História da Arte II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Arte |
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta disciplina destina-se a fornecer aos alunos dos vários cursos da FBAUP um espaço de reflexão comum sobre a arte, enquanto componente de sistemas culturais que se foram modificando ao longo dos tempos e que diferem nas várias civilizações que lhes deram origem.
Deste modo, o programa da disciplina será estruturado à volta de grandes temáticas, capazes de suscitar o confronto e o diálogo entre alunos com experiências e motivações muito diferentes.
A disciplina cobre o período histórico do primeiro Renascimento, que deu origem a magníficas produções artísticas que tiveram um papel fundamental no desenvolvimento da consciência ocidental. A abordagem será simultaneamente histórica e temática, pretendendo fornecer aos alunos os instrumentos de análise fundamentais para o estudo e apreciação da arte renascentista, tanto no seu contexto sócio-histórico original, como quanto à sua importância e significado universal.
Procurar-se-á fomentar o interesse pela leitura de textos da época e de estudos e ensaios, e desenvolver as capacidades de entendimento das imagens, fornecendo aos alunos utensílios para observar e interpretar o objecto artístico. O confronto com obras de arte, temas e questões essenciais à história da arte, permitirá a cada aluno tecer a sua própria base de reflexão.
A partir de algumas obras maiores, e de outras menos conhecidas da história da arte ocidental, procurar-se-á dotar os alunos de uma linguagem crítica comum, dando especial relevo à importância do contexto histórico e cultural e da análise formal, de modo a que estas obras permitam igualmente compreender certas práticas contemporâneas. São essenciais a aquisição de um vocabulário técnico, de conceitos e de conhecimentos básicos fundamentais para o estudo da história da arte, bem como o desenvolvimento do espírito crítico e das capacidades de percepção visual e comparativa na análise da obra de arte, enquanto objecto artístico, estético e histórico.
Programa
1. A arte do primeiro Renascimento: o Quattrocento.
1.1. Introdução: arte, cultura e política nos séculos XIV e XV. A Itália renascentista.
1.2. A “Arte” no Renascimento italiano. Os diversos usos da obra de arte: religião, magia, política e fruição estética. Arte, artistas e mecenas: os fenómenos de gosto e as escolhas estéticas.
1.3. O “fazer” da arte na Europa do Renascimento: a organização das artes. O desenvolvimento da individualidade do artista: a ideia de progresso, a competição e a emulação, o novo estatuto social do artista.
1.4. O desafio da natureza e a recuperação da Antiguidade Clássica. O Humanismo. Renascimento e globalização.
1.5. O renascer do realismo na Itália de finais da Idade Média: a nova linguagem pictórica.
1.6. O retrato e o advento do “Homem do Renascimento”. O Renascimento no Norte da Europa: a nova classe burguesa e o realismo flamengo.
