Você está em: Início > Notícias > Projeto Encaixe | Diálogos com o objeto e o conceito de caixa

Projeto Encaixe | Diálogos com o objeto e o conceito de caixa

Patente de 8 a 29 de junho 2024, na Cooperativa Árvore

O projeto Encaixe reúne em conjunto a iniciativa de investigadores de Artes Plásticas, artistas estabelecidos e estudantes de duas instituições de Ensino Superior que se dedicam à prática e à investigação artística.

A exposição, que inaugura dia 08 de junho às 16h00, desenha-se a partir deste conceito, reunindo 53 autores selecionados pelas suas ligações a três instituições: a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, a Árvore - Cooperativa de Atividades Artísticas e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Estes artistas são convidados a dialogar com o objeto e o conceito de caixa. Cada caixa nesta exposição guarda um novo mundo, apresentando uma forma poética de refletir sobre a existência e a importância deste objeto capaz de empacotar toda a nossa história. A exposição aborda temas como a nossa mobilidade, os movimentos migratórios, as trocas culturais e a capacidade de mercantilizar o mundo. A caixa torna-se assim o mote, o suporte e o desafio, num diálogo intercultural, transinstitucional e transgeracional. Movendo-se e transportando o que de mais importante cada autor pode apresentar: a sua própria poética.

A caixa é um dos objetos mais recorrentes dos nossos dias, existindo em dimensões e formatos tão variados quanto os conteúdos que acondiciona. Desde a caixa de sapatos, por vezes transformada em arquivo de memórias e histórias, até aos contentores de mercadorias, que transportam tudo – de mantimentos a migrantes à procura de vida melhor, passando por quinquilharias e outras bugigangas oriundas de indústrias longínquas. A caixa é um objeto aparentemente simples, onde tudo o que é mais complicado parece, em algum momento, repousar.

ORGANIZADORES
Domingos Loureiro (i2ADS/FBAUP)
Filipe Rodrigues (IPVC)
Marta Terra (Árvore; i2ADS/FBAUP)