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Desenho Paramétrico e Generativo 3D [Educação Contínua]
candidaturas até 10 de fevereiro 2014
Calendário: 18 fevereiro a 15 abril 2014 (terças e quintas)
Horário: 48 Horas| terças e quintas | Pós-laboral (19.00 - 22.00)
Créditos: curso livre
Formador: Ivo Garcia
Destinatários: Estudantes e licenciados em Artes Plásticas, Arquitectura e Design. Público em geral com interesse pela modelação 3D e desenvolvimento formal generativo.
Candidaturas e Inscrição
Para se candidatar selecione a opção do menu lateral direito "CANDIDATURAS DE INGRESSO"
Prazo de candidatura: até 10 fevereiro 2014
Prazo de inscrição (pagamento): 14 fevereiro 2014
Propinas: Inscrição: 30,00 Euros |
Estudantes , Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 3 prestações de 75,00 Euros
Público em Geral: 3 prestações de 90,00 Euros
Seguro escolar: 2,00 Euros |
Objetivos:
Esta formação dotara os formandos de um conhecimento sólido sobre como desenhar a 2D e modelar a 3D com o software Rhinoceros, servindo de base para a aprendizagem do grasshopper o qual permite explorar e desenvolver novas formas usando algoritmos generativos, Grasshopper é um editor algoritmo gráfico integrado com as ferramentas de modelação do Rhino 3D.
O Grasshopper e uma aplicação open source que não requer nenhum conhecimento de programação ou scripting.
Programa:
A - RHINOCEROS 3D
1. Funções Básicas do Rhinoceros
- Interface de Rhino para Windows
- Menus
- Barra de Ferramentas
- Área Gráfica
- Janela de comandos
- Introduzir comandos
- Visualizar os comandos mais recentes
- Navegar pelo modelo
- Mover, rodar e escalar Objectos
- Copiar Objectos
2. Criar Objectos Bidimensionais
- Editar e criar pontos e nuvens de pontos
- Desenhar Linhas
- Desenhar Curvas de Forma Livre
- Princípios e orientações para a modelação em Rhino
- Configurações do Modelo como template
- Método de gravação do trabalho
- Layers
- Eliminar e esconder entidades
3. Modelar com Precisão
- Modelar com Coordenadas
- Janelas
- Comandos de Análises
- Desenhar Círculos, Arcos, Elipses e Polígonos
- Modelar Curvas de Forma Livre
4. Ambiente do Rhino
- Alterar a Vista do Modelo
- Ampliar e Reduzir o Plano
- Restabelecer uma Vista
5. Editar Objetos
- Raios e Chanfros
- Mover e Copiar
- Desfazer e Refazer
- Agrupar, Rodar, Simetria, Unir
- Escalar
- Realizar uma Matriz
- Recortar e Dividir
- Estender
- Realizar a Equidistante
6. Edição de Pontos
7. Modelação e Edição em 3D
- Criar Formas Deformáveis
- Modelar com Sólidos
- Criar Superfícies
8. Importar e Exportar Modelos
- Importar e Exportar Informação de Arquivos de Rhino
9. Personalizar Áreas de Trabalho, Barras de Ferramentas e Botões
- Desenho de Barras de Ferramentas
- Alias de comando
- Método abreviado de Teclado
- Plugins - inserção e remoção
- Sequência de Comandos em script
10. Topologia NURBS:
- Topologia Básica de NURBS
B - Grasshopper
Módulo 1. Algoritmos generativos
- design; fabricação; análise
Módulo 2. A Plataforma
- Introdução ao Grasshopper
- introdução ao design algorítmico
- introdução à organização de dados
Módulo 3. Geometria Generativa
- Desenhando com números.
- Raciocínio aplicado ao Grasshopper
- Manipulação de dados
Módulo 4. Transformação
- Vectores e planos de construção
- Curvas
- Árvore de dados
- Curva evolutiva
Módulo 5. Espaço paramétrico
- Uma dimensão (1D)
- Duas dimensões (2D)
- Transição entre espaços
- A proliferação de objectos paramétricos nos espaços
Módulo 6. Saída de dados para fabricação
Módulo 7. Projecção
- Uma dimensão (1D)
- Duas dimensões (2D)
- Transição entre espaços
- A proliferação de objectos paramétricos nos espaços
Módulo 8. Design-pesquisa formal
- Design-estratégia
- Design-pesquisa formal
- Metodologia e inovação
Links referenciais:
Softwares:
Rhino 3d :
http://download.rhino3d.com/Grasshopper/1.0/wip/download/
Grasshopper:
http://download.rhino3d.com/Grasshopper/1.0/wip/download/
Informação geral :
Rhino 3d :
http://www.rhino3d.com/support
Grasshopper:
http://www.grasshopper3d.com/page/tutorials-1
Material de apoio :
Tutoriais desenvolvidos para o efeito
Material didáctico de apoio às aulas (manuais dos softwares em PDF)
Necessidades a colmatar pelos formandos
Pc Portátil (com licença de demonstração dos softwares Rhinoceros 3D e grasshopper previamente instalada)
Método de avaliação:
As aulas serão dinâmicas e eminentemente práticas, no entanto serão feitas referências a novas práticas e conceitos de arte digital, técnicas de modelação avançadas e estúdios/ateliers de referência. No final do curso os alunos terão que entregar um trabalho: de modelação e desenvolvimento formal (finding form). Os alunos serão avaliados, de 0-20 valores.
Certificação
Estudantes com frequência do ensino superior ou com formação graduada será emitido:
- Um certificado de frequência quando não avaliados, embora a atribuição deste certificado dependa da frequência de pelo menos 75% do curso ou da unidade de formação;
- Um certificado de formação contínua a quem frequentou com avaliação e aprovação um curso de actualização de conhecimentos;
Ao público sem frequência universitária ou sem formação graduada é entregue um certificado de frequência como curso livre.