Resumo: |
São objectivos deste projecto a concepção e a implementação de um sistema de operação e inspecção subaquáticas para diversos ambientes operacionais. Este sistema terá por base o protótipo desenvolvido no âmbito do projecto IES, que é constituído por um veículo submarino operado remotamente, uma consola de operação, um sistema de posicionamento, um sistema de movimentação do veículo e uma bateria de sensores.
O sistema a desenvolver permite aproveitar as potencialidades demonstradas pelo referido protótipo, dotando-o de um conjunto de novas funcionalidades. Pretende-se, desta forma, obter um sistema modular que possa ser configurado para utilização em múltiplos cenários operacionais, nomeadamente operações em portos, albufeiras, sistemas de descargas de efluentes, bem como aplicações de arqueologia submarina. Para tal, serão integrados a bordo do veículo diferentes sensores e sistemas de inspecção, bem como um sistema mecânico que permita a realização de operações de intervenção subaquática. O comando destes subsistemas será realizado através de interfaces de operação que serão desenvolvidas no âmbito do projecto. O sistema de controlo do veículo será também alvo de novos desenvolvimentos, de forma a satisfazer os requisitos impostos pelas aplicações em vista para o sistema.
São características inovadoras deste projecto a concepção e desenvolvimento em Portugal de um sistema configurável e multi-aplicação para inspecção e operação subaquática baseado num veículo submarino operado remotamente. Os desenvolvimentos serão realizados numa óptica de sistema aberto, de forma a facilitar a incorporação de novas funcionalidades que venham, eventualmente, a revelar-se necessárias. O Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (lNEGI), será contratado para o projecto dos componentes mecânicos utilizando o seu know-how na área de materiais compósitos.
Assentando na capacidade tecnológica já demonstrada pelo Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática (LSTS) d |
Resumo São objectivos deste projecto a concepção e a implementação de um sistema de operação e inspecção subaquáticas para diversos ambientes operacionais. Este sistema terá por base o protótipo desenvolvido no âmbito do projecto IES, que é constituído por um veículo submarino operado remotamente, uma consola de operação, um sistema de posicionamento, um sistema de movimentação do veículo e uma bateria de sensores.
O sistema a desenvolver permite aproveitar as potencialidades demonstradas pelo referido protótipo, dotando-o de um conjunto de novas funcionalidades. Pretende-se, desta forma, obter um sistema modular que possa ser configurado para utilização em múltiplos cenários operacionais, nomeadamente operações em portos, albufeiras, sistemas de descargas de efluentes, bem como aplicações de arqueologia submarina. Para tal, serão integrados a bordo do veículo diferentes sensores e sistemas de inspecção, bem como um sistema mecânico que permita a realização de operações de intervenção subaquática. O comando destes subsistemas será realizado através de interfaces de operação que serão desenvolvidas no âmbito do projecto. O sistema de controlo do veículo será também alvo de novos desenvolvimentos, de forma a satisfazer os requisitos impostos pelas aplicações em vista para o sistema.
São características inovadoras deste projecto a concepção e desenvolvimento em Portugal de um sistema configurável e multi-aplicação para inspecção e operação subaquática baseado num veículo submarino operado remotamente. Os desenvolvimentos serão realizados numa óptica de sistema aberto, de forma a facilitar a incorporação de novas funcionalidades que venham, eventualmente, a revelar-se necessárias. O Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (lNEGI), será contratado para o projecto dos componentes mecânicos utilizando o seu know-how na área de materiais compósitos.
Assentando na capacidade tecnológica já demonstrada pelo Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática (LSTS) da FEUP e no contínuo esforço de inovação, este projecto é orientado para a resolução de problemas reais de oceanografia e tem sido objecto de colaboração com reputadas instituições: Naval Undersea Warfare Center, Dep. de Arqueologia da Univ. do Texas, Univ. da Califórnia em Berkeley (UCB) EUA e, na Europa, Univ. de Cambridge, VERIMAG, entre outras. A liderança e execução de projectos ambiciosos em Portugal e nos EUA, demonstra a capacidade técnica e de gestão da equipa.
De forma complementar, este projecto vai permitir, por um lado, consolidar a exogenização da capacidade tecnológica do binómio FEUP/APDL através da inclusão no consórcio do Laboratório de Sistemas Autónomos do ISEP, enriquecendo o valor tecnológico nacional, e por outro, aglutinar no consórcio capacidades complementares às duas instituições que potenciam as competências das mesmas.
O Mercado potencial deste projecto é vasto uma vez que serão desenvolvidas múltiplas tecnologias de interesse comercial. Tendo em vista o estudo e a exploração preliminar dos mercados mundiais, foram estabelecidas parcerias com instituições líderes a nível mundial - UCB, EUA e o VERIMAG, França - para o acesso a canais privilegiados de comercialização e cooperação tecnológicas.
Este projecto enquadra-se numa estratégia para a liderança internacional num nicho tecnológico em plena expansão que o torna premente sob pena de se perder uma conjuntura favorável a nível de posição tecnológica actual, parceiros estratégicos e de estado do mercado. |