Desenho e Performatividade
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Compreender e operar o desenho como o lugar de inscrição de uma performance virtual.
2. Desenvolver ferramentas práticas e analíticas que permitam sequenciar mecanismos criativos motivados pelo uso do acto performativo como unidade mínima de um processo.
3. Aprofundar as intraligações entre o desenho e as várias concepções de performatividade, quer numa perspectiva experimental, quer numa perspectiva histórica e crítica.
4. Exploração das potencialidades expressivas e operativas dos fenómenos de redireccionamento de certos actos culturalmente radicados em actividades humanas específicas para os meios gráficos.
5. Compreender o desenho na dimensão temporal da sua prática.
Programa
Este conjunto de seminários surge da sensação de ‘disciplina adiada’ num curso de desenho: um campo de estudos dedicado a mapear as relações entre os domínios do desenho e do performativo. Essas relações implicam o desenho em dois aspectos:
(1) Um, correspondente aos sistemas de notação, em que o desenho é produtor de uma acção que acabará exterior a si próprio;
(2) Outro, em que o desenho é entendido como o lugar de inscrição de uma performance virtual, um ‘acto fingido’.
O programa estrutura-se, pois, num conjunto de conteúdos fundamentados na articulação destes dois aspectos: (1) na análise dos sistemas de notação e de instrução de actos performativos; (2) na definição operativa do performativo como um mecanismo de ‘transferência de uso’ de actos fortemente codificados para um suporte substituto. A saber:
1. Os Estudos Performativos como uma lente analítica sobre o desenho
2. O campo semântico do performativo: a extensão linguística e a extensão somática do termo.
3. O desenho como sistema de notação e codificação de um acto performativo: estratégias projectuais e representativas de uma acção.
4. A inflexão performativa: o acto-imagem e a imagem-acto.
5. Os processos de ‘transferência de acções' na prática do desenho.
6. A contaminação motora nos processos do desenho: aspectos semióticos do comportamento gestual
7. Formas temporais e modelos estruturais dos processos do desenho.
8. Desenvolvimento experimental.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O programa é abordado a partir de aulas expositivas com recurso à análise visual e teórica de casos de estudo concretos – obras e textos analíticos – referentes aos conteúdos programáticos.
Esta base não exclui o recurso a uma componente experimental. Pelo contrário, pretende-se motivadora de uma abordagem fenomenológica, que procura compreender um fenómeno através da sua vivência.
Os seminários integram, por isso, três projectos teórico práticos, que servem como matéria de discussão:
1) O desenho como transferência de acções;
2) O desenho como protocolo e instrução;
3) Os modelos performativos do desenho.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
32,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Participação nos seminários e apresentação de trabalho final.
O trabalho final, sob a forma de um relatório da disciplina, deverá mostrar competências ao nível da formalização e comunicação de um tema enunciado a partir dos conteúdos da cadeira. Será privilegiada e motivada a fundamentação do tema numa prática experimental específica, desenvolvida e apresentada em seminário.
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação nos seminários: 30%
Avaliação de trabalho final: 70%