Resumo: |
contextualização curricular tem vindo progressivamente a assumir-se como uma temática central nos debates sobre o ensino e a aprendizagem. Entendida como forma de aproximar os processos de ensino-aprendizagem da realidade concreta dos alunos, configura-se como condição necessária na abordagem dos conteúdos e na organização das actividades a desenvolver na sala de aulas. Ao contribuir para que os alunos relacionem as tarefas educativas com os seus saberes e experiências quotidianas, a contextualização curricular facilita a interligação entre a teoria e a prática e permite que os estudantes confiram sentido e utilidade ao que aprendem na escola. Contextualizar o currículo é, pois, um empreendimento que visa a produção de um currículo significativo para os alunos, identificado com o que James Beane (1997) designa por currículo coerente. Daí a actualidade e a pertinência tanto da temática em análise como do projecto de investigação que pretendemos realizar, cujo objecto central é estudar as formas como as disciplinas escolares têm contextualizado os seus saberes, nomeadamente os seus saberes nucleares, sem os quais perdem a sua identidade, e os modos/razões como/porque o têm feito. Por outro lado, sendo a contextualização curricular resultante de um continuum de decisões tomadas em diferentes contextos e por distintos actores, ao longo do processo de desenvolvimento do currículo, um estudo deste teor torna-se relevante quer pelo reconhecimento desta problemática para a melhoria da qualidade do sistema educativo, quer pelos contributos que pode propiciar às escolas e à comunidade. Esta relevância evidencia-se quando se perfilha uma ideia de ensino-aprendizagem que enfatiza a construção do conhecimento pelos actores em presença. Requer ainda uma reflexão permanente das práticas curriculares que a consubstanciam e possibilita que os dados recolhidos sejam utilizados como suporte à tomada de decisão política. Assim se considera que, em Portugal, este projecto se revele |
Resumo contextualização curricular tem vindo progressivamente a assumir-se como uma temática central nos debates sobre o ensino e a aprendizagem. Entendida como forma de aproximar os processos de ensino-aprendizagem da realidade concreta dos alunos, configura-se como condição necessária na abordagem dos conteúdos e na organização das actividades a desenvolver na sala de aulas. Ao contribuir para que os alunos relacionem as tarefas educativas com os seus saberes e experiências quotidianas, a contextualização curricular facilita a interligação entre a teoria e a prática e permite que os estudantes confiram sentido e utilidade ao que aprendem na escola. Contextualizar o currículo é, pois, um empreendimento que visa a produção de um currículo significativo para os alunos, identificado com o que James Beane (1997) designa por currículo coerente. Daí a actualidade e a pertinência tanto da temática em análise como do projecto de investigação que pretendemos realizar, cujo objecto central é estudar as formas como as disciplinas escolares têm contextualizado os seus saberes, nomeadamente os seus saberes nucleares, sem os quais perdem a sua identidade, e os modos/razões como/porque o têm feito. Por outro lado, sendo a contextualização curricular resultante de um continuum de decisões tomadas em diferentes contextos e por distintos actores, ao longo do processo de desenvolvimento do currículo, um estudo deste teor torna-se relevante quer pelo reconhecimento desta problemática para a melhoria da qualidade do sistema educativo, quer pelos contributos que pode propiciar às escolas e à comunidade. Esta relevância evidencia-se quando se perfilha uma ideia de ensino-aprendizagem que enfatiza a construção do conhecimento pelos actores em presença. Requer ainda uma reflexão permanente das práticas curriculares que a consubstanciam e possibilita que os dados recolhidos sejam utilizados como suporte à tomada de decisão política. Assim se considera que, em Portugal, este projecto se revele pleno de oportunidade, uma vez que o currículo formal evoluiu de uma concepção muito focada na verdade científica e/ou em valores universais (de que as diversas disciplinas eram o repositório), para novas concepções convergentes com a ideia de proporcionar aprendizagens significativas aos alunos e de produção das respectivas identidades pessoais e sociais. A análise do quadro teórico mais amplo já elaborado, a nível nacional e internacional, sustentará a discussão teórica de base ao projecto de investigação que pretendemos realizar. Neste contexto, o objecto central do estudo, que serve de referência ao desenho da investigação, compele-nos a optar pelo recurso a metodologias de índole quantitativa e qualitativa, materializadas num modelo misto de recolha e análise de dados. Uma dimensão importante da investigação reside em estudos de caso, em várias escolas, dimensionados para a recolha de dados sobre um conjunto de disciplinas específicas - Português, Matemática, Físico-Química, Ciências Naturais/Biologia, e História. Todavia a centralidade do estudo reside, a um nível mais abrangente, numa análise de instrumentos de avaliação produzidos por professores daquelas disciplinas, e de enunciados dos exames nacionais das mesmas, bem como dos respectivos resultados obtidos pelos alunos. Ainda que os estudos de caso, ao fornecerem perspectivas focalizadas de realidades mais concretas, não sejam susceptíveis de generalização, tal facto permite a complementaridade de leituras e o cruzamento com os dados recolhidos quantitativamente. Além disso os estudos de caso permitem ilustrar práticas curriculares locais que uma análise, apenas centrada nos resultados, não torna visível. Em síntese, pretende-se que o projecto contribua, por um lado, para esclarecer o lugar que ocupa a contextualização curricular nas políticas de referência e, por outro, para compreender os modos como essas políticas são interpretadas e materializadas nas práticas curriculares. Subjacente a esta intenção está a aplicabilidade do projecto, que pensamos poder ter efeitos ao nível da decisão política,nomeadamente da formação de professores e da configuração de novas orientações e processos de avaliação. O projecto reúne investigadores de várias universidades portuguesas - Porto, Minho, Aveiro e Lisboa -, com experiência de investigação reconhecida no campo da teoria e desenvolvimento curricular, e tem a duração de dois anos, com início em 1 de Outubro de 2010. |