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Museus de arte contemporânea: clareza, escala e flexibilidade

Título
Museus de arte contemporânea: clareza, escala e flexibilidade
Tipo
Tese
Ano
2017-11-15
Autores
Sara Isabel Magalhães Cabral
(Autor)
FAUP
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Classificação Científica
FOS: Humanidades > Artes
Instituições Associadas
FAUP - Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Outras Informações
Resumo (PT): O museu atual já não é só um espaço para a educação do público em geral, mas também um espaço para o consumo e para o entretenimento, o que os aproxima da tipologia dos centros comerciais. A diversificação funcional dos museus pode ter vindo a impulsionar essa aproximação, de modo que se torna pertinente analisar as suas consequências e possíveis soluções, assim como verificar a relação entre os museus e os modelos de consumo. Em “From Invention to Convention in Architecture”, Robert Venturi evidenciou as principais consequências da diversificação funcional do museu de arte: a complexidade espacial, o afastamento da arte e a falta de carácter institucional. Da mesma forma apontou os principais conceitos que permitiriam a solução destas questões: a clareza, a escala e, ainda que de forma menos clara, a flexibilidade. A análise dos museus de arte contemporânea portugueses e do modelo IKEA, explorando os três conceitos referidos, procura verificar se a diversificação funcional contribui para a aproximação do museu aos centros comerciais. De facto, a comparação entre os dois demonstra a presença de semelhanças e que a relação entre consumo e educação pode ser equilibrada de modo a valorizar o espaço museal, dependendo da quantidade de serviços adicionais, mas, principalmente, do modo como estes irão influenciar a experiência do visitante. Sendo assim, a arquitetura do museu possui um grande papel, não só na relação com a arte que alberga (de modo a permitir a educação do público), mas também na gestão das diferentes componentes do museu como instituição didática, cultural, social e de consumo.
Abstract (EN): Nowadays the museum is no longer a building dedicated only to the education of the public. Instead it is also seen as a space for consumption and entertainment, which brings it closer to the typology of shopping malls. The functional diversification of museums may have contributed to this approach, therefore it is relevant to analyse the consequences and possible solutions as well as to verify the relationship between museums and models of consumption. In “From Invention to Convention in Architecture” Robert Venturi pointed out the main consequences of the functional diversification of museums: the spatial complexity, the remoteness of the art and the lack of institutional identity. In the same way he accounted the principal concepts that would allow the solution of this questions: clarity, scale and flexibility, even if the latter is less obvious. The analysis of Portuguese museums of contemporary art and the IKEA model based on the concepts mentioned above attempts to verify if the functional diversification leads to an approximation between museums and shopping malls. In fact, the comparison between the two shows some similarities and that the affinity between consumption and education can be balanced in order to enrich the museum, depending not only on the quantity of additional services but mainly also on how they affect the experience that the visitor will perceive. Accordingly, the architecture of the museum has to relate with the art that contains as well as to manage the different functions as a didactic, cultural, social and entertainer institution.
Idioma: Português
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Dissertação Sara Cabral Museus de arte contemporânea: clareza, escala e flexibilidade 41055.75 KB
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