Você está em: Início > Notícias > OPEN CALL | PSIAX 8 - Desenho e Ecologia

OPEN CALL | PSIAX 8 - Desenho e Ecologia

Submissões até 1 de outubro de 2024

Encontra-se aberta, até dia 1 de outubro de 2024, a chamada para submissão de trabalhos para publicação na edição nº 8 da 2ª série da revista PSIAX*: Estudos e Reflexões sobre o Desenho que terá como assunto questões que se articulem com Desenho e Ecologia.

Investigadores, artistas e pensadores são convidados a contribuir para a próxima edição da PSIAX, que visa explorar a interconexão entre o desenho e a imagem com a ecologia.

O desenho e a imagem podem ser um reflexo do pensamento ou das preocupações humanas, representações do natural, das nossas ideias sobre o mundo num contexto contemporâneo, marcado por preocupantes questões ecológicas e de sustentabilidade.

Será que o desenho revela o modo como nos relacionamos com o nosso planeta, com o natural, com a nossa consciência integrada ou afastado no que é natural e do qual fazemos ou não parte? Será que as imagens revelam nossa crescente(?) consciência sobre a nossa atuação negativa sobre o planeta, e a necessidade de agir de modo diferente?

A ecologia, como ciência da interdependência dos organismos e seu ambiente, oferece um valioso entendimento sobre a interação entre humano e os não humanos, entre os seres sencientes e o seu ambiente. Tem, hoje um papel fundamental na compreensão e resolução de questões ambientais, o excessivo consumo, as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade, a degradação de habitats, a poluição ou o esgotamento do nosso planeta.

Queremos perceber como é que as imagens, ou como é que o desenho, pode questionar criticamente estes temas, como explora estas ideias, como pode mostrar e representar as nossas ligações entre espécies, eventualmente propondo alternativas ou apontando atuais inquietações. Como é que o desenho, como materialização do pensamento, formalização de ideias, construção de soluções pode inspirar, mobilizar, educar, inspirar? Como é que o desenho testemunha os nossos atos, as nossas soluções, as mudanças na nossa cultura ecológica?

Nesta edição, propõe-se mostrar desenhos, projetos artísticos, imagens, artigos, ensaios, textos contextualizadores ou críticos que deem conta, problematizem ou abordem representações da Natureza e da Paisagem, Narrativas ambientais, ligações entre o humano e o não humano, a nossa cultura antropocêntrica ou outras possíveis cosmovisões.

Qualquer formato submetido (texto ou projeto) para avaliação deverá ser enviado para psiaxmag@gmail.com  até ao dia 1 de outubro de 2024, em qualquer uma das seguintes línguas: Português, Castelhano, Francês, Inglês, Italiano.

Para contributos como artigos, ensaios, textos, estes devem possuir um número de caracteres, incluindo espaços, entre os 11000 e os 21000, e devem incluir um resumo com um máximo de 300 palavras em Português e Inglês; 4 palavras-chave e uma nota biográfica com 50 palavras.

Os contributos em texto deverão ser enviados num único ficheiro word, com o texto em Times New Roman, corpo 12 e entrelinhamento 1,5, justificado. Notas de rodapé e referências deverão ser formatadas em corpo 10, entrelinhas simples, segundo o estilo APA 6. As referências bibliográficas devem estar integradas no texto. As citações até 3 linhas devem vir inseridas no texto entre aspas e seguidas pelas devidas referências. As citações com mais de 3 linhas, devem vir destacadas do corpo de texto com a fonte Times New Roman, corpo 10, espaço simples, justificado, recuo de 4 cm da margem esquerda.

Cada contribuição em projeto artístico (desenhos, projetos artísticos, imagens) terá um limite de 10 imagens. As imagens, em formato .jpg ou .tiff, com um mínimo de 7,5 x 10 cm, 300 dpi, devem estar identificadas no corpo de texto e no ficheiro, acompanhadas de ficha técnica e referenciadas, e devem incluir um resumo com um máximo de 500 palavras em Português e Inglês; 4 palavras-chave e uma nota biográfica com 50 palavras.

Os artigos são selecionados pela comissão editorial. Posteriormente são submetidos a um processo de revisão duplamente cega por pares. A comissão reserva-se no direito de não publicar artigos que não sigam as recomendações de revisão.

Resultados: até 1 de dezembro de 2024

Lançamento da revista (prevista): 2025

*A PSIAX é um periódico ativo desde 2002, publicando estudos e reflexões sobre desenho e imagem. Tem direção conjunta das Faculdades de Arquitetura e Belas Artes da Universidade do Porto e da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, sendo editada pelas unidades de investigação i2ADS e Lab2PT.

+INFO

i2ADS

Universidade do Minho

PSIAX Ecologia