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Desenho e Performatividade

Código: MPTD308     Sigla: PTD308

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Grupo de Desenho e Geometria
Instituição Responsável: Faculdade de Belas Artes

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MADEP 0 Plano oficial de 2007 1 - 4,5 -
MDI 0 Plano Oficial 2006 1 - 4,5 -
MDTI 5 Plano Oficial 2007 1 - 4,5 -
ME 2 Plano oficial 2007 1 - 4,5 -
MEA 0 Plano Oficial 1 - 4,5 -
MPTD 4 Plano oficial 2007 1 - 4,5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Compreender e operar o desenho como o lugar de inscrição de uma performance virtual.
2. Desenvolver ferramentas práticas e analíticas que permitam sequenciar mecanismos criativos motivados pelo uso do acto performativo como unidade mínima de um processo.
3. Aprofundar as intraligações entre o desenho e as várias concepções de performatividade, quer numa perspectiva experimental, quer numa perspectiva histórica e crítica.
4. Exploração das potencialidades expressivas e operativas dos fenómenos de redireccionamento de certos actos culturalmente radicados em actividades humanas específicas para os meios gráficos.
5. Compreender o desenho na dimensão temporal da sua prática.

Programa

Este conjunto de seminários surge da sensação de ‘disciplina adiada’ num curso de desenho: um campo de estudos dedicado a mapear as relações entre os domínios do desenho e do performativo. Essas relações implicam o desenho em dois aspectos:
(1) Um, correspondente aos sistemas de notação, em que o desenho é produtor de uma acção que acabará exterior a si próprio;
(2) Outro, em que o desenho é entendido como o lugar de inscrição de uma performance virtual, um ‘acto fingido’.
O programa estrutura-se, pois, num conjunto de conteúdos fundamentados na articulação destes dois aspectos: (1) na análise dos sistemas de notação e de instrução de actos performativos; (2) na definição operativa do performativo como um mecanismo de ‘transferência de uso’ de actos fortemente codificados para um suporte substituto. A saber:
1. Os Estudos Performativos como uma lente analítica sobre o desenho
2. O campo semântico do performativo: a extensão linguística e a extensão somática do termo.
3. O desenho como sistema de notação e codificação de um acto performativo: estratégias projectuais e representativas de uma acção.
4. A inflexão performativa: o acto-imagem e a imagem-acto.
5. Os processos de ‘transferência de acções' na prática do desenho.
6. A contaminação motora nos processos do desenho: aspectos semióticos do comportamento gestual
7. Formas temporais e modelos estruturais dos processos do desenho.
8. Desenvolvimento experimental.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O programa é abordado a partir de aulas expositivas com recurso à análise visual e teórica de casos de estudo concretos – obras e textos analíticos – referentes aos conteúdos programáticos.
Esta base não exclui o recurso a uma componente experimental. Pelo contrário, pretende-se motivadora de uma abordagem fenomenológica, que procura compreender um fenómeno através da sua vivência.
Os seminários integram, por isso, três projectos teórico práticos, que servem como matéria de discussão:
1) O desenho como transferência de acções;
2) O desenho como protocolo e instrução;
3) Os modelos performativos do desenho.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 32,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Participação nos seminários e apresentação de trabalho final.
O trabalho final, sob a forma de um relatório da disciplina, deverá mostrar competências ao nível da formalização e comunicação de um tema enunciado a partir dos conteúdos da cadeira. Será privilegiada e motivada a fundamentação do tema numa prática experimental específica, desenvolvida e apresentada em seminário.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação nos seminários: 30%
Avaliação de trabalho final: 70%

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