Resumo (PT):
O museu atual já não é só um espaço para a educação do público em geral, mas também
um espaço para o consumo e para o entretenimento, o que os aproxima da tipologia dos centros
comerciais. A diversificação funcional dos museus pode ter vindo a impulsionar essa aproximação,
de modo que se torna pertinente analisar as suas consequências e possíveis soluções, assim
como verificar a relação entre os museus e os modelos de consumo.
Em “From Invention to Convention in Architecture”, Robert Venturi evidenciou as
principais consequências da diversificação funcional do museu de arte: a complexidade espacial,
o afastamento da arte e a falta de carácter institucional. Da mesma forma apontou os principais
conceitos que permitiriam a solução destas questões: a clareza, a escala e, ainda que de forma
menos clara, a flexibilidade.
A análise dos museus de arte contemporânea portugueses e do modelo IKEA, explorando
os três conceitos referidos, procura verificar se a diversificação funcional contribui para a
aproximação do museu aos centros comerciais. De facto, a comparação entre os dois demonstra
a presença de semelhanças e que a relação entre consumo e educação pode ser equilibrada
de modo a valorizar o espaço museal, dependendo da quantidade de serviços adicionais, mas,
principalmente, do modo como estes irão influenciar a experiência do visitante.
Sendo assim, a arquitetura do museu possui um grande papel, não só na relação com
a arte que alberga (de modo a permitir a educação do público), mas também na gestão das
diferentes componentes do museu como instituição didática, cultural, social e de consumo.
Abstract (EN):
Nowadays the museum is no longer a building dedicated only to the education of the
public. Instead it is also seen as a space for consumption and entertainment, which brings it
closer to the typology of shopping malls. The functional diversification of museums may have
contributed to this approach, therefore it is relevant to analyse the consequences and possible
solutions as well as to verify the relationship between museums and models of consumption.
In “From Invention to Convention in Architecture” Robert Venturi pointed out the main
consequences of the functional diversification of museums: the spatial complexity, the remoteness
of the art and the lack of institutional identity. In the same way he accounted the principal concepts
that would allow the solution of this questions: clarity, scale and flexibility, even if the latter is less
obvious.
The analysis of Portuguese museums of contemporary art and the IKEA model based
on the concepts mentioned above attempts to verify if the functional diversification leads to an
approximation between museums and shopping malls. In fact, the comparison between the
two shows some similarities and that the affinity between consumption and education can be
balanced in order to enrich the museum, depending not only on the quantity of additional services
but mainly also on how they affect the experience that the visitor will perceive.
Accordingly, the architecture of the museum has to relate with the art that contains as well
as to manage the different functions as a didactic, cultural, social and entertainer institution.
Idioma:
Português