Resumo: |
O projecto tem por objectivo principal melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos do ensino superior que frequentam cursos de engenharia, nomeadamente em áreas que se relacionam com a electrónica, a mecânica e a física. O acesso aos recursos laboratoriais desempenha nestas áreas uma importância fundamental, para consolidar os conhecimentos teóricos e para desenvolver competências práticas indispensáveis nas respectivas áreas de intervenção. Apesar da importância da prática laboratorial, as restrições que limitam o acesso dos alunos às bancadas de laboratório contribuem para o insucesso escolar e afectam negativamente a competência daqueles que obtêm aprovação. O acesso às bancadas de laboratório via web pode contrariar o insucesso escolar neste domínio específico, por possibilitar aos alunos a continuação do trabalho de laboratório a partir de casa ou de outro qualquer local. É importante salientar que o projecto não pretende dispensar os alunos da presença nos laboratórios, mas antes complementar aquela presença (na linha das metodologias frequentemente designadas por blended-learning, que neste caso são aplicadas aos trabalhos laboratoriais). A solução preconizada neste projecto flexibiliza o acesso dos alunos ao laboratório, ultrapassando as limitações tradicionais, que restringem este acesso ao horário das aulas práticas e pouco mais. O acesso via web às bancadas de laboratório estende o conceito de e-learning, ao permitir que também as actividades escolares de carácter laboratorial sejam realizadas em qualquer horário e a partir de qualquer local, tal como sucede já com o acesso aos conteúdos teóricos que são disponibilizados através das plataformas de e-learning. É ainda importante referir que o acesso via web às bancadas de laboratório, se bem que ainda em fase embrionária, existe há já vários anos. A instituição proponente e o Responsável Técnico do Projecto participaram aliás em diversos projectos internacionais nesta área, desde o ano 2 |
Resumo O projecto tem por objectivo principal melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos do ensino superior que frequentam cursos de engenharia, nomeadamente em áreas que se relacionam com a electrónica, a mecânica e a física. O acesso aos recursos laboratoriais desempenha nestas áreas uma importância fundamental, para consolidar os conhecimentos teóricos e para desenvolver competências práticas indispensáveis nas respectivas áreas de intervenção. Apesar da importância da prática laboratorial, as restrições que limitam o acesso dos alunos às bancadas de laboratório contribuem para o insucesso escolar e afectam negativamente a competência daqueles que obtêm aprovação. O acesso às bancadas de laboratório via web pode contrariar o insucesso escolar neste domínio específico, por possibilitar aos alunos a continuação do trabalho de laboratório a partir de casa ou de outro qualquer local. É importante salientar que o projecto não pretende dispensar os alunos da presença nos laboratórios, mas antes complementar aquela presença (na linha das metodologias frequentemente designadas por blended-learning, que neste caso são aplicadas aos trabalhos laboratoriais). A solução preconizada neste projecto flexibiliza o acesso dos alunos ao laboratório, ultrapassando as limitações tradicionais, que restringem este acesso ao horário das aulas práticas e pouco mais. O acesso via web às bancadas de laboratório estende o conceito de e-learning, ao permitir que também as actividades escolares de carácter laboratorial sejam realizadas em qualquer horário e a partir de qualquer local, tal como sucede já com o acesso aos conteúdos teóricos que são disponibilizados através das plataformas de e-learning. É ainda importante referir que o acesso via web às bancadas de laboratório, se bem que ainda em fase embrionária, existe há já vários anos. A instituição proponente e o Responsável Técnico do Projecto participaram aliás em diversos projectos internacionais nesta área, desde o ano 2000. Só agora, no entanto, estão disponíveis as tecnologias e as normas técnicas que facilitam a introdução destas soluções na prática lectiva corrente, já que os protótipos existentes eram normalmente realizados com o objectivo limitado de provar este conceito pedagógico ou de permitir a sua utilização em demonstrações, nomeadamente durante as aulas teóricas (servindo nesse caso apenas para o professor). |