PROGRAMA
1ª parte da sessão | 15h00 - 16h00 | Presencial e transmissão por ZOOM
2ª parte da sessão | a partir das 16h00 | Presencial
É necessário inscrição prévia, no limite de 10 estudantes, até às 23:59 do dia 07 de outubro de 2023.
Obs. Apenas os estudantes selecionados receberão confirmação por email.
ROGÉRIO NUNO COSTA
Vou A Tua Casa: performatividade, intimidade e documentalidade
© José Luís Neves
A partir do estudo de temas, conceitos e operações performativas problematizados pela trilogia de performances teatrais em espaços inusitados 'Vou A Tua Casa' (2003-2006), proponho uma sessão de trabalho experimental dividida em duas partes. Na primeira, farei uma exposição teórica do mecanismo-performance na sua relação com a tríade corpo-tempo-espaço, elaborando em torno das noções de representação, participação, coautoria, memória e compromisso, ativadas em diferentes intensidades pelo projeto 'Vou A Tua Casa'. Ao mesmo tempo, serão discutidas certas especificidades relacionais que o projeto sugere, mapeando configurações espaciais, temporais e interrelacionais com graus de privacidade/intimidade distintos, aprofundando com maior detalhe os problemas (técnicos e éticos) colocados à documentação: objetualidade vs. residualidade, realidade vs. ficção, arte vs. vida, etc.; neste enquadramento, será dado um maior enfoque às performances de um-para-um realizadas em espaço público. Como base para uma discussão coletiva pós-exposição, proponho a leitura do texto 'All alone ain’t much fun so you’re looking for the thrill', de Rogério Nuno Costa e Susana Mendes Silva, recentemente publicado no volume 'Artes Performativas e Intimidade' pela Coleção Olhares (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2022).
Na segunda parte, proponho a realização de um exercício duracional de ativação do mecanismo-performance 'Vou A Tua Casa', realizado coletiva e colaborativamente a partir do contexto espacial/relacional onde a masterclass acontece: a sala de aula. Serão exploradas práticas de atenção, suspensão e revelação de situações performativas 'latentes', procurando (ou esperando por) enunciados que brotem da observação e potencial registo de materialidades acidentais e/ou serendípicas. No final, poderemos praticar um dos enunciados performativos propostos pela artista Susana Mendes Silva no seu livro 'Vida e trabalho: Não como antes mas de novo' (Fundação EDP, 2018).
© Luísa Cativo
Rogério Nuno Costa (1978) é performer, encenador, escritor, investigador, pedagogo e curador. Vive e trabalha entre Portugal e a Finlândia, desenvolvendo trabalho para-artístico e documental de natureza híbrida e transdisciplinar. As suas peças exploram e problematizam os campos das artes performativas e da literatura nas suas interseções com a filosofia, a teoria de arte e as ciências sociais e da comunicação. Colabora com vários artistas na condição de dramaturgista e coordenador editorial. (+INFO no site de Rogério Nuno Costa, seu Facebook e Instagram)