1.7. A pintura italiana do Quattrocento: entre o sagrado e o profano.
1.8. A escultura e as novas necessidades de representação.
1.9. O espaço sagrado: a arquitectura dos locais de devoção.
1.10. A arte de bem governar: arte e urbanismo nas cidades italianas.
1.11. Objectos e imagens destinados à esfera doméstica.
1.12. O Renascimento no feminino: representações da mulher; a mulher como mecenas das artes visuais; mulheres artistas.
Bibliografia Obrigatória
Black, C. F., Greengrass, Mark, et al.; História do Renascimento, Círculo de Leitores, 1996
Gowing, Sir Lawrence; A History of Art, Grange Books, 1999
Nieto Alcaide Victor;
El Renacimiento. ISBN: 84-7090-108-7
Brown, Alison; The Renaissance, Longman, 1988
Hale J.R. 300;
Enciclopedia de renacimiento italiano. ISBN: 84-206-5219-9
Kristeller, Paul Oskar; Renaissance Thought and the Arts, Princeton University Press, 1990
Borzello, Frances; A World of Our Own – Women as Artists, Thames and Hudson, 2000
Ames-Lewis Frances;
The^intellectual life of the Early Renaissance artist. ISBN: 0-300-08304-1 45.50
Johnson, P.; The Renaissance, 2000
Lucie-Smith Edward;
L. érotisme dans l.art occidental
Burckhardt Jacob;
A^civilização do renascimento italiano
Kemp Martin;
Behind the picture. ISBN: 0-300-07195-7
Olson, Roberta J. M.; The Biography of the Object in Late Medieval and Renaissance Italy, Blackwell Publishers, 2006
Stokstad Marilyn;
Art history. ISBN: 0-8109-1960-5
Delumeau Jean;
La^civilisation de la renaissance
Ames-Lewis, Frances; Concepts of Beauty in Renaissance Art, Ashgate Publishing, 1998
Burke, Peter; The Italian Renaissance – Culture and Society in Italy, Princeton University Press, 1986
Kemp Martin 340;
The Oxford history of western art. ISBN: 0-19-860012-7
King Margaret L.;
The^renaissance in Europe. ISBN: 1-85669-374-0 26.00
Richardson, Carol M.; Franklin, Michael W.; Woods, Kim ; Renaissance Art Reconsidered – An Anthology of Primary Sources, Blackwell Publishing, 2006
Vigarello, Georges; Historia del cuerpo, vol. I, Del Renacimiento al Siglo de las Luces, Taurus, 2005
Welch Evelyn;
Art and society in Italy. ISBN: 0-19-284203-X
Smith, Jeffrey Chipps; The Northern Renaissance, Phaidon Press, 2004
Frontisi, Claude; Historia visual del arte, Larousse, 2005
Honour Hugh;
Historia mundial del arte. ISBN: 84-460-2092-0
Johnson Geraldine A.;
Renaissance Art. ISBN: 0-19-280354-9
Tinagli, Paola; Women in Italian Renaissance Art - Gender, Representation, Identity, Manchester University Press, 1997
Steer John;
Atlas de l.art occidental. ISBN: 2-850-88-132-5
Bloom, Lisa; With other eyes - Looking at Race and Gender in Visual Culture, University of Minnesota Press, 1999
Welch Evelyn;
Art in Renaissance. ISBN: 0-19-284279-X
Hockney, David; Secret Knowledge - Rediscovering the Lost Techniques of the Old Masters, Studio, 2006
Rogoff, Irit; Terra Infirma - Geography's Visual Culture, Routledge, 2000
Gombrich E. H.;
A história da arte
Vasari Giorgio;
Las vidas de los más excelentes arquitectos, pintores y escultores italianos desde Cimabue a nuestr. ISBN: 84-309-3218-6
Chadwick, Whitney; Women, Art and Society, Thames and Hudson, 2007
Gowing, Sir Lawrence; Facts on File Encyclopedia of Art, Facts on File Inc., 2005
Hartt Frederick;
Art. ISBN: 0-8109-1884-6
Baxandall, Michael; Painting and Experience in Fifteenth Century Italy, Oxford Paperbacks, 1988
Harbison Craig;
Jan Van Eyck. ISBN: 0-948462-79-5
Harbison, Craig; The Mirror of the Artist – Northern Renaissance Art in its Historical Context, Prentice Hall, 1996
Huyghe René;
A arte e a alma
Kemp, Martin; História da Arte no Ocidente, Verbo, 2006
Onians John;
Atlas mundial del arte. ISBN: 84-9801-040-3
Omalley, M.; The Business of Art: Contracts and the Commissioning Process in Renaissance Italy, Yale University Press, 2005
Welch, Evelyn; Shopping in the Renaissance: Consumer Cultures in Italy, 1400-1600, Yale University Press, 2005
Goldthwaite, Richard A.; Wealth and the Demand for Art in Italy, 1300-1600, Johns Hopkins University Press, 1995
Woods, K. W.; Viewing Renaissance Art, Yale University Press, 2007
Woods, K. W.; Making Renaissance Art: Renaissance Art Reconsidered, Yale University Press, 2006
Observações Bibliográficas
Nota: Infelizmente, e devido a cortes orçamentais, algumas obras ainda não se encontram adquiridas para a biblioteca da FBAUP.
O programa Sigarra não permite colocar por ordem alfabética o nome dos autores de referências bibliográficas entretanto acrescentadas. Este facto não é da responsabilidade da docente.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas de exposição, acompanhadas de material audiovisual.
Palavras Chave
Humanidades > Artes > Artes visuais
Humanidades > História > História da arte
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
26,00 |
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Total: |
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0,00 |
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Obtenção de frequência
É obrigatória a presença dos alunos nas aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final é a obtida no exame final.
Provas e trabalhos especiais
Não serão aceites quaisquer outras modalidades de avaliação nem trabalhos escritos ou provas especiais, dado o elevado número de alunos inscritos.