Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > Exposição Ecos Pop - Isabel Cabral e Rodrigo Cabral

Notícias

Exposição Ecos Pop - Isabel Cabral e Rodrigo Cabral

Pavilhão de Exposições | 14 julho a 28 de outubro 2017

O ambiente que se vivia na Escola de Belas Artes do Porto nos finais dos anos 60 era o de uma profunda transformação que se sentia euforicamente em vários planos. Estilos alternativos, de vida e de relação, que a cultura Pop, sobretudo londrina, havia fortemente acentuado ecoavam rapidamente entre nós. Os percursos de Isabel e de Rodrigo Cabral começaram próximo, neste contexto, e na Escola que ambos frequentaram, mas desenvolveram­‑se distintamente até ao final dos anos 80.

Imagens contidas, leves, reduzidas a elementos visuais mínimos, sedutoras pela eficácia, seja de um puxador, de um espelho, de um limpa­‑pára­‑brisas, conferem às pinturas de Isabel Cabral uma qualidade notável de silêncio contemplativo que alude a uma saída possível de carácter pós­‑pop para a prática da figuração.

Rodrigo Cabral transporta a pintura para o campo de uma sinalização expressiva da vida quotidiana para, na década de 80, passar a fazer das referências às imagens da História da arte e da cultura portuguesa o seu campo de intervenção e de manobras, com maior ou menor ironia, mas sempre fiel à linguagem Pop.

Bernardo Pinto de Almeida 
MEMÓRIAS DO PRESENTE — Passagem de Isabel
e Rodrigo Cabral na Arte Portuguesa
Edições Afrontamento, 2017

Entrada Livre
Ter — Sáb | 14:30 — 18:30
A exposição encerra durante o mês de agosto.


14 julho a 28 outubro 2017
Pavilhão de Exposições
Inauguração 13 julho às 18:00

cartaz

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-09-26 às 10:03:38