Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > Exposição | Temos histórias para contar

Notícias

Exposição | 'Temos histórias para contar'

Obras da coleção


Há muitas histórias para contar a partir da Coleção Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e das múltiplas possibilidades de leitura que ela nos oferece. 

São algumas dessas histórias que nos conta esta exposição que percorre a Coleção procurando, nas obras que a compõem, sinais de métodos de ensino e aprendizagem, de processos de questionamento das disciplinas tradicionais ou de modos de expor e reconhecer o trabalho de estudantes e docentes.

Expõe-se material de estudo – gravuras, cópias de pinturas e desenhos de mestres – mas também trabalhos que os estudantes produziam no contexto de concursos muito disputados para acesso ao pensionato, tradicionalmente em Paris, ou que, já bolseiros, remetiam do estrangeiro para a Academia. 

Expõe-se produção realizada a partir de reproduções em gesso de peças clássicas ou, de figura humana, a partir do modelo vivo, podendo-se verificar as alterações dessas práticas no sentido de uma maior autonomia autoral.  Expõe-se evidências de como professores e estudantes questionaram as áreas disciplinas tradicionais, como a Pintura, no interior da instituição e como também o fizeram, de forma mais radical, organizando-se em grupos com entidades e programas próprios, como o grupo Mais Além ou o Grupo Puzzle.

Expõe-se o cartaz e algumas das obras mostradas na exposição ESBAP/FBAUP, organizada por ocasião da integração da Escola Superior de Belas Artes na Universidade do Porto, que nos fala de uma prática consolidada, das Exposições Trienais às Exposições Magnas e às muitas que se lhes seguiram, de dar a conhecer o trabalho de estudantes e professores, na mesma intenção de reconhecimento e incentivo que preside também à atribuição dos prémios anuais de aquisição.

Temos (muitas) histórias para contar. São histórias presentes na Coleção, mas que só adquirem todo o seu sentido quando contadas com quem, de algum modo, as viveu. Esta exposição é, pois, também, um convite à colaboração coletiva na construção e partilha dessas histórias. 

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

EXPOSIÇÃO | Temos histórias para contar

Patente de 20 de fevereiro a 27 de abril 2024

Ter. – Sáb. | 14h00 – 18h00

Visita por marcação (Seg. – Sex. | 10h00 – 13h00): museu@fba.up.pt

Entrada livre
Pavilhão de Exposições, FBAUP

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Exposição Temos histórias para contar

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-24 às 19:39:31 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias