Você está em: Início > Notícias > Exposição | Drawing Things Together

Exposição | Drawing Things Together

9.10.2024 - 18.12.2024

[PT]
Drawing Things Together é o resultado de um intenso período de investigação, feito por artistas do projeto DRAWinU, em diferentes ambientes da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática na Universidade do Porto.
A exposição reúne uma seleção de desenhos num espaço híbrido de conhecimento, aberto por projetos de colaboração arte-ciência, onde os objetos, métodos e a epistemologia da ciência se encontram com a investigação artística. Estes projetos de desenho refletem diversas abordagens transdisciplinares, e negoceiam com as atitudes, representações visuais, quadros teóricos, procedimentos e tópicos em áreas tão variadas como a microbiologia, neurobiologia, medicina, desporto, engenharia, física, matemática, geografia e botânica, entre outras. O título vem do ensaio homónimo de Bruno Latour, e aponta para a profunda conexão entre visualização, inscrição e cognição na imaginação científica.

[EN]
Drawing Things Together is the result of an intensive period of research carried out by artists within the DRAWinU project across different environments of Science, Technology, Engineering and Maths at the University of Porto.
The exhibition brings together a selection of drawings in a hybrid knowing space, opened up by collaborative art-science projects, where the objects, methods and epistemology of science meet artistic research. These drawing projects reflect diverse transdisciplinary approaches, negotiating with attitudes, visual representations, theoretical frameworks, procedures and topics in areas as varied as microbiology, neurobiology, medicine, sport, engineering, physics, maths, geography and botany, among others. The title comes from the homonymous essay by Bruno Latour and points to the deep connection between visualization, inscription, and cognition within scientific imagination.

Com | With
David Lopes: Um Edifício em S. Vitor Que Nunca Existiu
Flávia Costa: Vetusto
Jorge Marques: Desenhos e representações para a entropia
Luís Espinheira: Grelha
Maria Catarina: Trifolium Cernuum
Maria Manuela Lopes: Sete porquês e mais um [n desenhos]_série_sete_porquês e mais um
Marina Vale Guedes: TOUCH MeD, DRAW MeD
Mário Bismarck: Desenhos dispersos em folhas dispersas de diários gráficos dispersos
Paulo Luís Almeida: Good Performance, Bad Performance
Pedro Alegria: We are not in Kansas Anymore
Sílvia Simões: Onde andam as sombras?
Tatiana Móes: Esta casa nem é de verdade
Vítor Silva: No estaleiro, os depósitos

Galeria da Biodiversidade
Centro Ciência Viva
U. Porto

Informação financiamento | Funding
Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/ART-OUT/3560/2021.

This work is financed by national funds through the Portuguese funding agency, FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, within the project PTDC/ART-OUT/3560/2021.

DOI 10.54499/PTDC/ART-OUT/3560/2021

Rita Fonseca

Design gráfico | Graphic design
Thiago Liberdade