Notícias
Plein Air Week
4 a 8 de maio 2015
Inscrições abertas para a PLEIN AIR WEEK
Ao encontro internacional de gravura, PURE PRINT ELEMENTS, na sua segunda edição, optamos por responder ao desafio: repetir uma transferência efetiva de conhecimento e de experiências. A PLEIN AIR WEEK propõe precisamente isto. Agendada para a primeira semana de maio, expande e intensifica no espaço e tempo, os formatos práticos em ambientes oficinais distintos, dos ateliers às oficinas, passando pela incursão na cidade do Porto. A di¬nâmica do encontro aposta nesta fuga à rotina e aos espaços de referência, e aí sucedem-se as demonstrações técnicas, as conversas, a master class de pintura, os desenhos produzidos com a concentração e envolvência emocional necessários, numa verificação de novos contextos experimentais para a criação artística. Pretende-se equacionar o contexto urbano, as suas histórias e as que se cruzam com os contextos geográficos, culturais, históricos, dos formadores que se deslocam ao Porto, num total de sete artistas, provenientes de Riga, Verona e Wroklaw. Propõem-se atividades que melhor facilitam a relação entre exterior e interior, permitem transformar e recriar a visão retida em percursos ou pela observação persistente de determinado local. A intersecção com a cidade, o seu reconhecimento noutros moldes, é o que irrompe, desta semana.
PLEIN AIR WEEK: PINTURA
1- Que recursos e soluções técnicas se tornam necessários à prática da pintura grande formato em exterior? O que se pode aprender através desta visualização do fazer?
4 a 8 maio Aleksejs Naumovs + Kristaps Zariņ¨: Live painting porto Project (master class)
(4 sessões, 14 horas)
Ver http://pureprint.fba.up.pt/2014/?page_id=1394
2. Como dar valor às matérias primas naturais num ensaio sobre a sapienza delle mani e exercício de recuo perante a globalização.
4 a 7 maio Davide Antolini: Le terre coloranti naturali, colori sintetici moderni
(4 sessões, 14 horas)
Ver http://pureprint.fba.up.pt/2014/?page_id=1345
PLEIN AIR WEEK DESENHO E GRAVURA
3-Como combinar as possibilidades de tratamento digital da imagem com origem fotográfica ou autográfica captadas em contexto cidade com a gravura sobre metal?
Como usar a intermediação serigráfica como ferramenta de suporte à fotogravura?
4, 5 e 7, 8 maio Guntars Sietiņ¨ + Janis Murovskis: Image transfer to the copper plate using silkscreen, combining mezzotint with aquatint
(4 sessões, 16 horas)
Ver http://pureprint.fba.up.pt/2014/?page_id=1359
4. Como combinar a abordagem aos exercício do desenho em PLEIN AIR e a criação de uma mezzotinta?
4, 7 e 8 maio Christopher Nowicki: Drawing for Mezzotint
(3 sessões, 13 horas)
Ver http://pureprint.fba.up.pt/2014/?page_id=1355
5. Como desenvolver e manter um discurso imagético intenso a partir de materiais encontrados?
4 , 5, 6 maio Jacek Szewczyk: Creative drawing
(3 sessões, 12 horas)
Ver http://pureprint.fba.up.pt/2014/?page_id=1253
Vagas workshops Plein Air Desenho e Gravura : 8
Vagas workshops Plein Air Pintura: 12
Os workshops vão ter o preço único de 20 euros
Estudantes UP: 20 euros, Alumni UP/Colaboradores i2ADS: 40 euros
Público em geral: 50 euros
O Live Painting Porto Project implica uma inscrição obrigatória.