Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > “Deita cá pra fora”: compreender uma educação libertadora nas vozes jovens em rodas de partilha e desabafo numa ESO em Portugal

“Deita cá pra fora”: compreender uma educação libertadora nas vozes jovens em rodas de partilha e desabafo numa ESO em Portugal

Título
“Deita cá pra fora”: compreender uma educação libertadora nas vozes jovens em rodas de partilha e desabafo numa ESO em Portugal
Tipo
Tese
Ano
2020-12-03
Autores
Tatiana Betz
(Autor)
FPCEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
Outras Informações
Resumo (PT): ínio Arte, Sustentabilidade e Educação, busca pesquisar possibilidades de uma educação libertadora com protagonismo de jovens em situação de vulnerabilidade social, frente a um percurso de oferta educativa alternativa, que tem como contexto empírico uma escola de segunda oportunidade em Portugal. Num diálogo entre estudos sobre educação libertadora, cidadania e voz, participação, comunicação e mediação de conflitos atenta-se para às relações que se desenvolvem nos espaços de voz jovem criados e que se constroem a partir de uma escuta investigativa ativa ao que o contexto tem para dizer. Busca-se compreender se há neste contexto possibilidades práticas de promover desenvolvimento humano das e dos jovens, assumindo e respeitando seus desejos dentro dos contornos necessários de um contexto educativo, e questionar os espaços das vozes e exercício de cidadania para reforçar o potencial das e dos jovens para enfrentar os desafios e conflitos inerentes às suas vidas. Fez-se uma investigação com inspiração etnográfica que envolveu 20 jovens de 15 a 18 anos e a equipa educacional. Evidenciou-se que há: i) nas relações que as e os jovens, dentro deste contexto da ESO, constroem com o mundo e a escola, expressividades que evidenciam reflexão crítica, tomada de decisão e participação para a transformação inter, intrapessoal, que podem influenciar no desenho de seus percursos escolares ii) nas abordagens de uma educação libertadora, como as rodas de partilha e desabafo, como meios de recolha de dados, inspirdaos nos círculos de cultura, correspondências para se construir relações de afeto, acolhimento e gerar trocas rica de saberes e conexão entre jovens iii) oportunidades, através da prática das rodas de partilha e desabafo, de mediar conflitos e superar pontos de tensão e desafios iv) importância na criação de espaços legítimos e seguros para que jovens possam expressar as suas vozes. O olhar para a validação dos espaços democráticos de voz criados em contexto educativo possibilita vislumbrar uma educação libertadora respeitosa aos ritmos e necessidades jovens.
Idioma: Português
Nº de páginas: 107
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Dissertação_TatianaBetz_MCE2020 “Deita cá pra fora”: compreender uma educação libertadora nas vozes jovens em rodas de partilha e desabafo numa ESO em Portugal 1060.29 KB
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-09 às 04:59:17 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias