Integrada nas comemorações dos 170 Anos do Movimento Associativo dos Industriais Gráficos (1852–2022), a exposição Impressões no quotidiano, artefactos e processos da indústria gráfica evidencia o protagonismo que as artes e indústrias gráficas detêm na atualidade. A exposição reúne artefactos demonstrativos da diversidade e dinamismo desta indústria, através dos produtos gráficos que fazem parte do nosso quotidiano.
Esta indústria — gráfica, de transformação do papel, de embalagens e de comunicação digital — produz bens e serviços que dão resposta a empresas e pessoas, satisfazendo necessidades de informação, comunicação, identificação, segurança, transporte, divulgação, funcionalidade e muitas outras. Utiliza uma multiplicidade de suportes e processos específicos, como o offset, a impressão digital, a serigrafia, o grande formato, a tampografia, a flexografia e outros, conforme o resultado pretendido, assegurando a sustentabilidade económica e ambiental.
Adicionalmente, no Painel do 1.º andar do edifício principal, apresentam-se imagens da Exposição Nacional de Litografia e Rotogravura, integrada nas comemorações dos 25 anos do Grémio Nacional dos Industriais de Litografia e Rotogravura (1941–1966), inaugurada a 30 de julho de 1966, no Pavilhão de Exposições da então Escola Superior de Belas Artes do Porto.
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Exposição Impressões no quotidiano, artefactos e processos da indústria gráfica
Inauguração: sexta-feira, dia 20 de outubro 2023, às 17h00
A exposição fica patente até dia 18 de novembro 2023
Ter. – Sáb. | 14h00 - 18h00
Visita por marcação para grupos: museu@fba.up.pt
Pavilhão de Exposições, FBAUP
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::