Na era digital, a relação entre espectador e imagem transformou-se profundamente, especialmente no campo da fotografia. Esta obra explora como a fotografia, outrora vista como um meio de representação fiel da realidade, se reinventa no contexto contemporâneo, onde a interação digital, as redes sociais e a proliferação de dispositivos móveis alteram a experiência estética e corporal do espectador. Através de análises de obras fotográficas contemporâneas e das novas plataformas de exibição digital, a comunicação questiona como a imersão física e o engajamento sensorial do público se desenvolvem num ambiente cada vez mais virtual.
Org.: Mestrado em Design da Imagem (MDI)
SOBRE EVA FRAPICCINI
Eva Frapiccini investiga a perceção do tempo e as formas de partilha para compreender os processos de criação de desequilíbrios sociopolíticos. Numa abordagem interdisciplinar, a artista recorre a fotografia, vídeo e instalações áudio, e colabora frequentemente com designers, artistas performativos e músicos. Obteve o doutoramento na School of Fine Art, History of Art & Cultural Studies da University of Leeds. Desde 2011, tem lecionado na Academia de Belas Artes de Bolonha, Ravena e Palermo; no IED - Instituto Europeu de Design, em Turim; na NABA - Nova Academia de Belas Artes, em Milão; foi professora convidada na UAL - University of Arts of London e tutora no Mestrado em Belas Artes Imaging na Fondazione Fotografia, em Modena. Desde 2022, é professora de Fotografia na Academia de Belas Artes de Brera, em Milão. Os seus projetos foram alvo de exposições individuais no MADRE, Nápoles; Palazzo Ducale, Génova; University of Leeds; Yorkshire Sculpture Park, Wakefield; BOZAR Palais des Beaux Arts, Bruxelas. Frapiccini participou em vários festivais, incluindo o Pavilhão Italiano da Bienal de Arquitectura de Veneza, o Mês da Fotografia, a Bienal de Jovens Artistas em Monza, e exposições colectivas no Castello di Rivoli Museum of Contemporary Art, Nederlands Fotomuseum, Roterdão, FACT, Liverpool, Trienal de Milão, HVB Kunst Palais, Munique, MAXXI Roma, MEP-Maison de la Photographie, Paris, Martin Gropius Bau Museum, Berlim, Casino Luxembourg, Luxemburgo, House of Photography, Moscovo.
As suas obras integram prestigiadas colecções permanentes de instituições de arte como o Castello di Rivoli Museum of Contemporary Art, a Fundação Sandretto Re Rebaudengo e o MAXXI Roma.