renaissance, Longman, 1988
Burckhardt Jacob; A^civilização do renascimento italiano
Burke, Peter; The Italian Renaissance – Culture and Society in Italy, Princeton University Press, 1986
Davies, Glyn e Kennedy, Kirstin; Medieval and Renaissance Art: People and Possessions, Victoria & Albert Publishing, 2009
Delumeau Jean; La^civilisation de la renaissance
Frontisi, Claude; Historia visual del arte, Larousse, 2005
Goldthwaite, Richard A.; Wealth and the Demand for Art in Italy, 1300-1600, Johns Hopkins University Press, 1995
Gombrich E. H.; A história da arte
Gowing, Sir Lawrence; A History of Art, Grange Books, 1999
Hale J.R. 300; Enciclopedia de renacimiento italiano. ISBN: 84-206-5219-9
Harbison, Craig; The Mirror of the Artist – Northern Renaissance Art in its Historical Context, Prentice Hall, 1996
Hartt Frederick; Art. ISBN: 0-8109-1884-6
Hockney, David; Secret Knowledge - Rediscovering the Lost Techniques of the Old Masters, Studio, 2006
Honour Hugh; Historia mundial del arte. ISBN: 84-460-2092-0
Huyghe René; A arte e a alma
Johnson Geraldine A.; Renaissance Art. ISBN: 0-19-280354-9
Johnson, P.; The Renaissance, 2000
Kemp, Martin; História da Arte no Ocidente, Verbo, 2006
Kemp Martin; Behind the picture. ISBN: 0-300-07195-7
Kemp Martin 340; The Oxford history of western art. ISBN: 0-19-860012-7
King Margaret L.; The^renaissance in Europe. ISBN: 1-85669-374-0 26.00
Kristeller, Paul Oskar; Renaissance Thought and the Arts, Princeton University Press, 1990
Nieto Alcaide Victor; El Renacimiento. ISBN: 84-7090-108-7
Olson, Roberta J. M.; The Biography of the Object in Late Medieval and Renaissance Italy, Blackwell Publishers, 2006
Harbison Craig; Jan Van Eyck. ISBN: 0-948462-79-5
Omalley, M.; The Business of Art: Contracts and the Commissioning Process in Renaissance Italy, Yale University Press, 2005
Richardson, Carol M.; Franklin, Michael W.; Woods, Kim ; Renaissance Art Reconsidered – An Anthology of Primary Sources, Blackwell Publishing, 2006
Onians John; Atlas mundial del arte. ISBN: 84-9801-040-3
Smith, Jeffrey Chipps; The Northern Renaissance, Phaidon Press, 2004
Steer John; Atlas de l.art occidental. ISBN: 2-850-88-132-5
Stokstad Marilyn; Art history. ISBN: 0-8109-1960-5
Tinagli, Paola; Women in Italian Renaissance Art - Gender, Representation, Identity, Manchester University Press, 1997
Vasari Giorgio; Las vidas de los más excelentes arquitectos, pintores y escultores italianos desde Cimabue a nuestr. ISBN: 84-309-3218-6
Vigarello, Georges; Historia del cuerpo, vol. I, Del Renacimiento al Siglo de las Luces, Taurus, 2005
Welch Evelyn; Art in Renaissance. ISBN: 0-19-284279-X
Welch Evelyn; Art and society in Italy. ISBN: 0-19-284203-X
Welch, Evelyn; Shopping in the Renaissance: Consumer Cultures in Italy, 1400-1600, Yale University Press, 2005
Woods, K. W.; Making Renaissance Art: Renaissance Art Reconsidered, Yale University Press, 2006
Woods, K. W.; Viewing Renaissance Art, Yale University Press, 2007

Observações Bibliográficas


Note: Unfortunately, due to budget cuts, some books were not yet purchased for the library of FBAUP.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de exposição dos temas, acompanhadas de material audiovisual, de acordo com a especificidade da Unidade Curricular em causa. Os estudantes devem acompanhar sistematicamente as aulas e consultar a bibliografia disponível em cada sumário, que complementa e desenvolve a informação ministrada. As leituras e pesquisas individuais consideram-se parte fundamental do processo de aprendizagem. 

Palavras Chave

Humanidades > História > História da arte
Humanidades > Artes > Artes visuais

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 46,00
exame Exame 2,00 100,00
Total: - 100,00

Obtenção de frequência

O cumprimento da assiduidade por parte dos alunos será verificado em todas as aulas através de um registo de presenças, que se destina a fins estatísticos e de controlo interno. Atendendo às condições concretas de funcionamento desta Unidade Curricular (um elevadíssimo número de estudantes inscritos e uma única docente, o que dificulta um controlo rigoroso das presenças e a exclusão dos estudantes não-cumpridores), a assiduidade, embora muito importante, não constitui um pré-requisito para a avaliação. Não obstante, considera-se imprescindível a presença dos estudantes nas aulas, dado que a realização da prova final pressupõe o conhecimento aprofundado dos conteúdos ministrados e discutidos semanalmente. 

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final corresponde à classificação obtida na prova de exame final. Este consta exclusivamente de uma prova escrita. A realização do exame supõe o conhecimento aprofundado dos diferentes conteúdos programáticos ministrados nas aulas, bem como da bibliografia indicada como obrigatória. Os critérios de avaliação das provas são os seguintes: Rigor científico e conceptual; adequação da resposta ao problema colocado; conhecimentos específicos demonstrados. 

Provas e trabalhos especiais

Não são permitidas quaisquer provas ou trabalhos especiais.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame final

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação final efectua-se exclusivamente por exame, conforme consta no RREA.

Observações

TEXTO 1 - Marilyn Stokstad, Art History, New York, Abrams, 1995, pp. 610-

677.

 

TEXTO 2 - Geraldine A. Johnson, Renaissance art - A very short introduction,

New York, Oxford University Press, 2005.

 

TEXTO 3 - Evelyn Welch, Art and society in Italy: 1350-1500, Oxford, Oxford

University Press, 1997 (Oxford History of Art)

 

TEXTO 4 - Marilyn Stokstad, Art History, New York, Abrams, 1995, pp. 590-

608.

 

TEXTO 5 - René Huyghe, A arte e a alma, Lisboa, Bertrand, s/d, pp. 261-272

 

TEXTO 6 - Victor Nieto Alcaide, Fernando Checa, El Renacimiento, formación

y crisis del modelo clásico, Madrid, Istmo, 1993, pp. 45-54

 

TEXTO 7 - Margaret L. King, The Renaissance in Europe. London: Lawrence

King, 2003, pp.130-134.

 

TEXTO 8 - Marilyn Stokstad, Art History. New York: Abrams, 1995, pp. 680-

711.

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